Skip to content
PARE AGORA! Veja o que você está fazendo de errado para não emagrecer

A gordura da barriga é mais do que um incômodo que faz suas roupas parecerem apertadas. Assim, sendo muito prejudicial. Em suma, um tipo de gordura da barriga – conhecida como gordura visceral – é um importante fator de risco para diabetes tipo 2, doenças cardíacas e outras condições. Além disso, te prejudica a emagrecer.

Como resultado, muitas organizações de saúde usam o índice de massa corporal (IMC) para classificar o peso e prever o risco de doenças metabólicas. No entanto, isso é enganoso, pois as pessoas com excesso de gordura abdominal correm um risco maior, mesmo que pareçam magras.

Embora possa ser difícil perder gordura nessa área, há várias coisas que você pode fazer para reduzir o excesso de gordura abdominal. Assim, aqui, no Blog da Unic, estão dicas eficazes para perder gordura da barriga, apoiadas por estudos científicos, para te fazer emagrecer.

Veja mais:

Coma muita fibra solúvel para emagrecer

Em resumo, a fibra solúvel absorve água e forma um gel que ajuda a desacelerar os alimentos à medida que eles passam pelo sistema digestivo.

“Estudos mostram que esse tipo de fibra promove a perda de peso. Assim, ajudando você a se sentir satisfeito, de modo que você come menos naturalmente. Também pode diminuir o número de calorias que seu corpo absorve dos alimentos. Além do mais, a fibra solúvel pode ajudar a combater a gordura da barriga. A priori, um estudo observacional em mais de 1.100 adultos descobriu que para cada aumento de 10 gramas na ingestão de fibra solúvel, o ganho de gordura da barriga diminuiu 3,7% em um período de 5 anos”, afirma a nutricionista Camila Rodrigues.

Faça um esforço para consumir alimentos ricos em fibras todos os dias. Bem como, excelentes fontes de fibra solúvel incluem:

  • sementes de linhaça
  • macarrão shirataki
  • Couve de bruxelas
  • abacates
  • leguminosas
  • Amora silvestre

A fibra solúvel pode ajudá-lo a perder peso, aumentando a saciedade e reduzindo a absorção de calorias. Tente incluir muitos alimentos ricos em fibras em sua dieta para perder peso.

Se afaste de alimentos com gorduras trans

As gorduras trans são criadas pelo bombeamento de hidrogênio em gorduras insaturadas, como o óleo de soja. Em suma, são encontrados em algumas margarinas e pastas e também frequentemente adicionados a alimentos embalados, mas muitos produtores de alimentos pararam de usá-los.

“Essas gorduras foram associadas a inflamação, doença cardíaca, resistência à insulina e ganho de gordura abdominal em estudos observacionais e com animais. Assim, um estudo de 6 anos descobriu que macacos que comeram uma dieta rica em gordura trans ganharam 33% mais gordura abdominal do que aqueles que comem uma dieta rica em gordura monoinsaturada. Assim, para ajudar a reduzir a gordura da barriga e proteger sua saúde, leia os rótulos dos ingredientes com atenção. Além disso, fique longe de produtos que contenham gorduras trans. Em suma, muitas vezes, são listadas como gorduras parcialmente hidrogenadas”, explica Camila.

Assim, alguns estudos relacionaram uma alta ingestão de gordura trans ao aumento do ganho de gordura da barriga. Independentemente de você estar tentando perder peso, limitar a ingestão de gordura trans é uma boa ideia.

O álcool prejudica o emagrecimento?

“O álcool pode ter benefícios para a saúde em pequenas quantidades. Mas é seriamente prejudicial se você beber demais. A pesquisa sugere que muito álcool também pode fazer você ganhar gordura da barriga. Estudos observacionais vinculam o consumo excessivo de álcool a um risco significativamente aumentado de desenvolver obesidade central. Assim, isto é, armazenamento em excesso de gordura ao redor da cintura”, argumentou.

“Cortar o álcool pode ajudar a reduzir o tamanho da cintura. Em resumo, você não precisa desistir de tudo, mas limitar a quantidade que você bebe em um único dia pode ajudar. Dessa maneira, um estudo sobre o uso de álcool envolveu mais de 2.000 pessoas. Então, os resultados mostraram que aqueles que bebiam álcool diariamente. Mas com uma média de menos de uma bebida por dia, tinham menos gordura na barriga do que aqueles que bebiam com menos frequência. Contudo, consumiam mais álcool nos dias em que bebiam”, complementou.

A ingestão excessiva de álcool foi associada ao aumento da gordura abdominal. Se você precisa reduzir sua cintura, considere beber álcool com moderação ou abster-se completamente.

Veja mais:

Por que proteínas ajudam no emagrecimento?

A proteína é um nutriente extremamente importante para o controle do peso. A alta ingestão de proteínas aumenta a liberação do hormônio da saciedade PYY, que diminui o apetite e promove a saciedade. A proteína também aumenta sua taxa metabólica e ajuda a reter a massa muscular durante a perda de peso.

“Muitos estudos observacionais mostram que as pessoas que comem mais proteínas tendem a ter menos gordura abdominal do que aquelas que comem uma dieta pobre em proteínas”, explicou a nutri.

Certifique-se de incluir uma boa fonte de proteína em todas as refeições, como:

  • peixes
  • ovos
  • laticínios
  • proteína de soro
  • feijões
  • Carnes vermelhas

Alimentos ricos em proteínas, como peixe, carne magra e feijão, são ideais se você está tentando perder alguns quilos extras na cintura.

Entenda porque o estresse não deixa você emagrecer

O estresse pode fazer com que você ganhe gordura abdominal ao estimular as glândulas supra-renais a produzirem cortisol, também conhecido como hormônio do estresse.

“A pesquisa mostra que níveis elevados de cortisol aumentam o apetite e impulsionam o armazenamento de gordura abdominal. Além do mais, as mulheres que já têm cintura grande tendem a produzir mais cortisol em resposta ao estresse. O aumento do cortisol aumenta ainda mais o ganho de gordura no meio”, concluiu.

Para ajudar a reduzir a gordura da barriga, participe de atividades prazerosas que aliviem o estresse. Praticar ioga, exercícios físicos ou meditação podem ser métodos eficazes.

O estresse pode promover o ganho de gordura ao redor da cintura. Minimizar o estresse deve ser uma de suas prioridades se você está tentando perder peso.

Foto Destaque: Divulgação/Getty Images

This Post Has One Comment

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *