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Dicas para tratar disfunção erétil

A disfunção erétil (DE) ocorre quando alguém que tem um pênis não pode ter ou manter uma ereção. Em suma, a condição afeta ao redor 45% dos homens no Brasil e é mais comum em pessoas que:

  • são mais velhos
  • tem problemas de saúde como diabetes ou pressão alta
  • tiveram uma lesão na medula espinhal, pênis ou pelve
  • tomar medicamentos como antidepressivos ou medicamentos para pressão arterial
  • tem ansiedade ou estresse
  • estão acima do peso
  • fumaça

Em resumo, o tratamento para DE depende de sua causa. Assim, pode incluir certos medicamentos prescritos, um dispositivo a vácuo ou até mesmo cirurgia. Mas mudanças no estilo de vida e outros tratamentos naturais também podem ajudar a melhorar a DE.

Quais são alguns remédios naturais para o tratamento da disfunção erétil?

Em suma, existem muitos tratamentos naturais para a DE. Dessa maneira, variam de mudanças no estilo de vida, como modificar sua dieta e exercícios, até obter saúde mental ou aconselhamento de relacionamento.

Como resultado, é melhor conversar com seu médico antes de tentar um novo tratamento por conta própria. Bem como podem ajudar a identificar a causa de sua DE. Além disso, recomendar opções de tratamento eficazes para a DE, sejam convencionais, naturais ou uma combinação.

Dieta pode melhorar a disfunção erétil 

Comer uma dieta balanceada pode ajudar a manter a função sexual e diminuir o risco de disfunção erétil.

“Os homens que seguiram mais estritamente uma dieta mediterrânea ou dieta do Índice de Alimentação Saudável Alternativa 2010 tiveram uma chance menor de desenvolver DE. Assim, em particular, eles consumiram menos carne vermelha ou processada e comeram principalmente: frutas, legumes, leguminosas, nozes e peixe. Assim, pesquisas de 2017 também descobriram que comer mais frutas, vegetais e flavonóides (compostos encontrados em produtos hortifrutigranjeiros, café e outros alimentos) reduziu o risco de disfunção erétil em homens de 18 a 40 anos”, afirmou o urologista Marcelo Fernandes. 

Esses alimentos são importantes para sua saúde geral, portanto, ajudar a manter ou melhorar sua função sexual também é uma vantagem para todos.

Exercícios físicos 

A pesquisa indica que a atividade física pode ajudar a proteger e melhorar a DE. Pode ser particularmente eficaz se sua DE for causada por obesidade, inatividade ou doença cardiovascular , entre outras condições.

“Uma revisão de pesquisa de 2018, descobriram que exercícios aeróbicos moderados a intensos por 40 minutos por dia, quatro vezes por semana durante 6 meses, ajudaram a reduzir a DE. Isso inclui exercícios como: correndo, breve passeio, ciclismo, natação e esquiar”, disse.

A atividade física ajuda a melhorar a saúde dos vasos sanguíneos, diminuir o estresse e aumentar os níveis de testosterona, o que pode ajudar na disfunção erétil.

Dormir melhor

É importante para sua saúde geral dormir o suficiente todas as noites. Dormir regularmente também pode melhorar sua DE.

“Um estudo de 2017 descobriu que os homens que trabalham em turnos noturnos que relataram pior qualidade do sono estavam em maior risco de disfunção erétil. Outro também indicou que pessoas com distúrbios do sono tinham maior risco de desenvolver DE. Por fim, associou a apneia obstrutiva do sono a um aumento da chance de disfunção erétil”, disse o urologista.

Não dormir o suficiente pode diminuir seus níveis de testosterona , o que pode contribuir para a DE. A falta de sono sustentada também está associada a condições relacionadas à disfunção erétil, como diabetes e hipertensão.

Perda de peso pode melhorar a disfunção erétil

“Seu peso pode ser outro fator na DE. De acordo com uma revisão de pesquisa de 2020 , a DE foi significativamente mais comum em homens com sobrepeso, obesidade ou circunferências da cintura maiores. Um pequeno estudo de 2014 indicou que a cirurgia de redução do estômago melhorou a saúde dos vasos sanguíneos e a DE entre homens extremamente obesos. Uma revisão de pesquisa de 2017 também encontrou uma melhora na DE após a cirurgia bariátrica (perda de peso)’, dissertou.

Se o seu peso está contribuindo para a sua DE, exercícios e uma dieta balanceada podem ajudá-lo a perder peso e melhorar sua DE.

Psicoterapia também pode ser um aliado

Em alguns casos, a disfunção erétil resulta de uma combinação de problemas físicos e psicológicos. Isso pode incluir medo do fracasso, crenças religiosas e trauma sexual, entre outros. Por sua vez, a disfunção erétil pode levar a problemas adicionais de saúde mental, incluindo sofrimento emocional e baixa autoestima, que podem piorar ainda mais a disfunção erétil. A terapia pode ajudar a resolver esses problemas para melhorar a DE.

“De acordo com uma revisão de pesquisa de 2021, as intervenções psicológicas como a terapia cognitivo-comportamental foram especialmente eficazes quando combinadas com medicamentos para DE. As intervenções de saúde mental também podem ser eficazes por si mesmas, mas são necessárias mais pesquisas. Um pequeno estudo de 2018 envolvendo 4 semanas de terapia de grupo com foco na atenção plena indicou que esse tipo de terapia pode ser útil para melhorar a DE e a satisfação sexual também. Mais pesquisas devem ser feitas para determinar os tipos mais eficazes de psicoterapia para DE”, argumentou.

Terapia sexual ou aconselhamento de casais

Por volta de 10 a 25% dos homens com disfunção erétil não têm fatores de risco conhecidos. Essa condição, conhecida como disfunção erétil não orgânica, pode ser causada por problemas de saúde mental, como depressão ou ansiedade ao fazer sexo.

“Um pequeno estudo de 2020 descobriu que a terapia sexual cognitivo-comportamental (TCCB). Ademais, a medicação foram eficazes por si mesmas na redução da disfunção erétil não orgânica. Além disso, o CBST foi mais eficaz na redução da ansiedade entre os participantes do estudo. Também pode ser útil consultar seu parceiro para ajudá-lo a entender sua condição e discutir maneiras de apoiá-lo. Por outro lado, outro, rotulado ED como um problema de saúde compartilhado para parceiros sexuais e recomendado que os casais se envolvam em educação, aconselhamento e terapia juntos”, disse Marcelo.

Disfunção erétil pode estar ligado ao estresse

Problemas de saúde mental, como estresse e ansiedade, costumam estar relacionados à DE.

“Descobriram que o estresse foi um dos principais preditores de disfunção erétil, com ansiedade e depressão também associadas à condição. O estudo sugeriu que o estresse crônico pode afetar a testosterona ou causar privação de sono, o que pode contribuir para a DE. Ainda assim, outra pesquisa indica que o efeito do estresse na DE ainda não está claro. Um estudo de 2020 não encontrou associação entre estresse e DE. Outro pequeno estudo de 2014Fonte confiável descobriram que um programa de gerenciamento de estresse de 8 semanas junto com a medicação para disfunção erétil foi igualmente eficaz para melhorar a disfunção erétil, em comparação com a medicação isolada”, argumentou.

Até que se compreenda mais sobre o estresse e a disfunção erétil, ainda é benéfico reduzir o estresse em sua vida cotidiana para melhorar sua saúde geral.

Foto Destaque: Divulgação / Getty Images

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