skip to Main Content
vitamina para os ossos

A manutenção da saúde dos ossos é importantíssima para o aumento da qualidade de vida a longo prazo, você sabia?

E, para isso, existem diversos tipos de abordagens que podem ser adotadas, tais como a alimentação saudável, a exposição controlada ao sol, a prática regular de exercícios e o consumo de vitamina para os ossos.

São muitas as doenças que podem comprometer a saúde óssea, mas a mais comum – e preocupante – delas é a osteoporose, uma doença silenciosa.

De acordo com estimativas da Federação Internacional da Osteoporose (IOF), a osteoporose causa mais de 8,9 milhões de fraturas por ano, atingindo 1 em cada 3 mulheres acima dos 50 anos.

Além disso, estudos do Ministério da Saúde apontam que aproximadamente 10 milhões de brasileiros são afetados pela doença. Nesse contexto, saber quais as melhores vitaminas para os ossos pode ser um fator decisivo na prevenção de problemas ósseos.

Neste artigo, vamos explorar um pouco mais o tema. Se você também quer aprender mais sobre o assunto, continue acompanhando os próximos tópicos.

Combate à osteoporose e vitalidade: conheça as vitaminas para os ossos da Unic Pharma. 

Benefícios de tomar vitaminas para os ossos

Quando falamos de saúde óssea, precisamos destacar o quão delicado é o equilíbrio do nosso corpo.

Estudos mostram que uma perda de massa óssea correspondente a 10% pode dobrar o risco de fraturas vertebrais. Enquanto isso, a perda de massa óssea no quadril pode resultar em um risco 2,5 vezes maior de fratura na área.

Além disso, aqui vai uma outra estimativa preocupante: estudos apontam que em 2050, a incidência mundial de fraturas de quadril  deverá aumentar em 310% em homens e 240% em mulheres, em comparação a década de 1990.

Sendo assim, pensar em tomar vitaminas para os ossos, hoje, pode fazer uma grande diferença em como o corpo se comporta no futuro.

Com a ingestão de vitaminas por meio da suplementação, é possível garantir bons níveis de vitaminas e minerais importantes para o corpo dentro da corrente sanguínea, sem depender exclusivamente da alimentação para alcançar essas metas.

A suplementação, portanto, ajuda a sua rotina a ser mais prática. Essas vitaminas são capazes de fortalecer a estrutura dos ossos, assim como a musculatura que os protege, tornando o paciente menos propenso a quebras e fraturas.

Tomar vitaminas para os ossos pode ser especialmente útil para pessoas que já passaram dos 50 anos, gestantes e pessoas que têm restrições alimentares que impossibilitem a ingestão natural de nutrientes.

Leia também: O que fazer para aumentar a imunidade: 7 melhores práticas

vitamina para os ossos

Vitamina para os ossos: 3 melhores opções para sua saúde

Assim como todas as partes do nosso corpo, os ossos são feitos de elementos resistentes, mas que estão suscetíveis ao desgaste do tempo.

Este desgaste pode ser potencializado por maus hábitos de vida, como a falta de exercícios físicos regulares, uma alimentação pobre em nutrientes diversificados e a falta de exposição à luz solar.

Rotinas de trabalho extenuantes e repetitivas também podem impactar negativamente a saúde dos ossos, principalmente se os EPIs corretos não são utilizados.

Felizmente, com os avanços científicos, é possível adquirir boa parte das necessidades diárias de vitaminas e minerais necessários para manutenção da saúde dos ossos por meio da suplementação.

Nos próximos tópicos, falaremos sobre as vitaminas mais importantes para os ossos e como incluí-las em sua rotina diária. Confira!

Cálcio

O cálcio está no topo da lista e não é por uma mera coincidência. Este é o nutriente mais importante para a saúde e fortalecimento dos ossos, afinal, está na maior parte da composição das estruturas ósseas do nosso corpo.

Um dos papéis do cálcio é proteger os ossos da destruição de células, um processo natural que ocorre por todo o corpo.

O cálcio não é produzido naturalmente pelo corpo, sendo adquirido exclusivamente por meio da alimentação. Sendo assim, quando o mineral está ausente no organismo, ou em baixas quantidades, o corpo fica vulnerável a doenças como osteoporose, raquitismo e fraturas no geral.

