Skip to content
O que é colágeno e cinco benefícios para você

O colágeno é a proteína mais abundante em seu corpo e pode ter benefícios. É o principal componente dos tecidos conjuntivos que constituem várias partes do corpo, incluindo tendões, ligamentos, pele e músculos. Além disso, tem muitas funções importantes, incluindo fornecer estrutura à pele e fortalecer os ossos.

Nos últimos anos, os suplementos de colágeno se tornaram populares. A maioria é hidrolisada, o que significa que o colágeno foi quebrado, facilitando sua absorção. Existem também vários alimentos que você pode comer para aumentar a ingestão de colágeno, incluindo pele de porco e caldo de ossos.

O consumo de colágeno pode ter uma variedade de benefícios à saúde, desde o alívio da dor nas articulações até a melhoria da saúde da pele. Este artigo discutirá 6 benefícios de saúde comprovados pela ciência de tomar colágeno.

Pode melhorar a saúde da pele

O colágeno é o principal componente da pele. Desempenha um papel no fortalecimento da pele, além de poder beneficiar a elasticidade e a hidratação. Conforme você envelhece, seu corpo produz menos colágeno, resultando em pele seca e formação de rugas.

No entanto, vários estudos mostraram que os peptídeos de colágeno ou suplementos contendo colágeno podem ajudar a retardar o envelhecimento da pele, reduzindo as rugas e ressecamento.

“Em um estudo, as mulheres que tomaram um suplemento contendo 2,5–5 gramas de colágeno por 8 semanas experimentaram menos ressecamento da pele e um aumento significativo na elasticidade da pele em comparação com aquelas que não tomaram o suplemento. Outro estudo descobriu que mulheres que beberam uma bebida misturada com um suplemento de colágeno diariamente por 12 semanas experimentaram um aumento na hidratação da pele e uma redução significativa na profundidade das rugas em comparação com um grupo de controle”, afirmou Flávio Oliveira, médico nutrólogo.

Os efeitos redutores de rugas dos suplementos de colágeno foram atribuídos à sua capacidade de estimular o corpo a produzir colágeno por conta própria. Além disso, tomar suplementos de colágeno pode promover a produção de outras proteínas que ajudam a estruturar sua pele, incluindo elastina e fibrilina. Existem também muitas alegações anedóticas de que os suplementos de colágeno ajudam a prevenir a acne e outras doenças da pele, mas não são sustentadas por evidências científicas.

Tomar suplementos que contenham colágeno pode ajudar a retardar o envelhecimento da pele. No entanto, evidências mais fortes são necessárias a partir de estudos que examinam os efeitos do colágeno por conta própria.

Colágeno ajuda a aliviar a dor nas articulações

O colágeno ajuda a manter a integridade da cartilagem, que é o tecido semelhante à borracha que protege as articulações.

À medida que a quantidade de colágeno em seu corpo diminui à medida que você envelhece, o risco de desenvolver doenças articulares degenerativas, como osteoartrite, aumenta.

“Alguns estudos demonstraram que tomar suplementos de colágeno pode ajudar a melhorar os sintomas da osteoartrite e reduzir a dor nas articulações em geral. Em um estudo, 73 atletas que consumiram 10 gramas de colágeno por dia durante 24 semanas experimentaram uma diminuição significativa na dor nas articulações ao caminhar e em repouso, em comparação com um grupo que não o tomou. Em outro estudo, os adultos ingeriram 2 gramas de colágeno diariamente por 70 dias”, disse.

“Aqueles que tomaram colágeno tiveram uma redução significativa na dor nas articulações e foram mais capazes de se envolver em atividades físicas do que aqueles que não o tomaram. Os pesquisadores teorizaram que o colágeno suplementar pode se acumular na cartilagem e estimular os tecidos a produzir colágeno. Eles sugeriram que isso pode levar a uma menor inflamação, melhor suporte das articulações e redução da dor. Se você quiser tentar tomar um suplemento de colágeno por seus potenciais efeitos no alívio da dor, os estudos sugerem que você deve começar com uma dosagem diária de 8-12 gramas’, complementou.

Foi demonstrado que tomar suplementos de colágeno reduz a inflamação e estimula a síntese de colágeno no corpo. Isso pode ajudar a promover o alívio da dor entre pessoas com doenças articulares, como osteoartrite.

Colágeno pode prevenir a perda óssea

Seus ossos são feitos principalmente de colágeno, o que lhes dá estrutura e ajuda a mantê-los fortes. Assim como o colágeno em seu corpo se deteriora com a idade, o mesmo ocorre com a massa óssea. Isso pode levar a condições como a osteoporose, que é caracterizada por baixa densidade óssea e ligada a um maior risco de fraturas ósseas.

