skip to Main Content
o que fazer para aumentar a imunidade

O sistema imunológico é um aliado silencioso; quando tudo vai bem, nem lembramos que ele existe, mas seu mau funcionamento pode ser fonte de muito desconforto. 

Afinal, como anda a sua imunidade? 

Se você tem resfriados frequentes, sente-se fraco, ou fica doente com regularidade, é hora de dar uma atenção especial ao seu sistema imunológico. 

Esse é o sistema responsável por proteger o seu corpo de ameaças externas e garantir mais qualidade de vida para o seu cotidiano.

Neste artigo, mostraremos o que fazer para aumentar a imunidade, quais cuidados ter com o seu sistema imunológico e como cuidar dele em longo prazo. Vamos aprender mais sobre o assunto? 

Sua imunidade é coisa séria! Cuide da sua saúde a longo prazo com os suplementos para imunidade da Unic Pharma.

Afinal, o que fazer para aumentar a imunidade?

Sabe aquela gripe que não quer ir embora? Ou a sensação de cansaço físico e mental que bate no final do dia? Tudo isso pode acontecer graças à baixa imunidade. 

O nosso sistema imunológico é o responsável por combater agentes externos, tais como as bactérias, os fungos e os vírus. Mas isso só pode acontecer de maneira eficiente quando suas células estão saudáveis e prontas para a ação.

Com a vida corrida que temos hoje, pode ser difícil tomar as precauções necessárias para cuidar do sistema imunológico. Por isso, a seguir, elencamos várias dicas sobre o que fazer para aumentar a imunidade. Não deixe de conferir!

Tenha uma alimentação balanceada

Vamos começar essa lista com um clichê, mas um clichê muito verdadeiro. Se você quer aumentar a sua imunidade, a alimentação é onde tudo começa. Cada refeição sua deve ser recheada com vitaminas, minerais e fibras, para que o seu organismo funcione corretamente ao combater ameaças externas. 

Com a deficiência de nutrientes, o seu corpo precisa priorizar certas funções; e a imunidade é um dos recursos que mais sofrem com esse cenário. Adicione à sua rotina o consumo de alimentos ricos em Ômega-3, Selênio, Zinco e vitaminas A, B, C e E. 

Alguns dos exemplos que podemos dar são as frutas – como o mamão, o abacate, a pêra, a laranja e o caqui – os peixes, as aves e as carnes vermelhas com pouca gordura, os legumes e os grãos. 

Faça atividades físicas

Diversos estudos apontam para a correlação das atividades físicas e o aumento da imunidade. De acordo com a Organização Mundial da Saúde,  é indicado que as pessoas façam, pelo menos, 150 minutos de atividade física leve ou moderada por semana. 

No total, são 30 minutos por dia. Não é tanta coisa assim, certo? Dentro dessa rotina, podem ser incluídos alongamentos, abdominais, exercícios cardiovasculares ou de força. Você também pode praticar esportes, como a natação, por exemplo. 

As atividades físicas regulares podem ajudar o funcionamento do organismo como um todo, melhorando a irrigação sanguínea, no equilíbrio do colesterol e da glicose, além de ajudar na redução de peso. Movimentar-se é uma das chaves para ter um sistema imunológico mais forte! 

o que fazer para aumentar a imunidade abandone o cigarro

Abandone o cigarro! 

Se você fuma regularmente, é possível que já saiba dos problemas que o tabagismo pode trazer à saúde. O fumo causa problemas a curto, médio e longo prazo para todo o corpo, sobretudo para o sistema imunológico, que fica enfraquecido e mais suscetível a ameaças externas. 

A fumaça do cigarro causa problemas no trato respiratório, e também no pulmão, minando a capacidade de respiração e atrapalhando o vigor e a disposição em atividades diárias. 

Um dos principais efeitos colaterais do cigarro é a baixa imunidade, deixando o corpo suscetível a doenças respiratórias, como a pneumonia. Por isso, se você quer saber o que fazer para aumentar a imunidade, saiba que parar de fumar é um bom primeiro passo.

Tenha uma boa rotina de sono

Usualmente, uma das primeiras atividades a serem negligenciadas quando a rotina aperta é o sono. As pessoas têm a impressão de que dormir algumas horas a menos pode aumentar a sua produtividade sem impactar a qualidade de vida, mas isso é um erro. 

O resultado de noites mal dormidas é a falta de disposição, cansaço físico e mental e uma imunidade mais baixa. 