Outro problema com o cálcio está no fato de que, por si só, ele não tem uma absorção otimizada: ele precisa da vitamina D para chegar com eficiência aos ossos e fazer o seu trabalho.

A maioria das pessoas devem manter o seu consumo diário em torno de 1000mg de cálcio por dia, respeitando as orientações médicas.

Você também pode gostar de: Dentes: dicas para cuidados e prevenção de cáries

Vitamina D

Diversos estudos já provaram a correlação da vitamina D e o fortalecimento de ossos. Junto com o cálcio, a vitamina é responsável por prevenir o deterioramento da estrutura óssea e melhoria da saúde geral do corpo.

Apesar disso, pesquisas também apontam que boa parte da população mundial – aproximadamente 1 bilhão de pessoas – sofrem com a deficiência do nutriente em sua corrente sanguínea.

A falta de exposição ao sol pode ser um dos fatores decisivos para esse problema, uma vez que os raios solares têm o papel de ativar a produção de vitamina D em nosso corpo. A maioria das pessoas precisa de um consumo de 600 UI de vitamina D por dia.

Boa parte das fontes de vitamina D são de fonte animal – como peixes, ovos e bife de fígado – por isso, veganos e vegetarianos podem se beneficiar de uma suplementação extra.

vitamina para os ossos

Magnésio

O magnésio também é super importante no fortalecimento dos ossos, tendo um papel importante na regulação do metabolismo do cálcio e ativação da vitamina D.

O The Journal of the American Osteopathic Association publicou um estudo interessante sobre o tópico, mostrando que as enzimas que metabolizam a vitamina D necessita do magnésio e, em alguns casos, a deficiência desse elemento pode causar deformidades.

Além disso, um outro estudo, este publicado no The American Journal of Clinical Nutrition mostra que a densidade óssea é maior em mulheres que ingeriram mais magnésio na pós-menopausa.

A recomendação de ingestão do magnésio varia de 300mg a 500mg por dia.

Leia também: Tratamento para queda de cabelo: 3 causas e como tratar

Como tomar vitaminas para os ossos?

Quando você decide tomar vitaminas para os ossos, é importante saber que os resultados acontecem no longo prazo, por isso, a ingestão precisa ser regular, atendendo às metas diárias estabelecidas pelo seu médico.

Isso acontece porque leva um tempo até que o corpo possa processar as mudanças e, efetivamente, utilizar os nutrientes ingeridos. Ou seja, os resultados não podem ser observados logo após a ingestão, mas certamente começam a fazer diferença dentro de algumas semanas ou meses.

Sendo assim, tenha paciência e tome as suas vitaminas de maneira consistente!

Qual o melhor cálcio para fortalecer os ossos

Como você já sabe, o cálcio é um dos principais elementos para a saúde óssea. Mas, apesar de ser crucial, ele não é produzido diretamente em nosso corpo, sendo adquirido por meio da alimentação ou ingestão de suplementos.

A necessidade diária de cálcio varia ao longo da vida, mas é seguro dizer que um adulto saudável precisa de, em média, 1000mg por dia. Ele pode ser encontrado em folhagens verdes escuras, leite e derivados.

Apesar disso, com uma rotina corrida, muitas pessoas não conseguem alcançar a quantidade mínima de cálcio, usando os suplementos como um aliado eficiente na complementação vitamínica.

O carbonato de cálcio é a forma mais popular de suplementação, principalmente pelo seu custo-benefício. A seguir, mostraremos algumas das principais opções de vitamina para os ossos que a Unic Pharma tem a oferecer!

Arginina + Pantotenato de cálcio + Vitamina B6

A arginina estimula a hipófise, o que aumenta a secreção do hormônio de crescimento e queima gorduras, ajudando também a fortalecer a musculatura. Enquanto isso, o pantotenato de cálcio metaboliza carboidratos, proteínas e lipídios, junto com a vitamina B6.

Os benefícios deste suplemento são:

  • Aumento da força muscular;
  • Aumento da definição muscular;
  • Diminuição de dores;
  • Diminuição dos níveis de colesterol e triglicerídeos;
  • Melhora da performance física.

