Skip to content

Você conhece a única fruta curva, amarela, com casca grossa e polpa macia? Sim, aquele popularmente associado aos macacos. Banana, botanicamente referida como Musa acuminata mas chamada de ayaba, unere, ọgẹdẹ e mboro , em Hausa, Igbo, Yoruba e Efik/Ibibio respectivamente.

Esta fruta não só está prontamente disponível nos mercados abertos, supermercados, barracas de frutas e fazendas da Nigéria, mas também traz muitos benefícios à saúde.

A banana contém elementos e vitaminas necessários para uma alimentação equilibrada. Vitamina B6, vitamina C, manganês, potássio, carboidratos, magnésio, cálcio são alguns exemplos destes. Isso a torna uma fruta obrigatória nesta era de Covid-19 para ajudar a construir o sistema imunológico do corpo e prevenir infecções.

Sabe-se que as bananas têm um alto teor calórico de cerca de 100kcal. Isso fornece energia para o corpo e evita alimentação frequente e pouco saudável; prevenindo ganho excessivo de peso, obesidade e doenças associadas no processo.

Além de prevenir a obesidade, o seu alto teor de potássio e baixo teor de sódio reduz a pressão arterial e, portanto, protege os corações e os vasos sanguíneos de doenças cardiovasculares, chamadas de “assassinas silenciosas”.

O alto teor de fibras da banana desempenha um papel importante na saúde digestiva do consumidor. As fibras tornam o movimento intestinal regular e macio ao absorver água. A passagem de fezes duras é evitada e condições como prisão de ventre e obstrução intestinal.

Finalmente, os efeitos antioxidantes das frutas não podem ser subestimados. Isto está principalmente associado ao seu conteúdo de galocatequina e vitaminas. Os antioxidantes são “eliminadores de radicais livres” . Eles reduzem os danos às células e ao DNA, prevenindo doenças como diabetes, problemas cardíacos e até câncer.

Acredito que não é apenas “uma maçã por dia” que mantém o médico afastado; banana faz o mesmo. É recomendado para pessoas de todas as idades e pode ser tomado a qualquer hora do dia.