O papel do sono é reparar o nosso corpo, criando energia e disposição para que, no dia seguinte, você possa fazer as suas atividades como o esperado. O indicado é que sua noite de sono tenha de 6 a 8 horas completas.

Negligenciar o sono pode, a curto prazo, causar apenas cansaço. Mas a longo prazo, suas funções imunológicas estarão comprometidas.  Por isso, torne o sono uma de suas prioridades! 

Tome sol regularmente

Muito se fala sobre como devemos nos proteger do sol – o que é verdade! – mas é importante lembrar que a luz solar não é nossa inimiga. Muito pelo contrário. 

Quando nos expomos ao sol em períodos controlados, a produção de diversas vitaminas é estimulada em nosso corpo, dentre elas a vitamina D; uma importante aliada na construção de um sistema imunológico mais forte. 

O excesso de luz solar pode trazer consequências para a pele, é claro, mas ao tomar alguns cuidados, a exposição ao sol é bastante segura. Coloque em sua rotina diária a exposição ao sol por 15 a 30 minutos, em dias intercalados da semana. 

Os melhores horários para pegar sol é das 8h às 10h ou das 16h às 18h. 

Nesses períodos, a incidência dos raios UVA e UVB é menor, o que evita os danos à pele. Se você quiser, pode utilizar o protetor solar na face, dentre outras formas de proteção físicas – como chapéus e óculos de sol. 

No corpo, no entanto, o uso do protetor solar pode bloquear os raios e fazer a penetração do sol ser inefetiva. 

Evite exageros nas bebidas alcoólicas

Algumas taças de vinho fazem bem para a saúde, mas o exagero frequente no consumo de bebidas alcoólicas pode impactar negativamente a imunidade. 

O consumo de álcool aumenta as taxas de colesterol do corpo, o que impacta negativamente o sistema imunológico. Sendo assim, se você quer saber o que fazer para aumentar a imunidade, opte pelo consumo consciente de bebidas, sempre em doses proporcionais. 

o que fazer para aumentar a imunidade hidrate se

Hidrate-se 

A água é responsável por metabolizar nutrientes em nosso organismo, ajudar na absorção de vitaminas e minerais no corpo, dentre muitas outras funções que têm relação com a imunidade. 

Sendo assim, é importante inserir o consumo de água na rotina. Uma das técnicas que mais funcionam para beber mais água é manter uma garrafa perto, em todos os momentos. A indicação de especialistas é que seja consumido 35 ml de água a cada quilo.

O que fazer para aumentar a imunidade: causas da imunidade baixa

Como você pode perceber, são muitos os fatores que podem impactar negativamente e positivamente a sua imunidade. Os principais componentes do sistema imunológico –  como suas células, tecidos e moléculas – não existem no vácuo. Elas necessitam de outras estruturas para funcionar corretamente!

E, quando isso não acontece, o corpo está suscetível a agentes infecciosos, bacterianos e virais, que podem infiltrar-se no organismo e impactar o seu funcionamento. 

Existem dois tipos de imunidade: a natural e a adquirida por meio de vacinas. Veja agora algumas das principais razões que causam a baixa imunidade: 

  • Uso de medicações corticoides, que são imunossupressoras;
  • AIDS ou o vírus do HIV; 
  • Avanço da idade;
  • Obesidade;
  • Problemas com o sono; 
  • Alimentação desbalanceada; 
  • Ansiedade, depressão e estresse; 
  • Doenças neurológicas. 

Alimentos que aumentam a imunidade

Nós falamos sobre como a alimentação é importante para a imunidade, então que tal aprendermos quais os alimentos que mais ajudam a manter o sistema imunológico em dia? 

Nos próximos tópicos, listamos alguns alimentos bastante populares, que podem te ajudar a dar uma fortalecida em seu sistema imunológico e ainda fazer boas receitas. Veja agora: 

Morangos

A vitamina C é um famoso aliado na defesa do organismo e uma das maiores fontes dela – depois das frutas cítricas – é o morango. O consumo da fruta é capaz de fortalecer as células do sistema imunológico e aumentar a sua resistência à infecções. 

E, já que estamos falando de vitamina C, também é importante destacarmos algumas outras boas fontes na alimentação: o brócolis, a acerola e o kiwi.

Salmão

O salmão é uma carne rica em Ômega 3, uma substância vital para o bom funcionamento do organismo. Além disso, ele possui propriedades anti-inflamatórias e ajuda no fortalecimento do sistema cardiovascular. 