Você também pode gostar de: Qual a melhor vitamina para cansaço físico e mental: 5 opções

vitamina para os ossos

Cálcio de ostras

Retirado diretamente do exoesqueleto de moluscos, o carbonato de cálcio é facilmente assimilado pelo organismo, podendo ser usado como suplemento alimentar para fortificação de ossos. Ele atua na prevenção da osteoporose e outras doenças que afetam o sistema ósseo.

Vitamina D + Carbonato de Cálcio

Esse combo de vitaminas e minerais é perfeito para quem deseja fortalecer os seus ossos. O cálcio ajuda a complementar a alimentação, enquanto a vitamina D funciona como um ativador do mineral, levando-o da corrente sanguínea para os ossos de maneira eficiente.

A presença de cálcio no organismo impede que o corpo retire estes nutrientes diretamente dos ossos, um conhecido mecanismo que contribui para o enfraquecimento dessas estruturas e, consequentemente, leva à quebra e outras lesões.

Leia também: Fortalecimento, anti quebra e muito mais: veja tudo que você precisa saber para cuidar das suas unhas

O que é bom para fortalecer os ossos?

Além da suplementação, existem uma série de outros cuidados que podem ajudar a fortalecer os ossos.

Primeiramente, procure garantir que os níveis de cálcio e vitamina D de sua dieta estão adequados, tomando o cuidado de tomar sol regularmente para estimular a produção das vitaminas em seu corpo.

A ingestão desses elementos pode ser feita por meio da alimentação balanceada, ou por meio da suplementação. De qualquer forma, comer bem é crucial para manter a saúde do corpo em dia, ingerindo legumes, verduras e frutas e boas quantidades.

Além de manter o corpo saudável, uma dieta equilibrada ajuda a manter o seu peso controlado. A obesidade e o sobrepeso são conhecidos inimigos da saúde óssea, já que a pressão pode causar o desgaste precoce de juntas e articulações e resultar em dores.

A prática de exercícios físicos regulares também é essencial. Fortalecer a musculatura e o sistema cardiovascular ajuda a manter a distribuição correta do sangue pelo organismo e melhora a distribuição de nutrientes.

A musculação também é uma boa opção, já que o fortalecimento da estrutura que envolve os ossos também é capaz de prevenir fraturas.

Outro fator importante é ter o acompanhamento médico. Conversar com um profissional especializado pode ajudar a diagnosticar casos de osteoporose de maneira mais precoce, o que faz toda a diferença no tratamento e minimização de sintomas.

Mantenha os exames médicos em dia, principalmente os relacionados à densitometria óssea. Isso é especialmente importante para mulheres que já passaram pela menopausa, um dos principais demográficos impactados pela osteoporose.

A densitometria é um exame relativamente simples e não-invasivo, realizado por meio de aparelhos que avaliam a coluna lombar e outras partes do corpo, como o terço distal do rádio e a região próxima ao fêmur. Esses são pontos de atenção quando falamos de fraturas e áreas afetadas pela baixa densidade óssea.

Combata o enfraquecimento ósseo e outros sintomas da osteoporose. Confira a seleção de vitamina para os ossos da Unic Pharma! 

vitamina para os ossos

Conclusão

A saúde dos ossos é um assunto sério. Estudos da Federação Internacional da Osteoporose (IOF) mostram que a osteoporose é a principal causa de 8,9 milhões de fraturas por ano. A doença atinge 1 em cada 3 mulheres acima dos 50 anos e já é parte do dia a dia de 10 milhões de brasileiros.

Pesquisas mostram que até mesmo uma perda óssea pequena, de 10%, pode dobrar o risco de fraturas vertebrais. Além disso, dados apontam que o número de fraturas na população mundial pode aumentar significativamente até 2050.

Tudo isso nos leva a questionar: existe alguma maneira de prevenir as doenças ósseas e aproveitar a vida com mais qualidade? Neste artigo explicamos uma das maneiras pelas quais isto é possível – a suplementação.

Falamos sobre o magnésio, o cálcio e a vitamina D, três dos componentes mais importantes para a saúde óssea. Também mostramos algumas das suplementações para ossos que a Unic Pharma oferece em seu site.

Para saber mais sobre saúde dos ossos e de todo o corpo, visite o nosso blog!

This Post Has 0 Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *