Entenda como o seu corpo indica uuma possível intolerância à lactose
Vamos imaginar por um momento que você saiu para comer hambúrgueres e cerveja (ou nachos e margs, se você for como eu) com amigos e se divertiu muito. Você chega em casa para relaxar e, algumas horas depois, seu estômago parece totalmente desequilibrado. Não é necessariamente uma sensação do tipo “correr para o banheiro”, mas mais como uma sensação de inchaço e arroto na parte superior do abdômen e no peito.
É provável que você esteja lidando com um caso de indigestão – que é apenas outra palavra para dor de estômago. Geralmente vem com sintomas como plenitude intensa ou dor na parte superior do abdômen, sensação de queimação no estômago, inchaço, arrotos, náusea, gases ou diarréia, de acordo com a Johns Hopkins Medicine.
Embora a indigestão ocasional geralmente não seja motivo de preocupação, pode ser bastante desconfortável. Há algo que você possa fazer para resolver o problema o mais rápido possível? Felizmente, você tem algumas opções diferentes, incluindo remédios caseiros que você já pode ter na despensa.
Aqui está uma olhada nos melhores remédios naturais para indigestão, além do que fazer se você estiver tendo indigestão regularmente.
Ruivo
Uma erva frequentemente usada para indigestão , o gengibre é uma raiz picante que demonstrou reduzir náuseas, cólicas, dores abdominais, inchaço e gases, de acordo com uma revisão de janeiro de 2019 na Food Science & Nutrition 1 . Isso ocorre porque o gengibre contém compostos que relaxam os músculos do trato gastrointestinal, o que pode ajudar a escapar dos gases presos e acelerar a digestão, diz Wendi LeBrett, MD , gastroenterologista de Los Angeles, Califórnia.
Você pode colher esses benefícios com chá de gengibre, seja ensacado – como Yogi Ginger Tea – ou chá DIY feito mergulhando raiz de gengibre fresco fatiado em água quente. Experimente beber ao acordar para aliviar a indigestão matinal ou à noite, antes de ir para a cama.
Hortelã-pimenta
Assim como o gengibre, “a hortelã-pimenta também contém compostos conhecidos por acalmar e relaxar o trato gastrointestinal”, diz o Dr. Ou seja, é um ótimo chá de ervas para indigestão . Na verdade, uma revisão de janeiro de 2019 na BMC Complementary Medicine and Therapies 2 concluiu que a erva refrescante é altamente eficaz na redução do inchaço e da dor abdominal.
Você pode fazer seu próprio chá de hortelã-pimenta mergulhando folhas de hortelã fresca em água quente ou misturas pré-ensacadas, como chá de hortelã-pimenta com medicamentos tradicionais . Se não estiver com vontade de tomar uma bebida quente, você também pode tentar tomar cápsulas de óleo de hortelã-pimenta. LeBrett é fã das cápsulas de hortelã -pimenta IBGard . “Você também pode tomá-los antes das refeições como preventivo”, acrescenta ela.
Respiração diafragmática
Isso pode parecer surpreendente, mas fazer algo tão simples como respirar longa e profundamente pela barriga pode ajudar a acalmar o estômago azedo. A respiração diafragmática é uma ótima opção para experimentar antes de dormir, se você quiser se livrar da indigestão à noite. (Pontos de bônus se você tentar deitado em uma posição ideal para dormir para azia , como com a cabeça elevada.)
“Encher os pulmões e o abdômen com ar exerce uma leve pressão no trato gastrointestinal, o que pode ajudar a movimentar as coisas e liberar gases presos”, diz o Dr.
Aqui estão alguns passos para a respiração diafragmática, se você quiser experimentar, de acordo com a Cleveland Clinic :
- Comece deitado de bruços com os joelhos dobrados.
- Coloque uma mão na parte superior do tórax e a outra abaixo da caixa torácica, para que você possa sentir a respiração entrando e saindo.
- Inspire lentamente pelo nariz contando várias vezes, permitindo que o diafragma se encha de ar. A mão em sua barriga deve subir.
- Contraia os músculos do estômago para forçar a saída do ar do diafragma. Você deverá ver a mão em sua barriga começar a cair. (Esse movimento também pode servir quase como uma massagem interna para azia e refluxo ácido.)
- Repita por cinco a dez minutos.
Andando
Se os seus sintomas começarem após uma grande refeição, sair para passear pode ajudar. “Caminhar depois de comer ajuda a acelerar a digestão”, diz o Dr. LeBrett. Isso não apenas ajudará a acalmar o estômago, mas também pode ajudar a evitar a azia, de acordo com um estudo de 2017 na Digestão 3 .
Experimente caminhar pelo seu quarteirão depois do jantar ou subir na esteira por 20 minutos para ajudar a melhorar rapidamente a indigestão.
Bicarbonato de sódio
O mesmo ingrediente que você adiciona para fazer crescer seus biscoitos ou pão de banana também pode ajudar com a sensação de azia que geralmente acompanha a indigestão. Experimente adicionar 1/2 colher de chá a um copo de água potável e repita a cada duas horas conforme necessário, de acordo com a Clínica Mayo . Semelhante a um antiácido de venda livre (OTC), beber água com bicarbonato de sódio pode neutralizar o ácido no estômago para ajudar a reduzir o refluxo.
Mais: a hidratação e a digestão andam de mãos dadas, portanto, beber água com frequência também provavelmente ajudará os gases e as fezes a se moverem mais rapidamente, de acordo com a Clínica Mayo .
Chupetas estomacais OTC
Se os auxiliares digestivos naturais (como a hortelã-pimenta) realmente não funcionam para você, os antiácidos OTC são ótimos para a indigestão, pois são rápidos e eficazes na redução dos sintomas, de acordo com a Cleveland Clinic .
Alguns dos melhores medicamentos para indigestão e inchaço são coisas como TUMS ou Rolaids, pois neutralizam o ácido do estômago. Inibidores da bomba de prótons (como omeprazol) e bloqueadores H2 (como Pepcid AC) também podem ajudar a reduzir os sintomas de indigestão, como azia e queimação no estômago, de acordo com a Food and Drug Administration dos EUA .
E se você está lidando com dores, cólicas e problemas gastrointestinais inferiores , como diarréia, Pepto Bismol pode ser uma opção melhor, porque contém compostos antiinflamatórios que visam combater esses sintomas, de acordo com a Biblioteca Nacional de Medicina .
Farmacêutico
Licenciado em Farmácia pela Universidade Paulista – UNIP – 2018
Profissional com 14 anos de Experiência em Farmácia de Manipulação,
após formação atuante como Responsável Técnico, com Inscrição no Conselho Regional de Farmácia N.89527