Iogurte natural 

Boa parte da proteção a agentes externos acontece no estômago, você sabia? Por isso, o iogurte natural pode ser uma boa alternativa, já que promove a proliferação de bactérias boas, que ajudam na digestão e no combate a vírus e outras bactérias. 

Aqui vão algumas outras sugestões de alimentos que podem te ajudar a aumentar a imunidade: 

  • Nozes e outros tipos de oleaginosas; 
  • Gengibre;
  • Alho;
  • Linhaça;
  • Cúrcuma;
  • Batata-doce;
  • Leite fermentado; 
  • Semente de girassol. 

o que fazer para aumentar a imunidade alimentacao

Como aumentar a imunidade rapidamente

Muitos se perguntam o que fazer para aumentar a imunidade rapidamente, principalmente quando sentem os primeiros sintomas de um resfriado. 

Mas, é importante lembrar que, quando a sua imunidade está em baixa, não existe uma maneira de fazê-la aumentar do dia para a noite, infelizmente. 

A verdade é que a construção de uma boa imunidade é um processo que requer constância e paciência, com hábitos de vida saudáveis, como a alimentação balanceada, a prática de atividades físicas, o consumo de água adequado e o abandono do cigarro. 

Após tomar esses cuidados, temos certeza de que sua imunidade aumentará significativamente! 

Suplementos para aumentar a imunidade

Com uma vida corrida, garantir o consumo de todas as vitaminas e minerais necessários para manter a imunidade em alta pode ser um desafio. 

Felizmente, com o desenvolvimento de suplementos vitamínicos, as pessoas podem experimentar os benefícios de um sistema imunológico mais forte, com menos complicações.  

A seguir, listamos alguns dos suplementos vitamínicos mais importantes para aumentar a imunidade. Confira: 

Spirulina

spirulina é uma alga, composta a partir de bactérias benéficas, retiradas do mar. Um de seus principais componentes é a ficocianina, uma substância que, de acordo com estudos, ajuda o sistema imunológico. 

Ela é uma excelente fonte de vitaminas, minerais, proteínas, fibras e aminoácidos. A spirulina pode, inclusive, ser usada como fonte de proteína em dietas vegetarianas, além de ser usada como um poderoso emagrecedor. 

Ácido fólico (vitamina B9)

O ácido fólico, também conhecido como vitamina B9, é uma substância necessária para que o corpo produza novas células, estando envolvida também na criação do DNA e RNA. A substância está envolvida em processos de manutenção de níveis hormonais, incluindo os hormônios responsáveis pela regulação do humor. 

Magnésio

O papel do magnésio no corpo é ajudar a manter uma função muscular e nervosa normal, manter o ritmo cardíaco estável e, claro, ajudar no fortalecimento do sistema imunológico. Ele está envolvido na síntese de proteínas e pode ajudar no controle de quadros clínicos, como a hipertensão, a diabetes e doenças cardiovasculares. 

Cúrcuma

A cúrcuma é uma incrível fonte de vitamina C e B6, duas substâncias essenciais para o aumento da imunidade. Ela tem ação antioxidante e anti-inflamatória, servindo como uma aliada da saúde do cérebro e do coração.

Procurando por suplementos para imunidade? A Unic Pharma tem tudo que você precisa. Visite nosso site agora e confira! 

Conclusão: o que fazer para aumentar a imunidade?

Ter resfriados e gripes duradouras, cansaço físico e mental e sentir-se fraco faz parte da rotina de muitas pessoas, mas todos estes são sintomas de um sistema imunológico fraco. Afinal, o que fazer para aumentar a imunidade? 

o que fazer para aumentar a imunidade

Neste artigo, falamos sobre alguns dos cuidados diários que você pode ter para experimentar mais saúde em seu dia a dia. Ter uma rotina de sono regrada, alimentar-se bem e beber bastante água são alguns dos pontos que levantamos neste artigo. 

Também mostramos alguns dos alimentos que podem ajudar a aumentar a imunidade, assim como os suplementos mais importantes para pessoas que querem um sistema imunológico mais forte. 

A Unic Pharma é uma empresa pioneira na produção de suplementos e remédios manipulados, oferecendo soluções de qualidade por um preço justo. Visite nosso site agora, nós entregamos para todo o Brasil! 

This Post Has 4 Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.