skip to Main Content
Os benefícios do cálcio para os seus dentes

Para que o nosso corpo esteja bem nutrido e consiga absorver todas as vitaminas, é fundamental que os nossos dentes estejam fortes. Muitas pessoas não sabem os benefícios do cálcio e o quanto seus dentes precisam deste componente para se manterem saudáveis ​​e intactos.

Em primeiro lugar, o cálcio é o mineral mais concentrado no corpo humano, com cerca de 99% do seu total depositado na estrutura óssea e nos dentes.

Este mineral é importante para a saúde bucal porque, com os fosfatos, ele compõe os constituintes do esmalte dos dentes.

A camada externa da estrutura dental é responsável por proteger os tecidos mais internos, que incluem a dentina e polpa, ricos em material neuronal e vasos sanguíneos.

Além disso, os benefícios do cálcio são essenciais para fortalecer a mandíbula e os maxilares que sustentam os dentes e o tecido nervoso. Portanto, a falta de cálcio pode causar problemas para a saúde bucal de todos.

A importância e os benefícios do cálcio para os dentes

Desde já, a ingestão insuficiente de cálcio, também conhecida como hipocalcemia, tem sérias consequências sentidas em todo o corpo.

Ainda mais quando os níveis de cálcio são muito baixos, pois os pacientes desenvolvem osteoporose e osteopenia.

Em relação à boca não é diferente. Sem um equilíbrio de cálcio na dieta, o esmalte dos dentes fica mais frágil e suscetível às bactérias.

Nesses casos, a visita a um dentista que faz tratamento de canal e cuida da parte periodontal é importante, pois a remodelação óssea é reduzida.

Além disso, outros sintomas podem ser notados, como:

  • Dormência da boca;
  • Dificuldade para comer;
  • Aumento da incidência de cáries dentárias;
  • Dentes frágeis e quebradiços.

Sem diagnóstico e tratamento, a base de suporte do esmalte dentário e dos ossos faciais pode enfraquecer rapidamente, podendo levar à perda do dente, e algum tratamento alternativo como o uso do aparelho ortodôntico transparente pode deixar de ser possível.

Até os tratamentos de beleza acabam afetados. Isso ocorre porque procedimentos como o clareamento dos dentes não podem ser realizados se os dentes estiverem sensíveis devido à hipocalcemia.

Hábitos que ajudam a ter bons níveis de cálcio

Antes de mais nada, os sintomas de baixos níveis de cálcio podem demorar um pouco para se detectar na boca, de modo que a condição pode piorar e causar desconforto grave.

Contudo, os pacientes por si mesmos podem tomar medidas que ajudam a prevenir a deficiência de cálcio e suas consequências. Elas são:

Observe sua ingestão de vitamina D

Antes de tudo, mesmo se você aumentar a ingestão de alimentos ricos em cálcio, se não aumentar a ingestão de vitamina D, seu corpo ainda pode ter baixos níveis do mineral.

Em segundo lugar, isso porque os suplementos de vitamina D, tomados com alimentos ou expostos à luz solar, são essenciais para estimular o intestino a absorver cálcio e fósforo que formam o tecido dentário.

Visitas frequentes ao dentista

Em suma, além de esclarecer dúvidas sobre a viabilidade do tratamento odontológico (como a visita a uma clinica implante dentário) ou emergências, as consultas regulares são essenciais para evitar o acúmulo de placa bacteriana e remover o tártaro.

Mas, apesar disso, ao realizar essas visitas, o médico fará o uso flúor, outro mineral muito importante que fortalece o esmalte dos dentes enquanto regula os níveis de cálcio.

De antemão, acaba sendo recomendado durante a avaliação dos pacientes que já sofrem de deficiência de cálcio, procedimentos para reverter o desgaste dentário ou até mesmo reparar dentes quebrados.

De fato, isso é feito com facetas de resina, lentes dentais e até implantes dentários.

Boa nutrição

A alimentação é a melhor forma de garantir os benefícios do cálcio e todas as outras vitaminas e minerais que você precisa para manter a saúde bucal. Portanto, certifique-se de ingerir de 1.000 a 1.200 mg de cálcio por dia.

Por certo, isso pode ser alcançado comendo laticínios, vegetais verde-escuros ou usando medicamentos complementares.

Por outro lado, para ter resultados ainda melhores, consulte-se com um nutricionista e peça por um plano alimentar.

Fique atento à higiene bucal

Por fim, a higiene bucal é outra medida que os pacientes com deficiência de cálcio devem ter muito cuidado.

Em conclusão, os dentes de pacientes com baixo teor de cálcio são suscetíveis ao ataque bacteriano. Dessa forma, pode levar a doenças graves. Então, é preciso buscar por um dentista para criança desde cedo para prevenir esse déficit.

Ainda mais, tente escovar após cada refeição ou pelo menos três vezes ao dia, e lembre-se de usar fio dental também. Assim, você evita possíveis complicações futuras.

De fato, esse hábito se torna essencial. Bem como, deve ser integrado ao dia a dia humano desde os primeiros meses de vida com o nascer do primeiro dente.

Logo, se você tem filhos, visite uma clínica odontopediatria e comece a cuidar da saúde bucal do seu filho. Assim, estabelece hábitos de higiene desde cedo.

Em resumo: conteúdo desenvolvido pela equipe do Status Fit Center, blog criado com o intuito de melhorar a saúde e o bem-estar por meio de conteúdos que reforçam a importância dos cuidados regulares.

Dra. Angela A. Benicio de Lima

Farmacêutica, Bioquímica e Nutricionista

  • Graduanda em farmácia estética
  • Pós graduação em farmácia clínica e atenção Farmacêutica
  • Pós graduação em fitoterapia clínica
  • Formada em nutrição
  • Atua como farmacêutica há mais de 10 anos no mercado
    magistral, Com Inscrição no Conselho Regional de Farmácia N.46216

This Post Has One Comment

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.