Skip to content

Se você me perguntasse, o café está no topo da lista dos melhores presentes que a natureza tem a oferecer. Do aroma quente e sabor vigoroso ao zumbido energético que você sente gole após gole revigorante, todas as variações de café são 10 perfeitas no meu livro. Dito isto, se você perguntasse a um profissional médico de verdade se 

O café é a forma superior de cafeína , ele poderia ter outras ideias que poderiam estourar minha bolha… ou, inversamente, talvez até mesmo se juntar a mim em meu fandom de café “cavalgue ou morra”. .

Para ver se o café reina supremo como a forma mais saudável de ingerir cafeína, consultei Kaustubh Dabhadkar, MD , um cardiologista preventivo baseado em Charlotte, Carolina do Norte.

Os benefícios exclusivos do café para a saúde

A cafeína é apenas um dos múltiplos compostos encontrados naturalmente no café, conferindo suas propriedades benéficas que afetam quase todos os sistemas orgânicos. No entanto, o Dr. Dabhadkar diz que os benefícios do café relacionados à saúde do cérebro e à cognição são os mais comprovados e bem estudados – não apenas devido ao seu teor de cafeína, mas também aos seus antioxidantes, como o ácido clorogênico . Um estudo de 2023 publicado na revista Frontiers in Behavioral Neuroscience investigou os efeitos do consumo de café versus água com cafeína em 47 adultos saudáveis. Embora os participantes de ambos os grupos tenham experimentado uma maior prontidão a partir de um estado de repouso para a realização de tarefas, apenas o grupo do café apresentou maior conectividade em redes ligadas à memória de trabalho, ao controle cognitivo e ao comportamento direcionado a objetivos. “Além da cafeína, os compostos adicionais do café ajudam a preparar o cérebro para a atividade”, diz o Dr.

O café também recebe luz verde nas frentes cardiovascular e metabólica. A cafeína “pode aumentar o fluxo sanguíneo para o coração, reduzir a produção de gordura e reduzir os efeitos adversos do açúcar no corpo”, explica o Dr. Dabhadkar. Além disso, um grande estudo de 2022 publicado no European Journal of Preventive Cardiology descobriu que quem bebe café moído e instantâneo (incluindo descafeinado), nomeadamente duas a três chávenas por dia, apresenta reduções significativas nas doenças cardiovasculares e na mortalidade do que aqueles que se abstêm de café.

“A cafeína pode aumentar o fluxo sanguíneo para o coração, reduzir a produção de gordura e reduzir os efeitos adversos do açúcar no corpo. Mas os compostos adicionais do café também ajudam a preparar o cérebro para a atividade.” —Kaustubh Dabhadkar, MD, cardiologista preventivo

Se você deseja que o café funcione como uma espécie de elixir mágico, o Dr. Dabhadkar oferece algumas orientações. “Os benefícios do café podem ser percebidos mesmo com uma a duas xícaras de café consumidas gradativamente todos os dias”, conta. Ele também alerta que você pode correr o risco de ter problemas de ritmo cardíaco se beber seu café – sem mencionar alguns problemas digestivos – então, devagar e com firmeza, vence a corrida da cafeína .

O consumo excessivo de cafeína (mais de 1,2 gramas , mas talvez menor com base na sua tolerância à cafeína e no seu estado de saúde) também é proibido. “É importante ouvir o seu corpo”, enfatiza o cardiologista. “Se o café causar uma percepção anormal dos batimentos cardíacos, considere desacelerar ou reduzir a ingestão de café.”

Claro, você também vai querer voltar atrás se o café provocar ansiedade, nervosismo, desconforto digestivo ou outros problemas de saúde.

Então… O café é a forma ideal de cafeinar?

Considerando tudo isso, o Dr. Dabhadkar elogia o café por seus amplos benefícios para a saúde do coração, cognição, bem-estar geral e longevidade. (E isso não é apenas porque ele próprio se declara um “coffeeholic”.) “Sabemos por estudos anteriores que o descafeinado compartilha alguns dos benefícios do café para a saúde, então, no geral, o café é benéfico mesmo sem a [quantidade total de] cafeína, ”ele compartilha. “Portanto, o café pode ser a forma ideal de ser cafeinado.”

Dito isto, não podemos ignorar o chá verde, outra bebida poderosa rica em antioxidantes para a saúde cardiovascular , longevidade e muito mais (incluindo propriedades anticancerígenas ). Ele também pode melhorar a cognição e a saúde do cérebro, em parte graças ao alto teor de flavonóides e à capacidade antiinflamatória. O chá verde tem significativamente menos cafeína do que o café (cerca de 28 miligramas por 8 onças, contra 96 ​​miligramas do café coado). Só por isso, pode muito bem ser a forma preferida de outra pessoa para se animar sem perturbar muito o seu sistema… ou se simplesmente preferir o sabor suave e terroso do chá verde.

Num estudo do Reino Unido com quase meio milhão de participantes adultos, aqueles que bebiam uma ou duas chávenas de café e duas a quatro chávenas de chá verde como parte do seu estilo de vida diário tinham um risco de mortalidade 22% menor.

Na verdade, não há necessidade real de destacar um ou outro como a bebida com cafeína completa. Ambos têm vastos corpos de pesquisa que respaldam suas longas listas de benefícios à saúde e também são aprovados nas Zonas Azuis para longevidade.

Melhor ainda, eles brincam *muito* bem juntos como parte de uma linha completa de bebidas e de uma dieta saudável em geral: em um estudo no Reino Unido com quase meio milhão de participantes adultos, aqueles que beberam uma ou duas xícaras de café mais duas para quatro xícaras de chá verde como parte de seu estilo de vida diário tiveram um risco de mortalidade 22% menor. Com essas probabilidades, o emparelhamento certamente funciona para mim.