skip to Main Content
2022

O ano de 2021 já está acabando. Ou seja, agora é o momento de pensar em novos objetivos, metas, sonhos, resoluções e muito mais para 2022. Quando um ano acaba e o outro começa, tendemos a ficar mais animados, com aquele sentimento de querer mudar e fazer com que as coisas aconteçam de uma maneira diferente.

Se as coisas não deram certo durante 2021, não se culpe. Algumas coisas geralmente fogem do cuidado. Além disso, com 2022, você pode mudar a situação. Pode não ser fácil e até levar um tempinho, o que exige paciência. No final, porém, tudo dá certo.

Com isso, o Blog da Unic separou algumas dicas e te ajuda a pensar em como começar o próximo ano com o pé direito.

Seja feliz

Muitos estudos científicos já comprovaram que existe uma conexão entre o bem-estar físico e psicológico. Além disso, em um estudo realizado em 2012, foi encontrado uma conexão em aspectos psicológicos, como o otimismo e a felicidade, com a vida e a diminuição de risco de doenças cardiovasculares.

Enquanto isso, em um artigo publicado no jornal Applied Psychology: Health and Well-Being, onde foi reunido 150 estudos e referências sobre bem-estar e saúde mental, se constatou que não existem dúvidas de que ser feliz pode realmente influenciar a saúde. Dessa forma, os pesquisadores afirmam que pessoas mais felizes se cuidam mais. Isso influencia no sistema imunológico, nos hormônios, diminui inflamações e aumenta o processo de cicatrização.

Ou seja, foi cientificamente comprovado que a felicidade impacta (e muito) em uma vida melhor. Sendo assim, se você se sente mais feliz se torna mais fácil de se manter bons hábitos, como fazer exercícios, ter uma dieta saudável e dormir as 8 horas recomendadas por dia.

Aproveite com amigos e família

Quando se está cercado de pessoas que lhe faz bem, como a família e amigos, se fica mais feliz. Assim como dito anteriormente, a felicidade tem grande influência (e de maneira direta) na saúde. Ou seja, fique e mantenha por perto pessoas que lhe façam bem. Procure pessoas e situações que tragam energia positivas. Pelo contrário, se afaste de pessoas que te coloquem para baixo.

Faça o que você ama

Fazer o que ama é encontrar e conciliar o que você se interessa e o que lhe motiva. Sendo assim, quando se está em um ambiente em que se gosta faz com que as coisas fiquem melhores. Dessa forma, para 2022, olhe bem para o que você quer seguir profissionalmente.

Contudo, não se decepcione caso alguma coisa não saia conforme o planejado. A vida profissional nunca será perfeita. Entenda que durante a sua trajetória haverão desafios, falhas de comunicação, vontade de desistir, frustrações… Porém, veja esses “tropeços” como uma forma de amadurecimento, a fim de que você se torne uma pessoa ainda mais capacitada para lidar com as adversidades no trabalho.

Não se estresse

Tem muitas pessoas que se preocupam demais com muita coisa. Ou seja, ficam inquietas e acabam depositando tempo e energia nos lugares errados. No entanto, isso não é nada saudável. Afinal, o estresse pode desgastar e deixar uma pessoa doente, tanto mental quanto fisicamente.

Quando se tem uma vida cheia de estresse, o corpo acaba demonstrando em si mesmo esses sinais. Dessa forma, as pessoas desenvolvem acne, dores de cabeça constantes, dores crônicas, alergias e problemas de pele, ficar doente ou gripado de maneira frequente, queda de cabelo, entre outras. Também pode reduzir a libido, diminuir a energia e até fazer com que a pessoa desenvolva insônia.

O estresse está realmente presente na rotina e é muito difícil de evitá-lo completamente. Contudo, existem algumas ações para que seja possível o administrá-lo. Dessa forma, busque uma alimentação saudável, faça exercícios físicos, comece uma terapia, tente rir mais, enxergue as coisas boas na rotina ou até pratique meditação. Ache algo que consiga trazer um ponto de equilíbrio para a sua vida e torne 2022 como um ponto inicial de algo novo (e saudável).

Aposte em exercícios

De acordo com pesquisas, o sedentarismo é uma das maiores causas de mortes e problema de saúde na população brasileira. Ou seja, começar uma rotina de exercícios é uma das promessas mais feitas no início do ano. Que tal tornar realidade em 2022? As atividades físicas fazem bem tanto fisicamente, quando mentalmente. Ou seja, conta com inúmeros benefícios para quem a pratica.

Para ter uma maior qualidade de vida não é preciso ficar horas e horas dentro de uma academia. É possível ir começando aos poucos. Desde o início já é possível ver como uma vida ativa impacta na vida. Afinal, durante a prática, o corpo libera algumas substâncias químicas, como a dopamina e a serotonina, que promovem a sensação de prazer e bem-estar. Além disso, serve como uma ótima forma de fazer novas amizades.

Além de prevenir doenças e controlar a pressão arterial, uma rotina constante de exercícios físicos faz com que se melhore a qualidade do sono. Ou seja, ajuda a reduzir a insônia e libera a endorfina, o que aumenta a energia e disposição. Além disso, diminui o peso corporal, pois a atividade física é boa para a perda da gordura corporal, reduz o excesso de peso e previne a obesidadediabetes.

Coma bem

Comer bem não significa se alimentar com doces, chocolates, frituras e tudo mais. Apesar de ser gostoso, comer apenas isso pode fazer mal à saúde. Ou seja, procure se alimentar de maneira saudável. Uma alimentação saudável faz com que o corpo funcione melhor, além de interferir de maneira direta no bem-estar mental e físico.

Assim, segundo estudos, frutas e vegetais têm nutrientes importantes para a produção da dopamina, fazendo com que haja uma melhora no humor e na memória. Sendo assim, para 2022 procure comer bem. Uma boa aposta é na dieta mediterrânea, que traz um dos melhores do mundo.

Tenha uma vida leve!

Como dito anteriormente, nem tudo sempre vai dar certo. Não se culpe por isso. Às vezes os planos não saem conforme o planejado. Afinal, tudo tem um motivo – muitas vezes melhor do que você pode imaginar. O importante, no final de tudo, é você acreditar que é capaz do que quiser.

Dessa forma, não se estresse ou fique se preocupando caso alguma coisa saia fora do planejado. Essas coisas acontecem. O importante é aproveitar a vida. Veja sempre o lado positivo de todas as coisas. Assim será possível ter uma vida cada vez mais leve.

This Post Has One Comment

  1. […] Também conhecido por estafa mental, o cansaço mental tem grande impacto na capacidade de pensar, resolver problemas ou até mesmo no processamento de coisas básicas, como as próprias emoções. Isso pode acontecer quando o cérebro recebe muitos estímulos, enquanto você precisa se concentrar em uma tarefa mentalmente difícil por muito tempo ou até mesmo sob estresse. Assim, às vezes pode ser semelhante com a dificuldade de se concentrar, um vazio ou até mesmo com a sensação de desesperança. […]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.