“Estudos demonstraram que tomar suplementos de colágeno pode ter certos efeitos no corpo que ajudam a inibir a quebra óssea que leva à osteoporose. Em um estudo, as mulheres tomaram um suplemento de cálcio combinado com 5 gramas de colágeno ou um suplemento de cálcio e nenhum colágeno diariamente por 12 meses. Ao final do estudo, as mulheres que tomaram o suplemento de cálcio e colágeno tiveram níveis sanguíneos significativamente mais baixos de proteínas que promovem a degradação óssea do que aquelas que tomaram apenas o cálcio”, argumentou.

“Outro estudo encontrou resultados semelhantes em 66 mulheres que tomaram 5 gramas de colágeno diariamente durante 12 meses. As mulheres que tomaram o colágeno mostraram um aumento de até 7% em sua densidade mineral óssea (DMO), em comparação com as mulheres que não consumiram colágeno. A DMO é uma medida da densidade dos minerais, como o cálcio, nos ossos. A baixa DMO está associada a ossos fracos e ao desenvolvimento de osteoporose. Esses resultados são promissores, mas mais estudos em humanos são necessários antes que o papel dos suplementos de colágeno na saúde óssea possa ser confirmado”, complementou.

O consumo de suplementos de colágeno pode ajudar a reduzir o risco de doenças ósseas, como a osteoporose. Eles têm o potencial de ajudar a aumentar a DMO e reduzir os níveis de proteínas no sangue que estimulam a degradação óssea.

Pode aumentar a massa muscular

Entre 1–10% do tecido muscular é composto de colágeno. Esta proteína é necessária para manter seus músculos fortes e funcionando corretamente.

“Estudos sugerem que os suplementos de colágeno ajudam a aumentar a massa muscular em pessoas com sarcopenia, a perda de massa muscular que ocorre com a idade. Em um estudo, 27 homens frágeis ingeriram 15 gramas de colágeno enquanto participavam de um programa de exercícios diariamente por 12 semanas. Em comparação com os homens que se exercitaram, mas não tomaram colágeno, eles ganharam significativamente mais massa muscular e força. Os pesquisadores sugeriram que tomar colágeno pode promover a síntese de proteínas musculares como a creatina, bem como estimular o crescimento muscular após o exercício. Mais pesquisas são necessárias para investigar o potencial do colágeno para aumentar a massa muscular”, explicou Flávio.

A pesquisa mostrou que o consumo de suplementos de colágeno e seus benefícios aumentou o crescimento e a força muscular em pessoas com perda de massa muscular relacionada à idade.

Colágeno promove a saúde do coração e benefícios

Os pesquisadores teorizaram que tomar suplementos de colágeno pode ajudar a reduzir o risco de doenças relacionadas ao coração. O colágeno fornece estrutura às artérias, que são os vasos sanguíneos que transportam o sangue do coração para o resto do corpo. Sem colágeno suficiente, as artérias podem se tornar fracas e frágeis.

Isso pode levar à aterosclerose, uma doença caracterizada pelo estreitamento das artérias. A aterosclerose tem o potencial de levar a um ataque cardíaco e derrame.

“Em um estudo, 31 adultos saudáveis ​​ingeriram 16 gramas de colágeno diariamente durante 6 meses. No final, eles experimentaram uma redução significativa nas medidas de rigidez da artéria, em comparação com antes de começarem a tomar o suplemento. Além disso, eles aumentaram seus níveis de colesterol “bom” HDL em uma média de 6%. HDL é um fator importante no risco de doenças cardíacas, incluindo aterosclerose. No entanto, são necessários mais estudos sobre o papel dos suplementos de colágeno na saúde do coração’, explicou o nutrólogo.

Afinal, tomar suplementos de colágeno pode ajudar a reduzir os fatores de risco associados a doenças cardíacas. Bem como a aterosclerose.

Outros benefícios do colágeno para a saúde

Em resumo, os suplementos de colágeno podem ter outros benefícios para a saúde. Mas não foram estudados extensivamente.

  • Cabelo e unhas: a ingestão de colágeno pode aumentar a resistência das unhas, evitando a fragilidade. Além disso, pode estimular seu cabelo e unhas a crescerem mais.
  • Saúde intestinal: embora não haja nenhuma evidência científica para apoiar esta afirmação, alguns médicos promovem o uso de suplementos de colágeno para tratar a permeabilidade intestinal, ou síndrome do intestino permeável.
  • Saúde do cérebro: nenhum estudo examinou o papel dos suplementos de colágeno na saúde do cérebro. No entanto, algumas pessoas afirmam que melhoram o humor e reduzem os sintomas de ansiedade.
  • Perda de peso: alguns acreditam que tomar suplementos de colágeno pode promover a perda de peso e um metabolismo mais rápido . Não há estudos para apoiar essas afirmações.

Embora esses efeitos potenciais sejam promissores, mais pesquisas são necessárias antes que conclusões formais possam ser feitas.

Em suma, suplementos de colágeno promovem a saúde do cérebro, coração e intestinos. Ademais, ajuda a controlar o peso e manter o cabelo e as unhas saudáveis. No entanto, há poucas evidências para apoiar esses efeitos.

Foto Destaque: Getty Images

This Post Has 2 Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *