Skip to content

As causas da sensibilidade nos dentes

Condição é um sintoma associado a doenças, higienização incorreta e alimentação

Tomou um café muito quente ou, pelo contrário, foi aproveitar aquele sorvete bem geladinho e sentiu uma dorzinha incômoda nos dentes? Essa reação é causada pela sensibilidade dentária, uma condição que, de acordo com dados da Associação Brasileira de Odontologia, afeta três em cada dez pessoas no Brasil.
Ela ocorre devido à erosão do esmalte do dente ou à retração gengival (quando a gengiva se retrai a ponto de deixar a raiz dos dentes à mostra). Ambas as situações expõem a parte interna da estrutura do dente (dentina), deixando-a desprotegida, e é justamente essa a área mais sensível.
Fatores que provocam e agravam a sensibilidade
A sensibilidade nos dentes não é algo natural. Ou seja, é um sintoma que está sempre associado a outros fatores. Dentre eles encontramos:

  • Doenças ou desordens: diversas condições de saúde de diferentes naturezas podem provocar a sensibilidade nos dentes. Relacionadas diretamente com saúde oral e dental podemos citar o bruxismo, desordem funcional em que o paciente range involuntariamente os dentes; o apertamento, pressão inconsciente que o paciente faz nos dentes por causa de estresse ou esforço físico; e a gengivite. Também pode ser uma reação após a extração de um ou mais dentes. Ainda, problemas de estômago que envolvem acidez e/ou refluxo e distúrbios alimentares como a bulimia podem provocar a condição.
  • Higienização incorreta dos dentes: escovar os dentes de modo incorreto e com acessórios não adequados podem ser a causa do problema ou agravá-lo. É preciso evitar o uso de escovas de dente com cerdas duras e cremes dentais abrasivos. Além disso, a escovação deve ser realizada suavemente para evitar que a gengiva retraia ou que haja desgaste do esmalte do dente, gerando assim a sensibilidade.
  • Alimentação: a mastigação dos alimentos de um lado só é um fator que pode interferir diretamente na sensibilidade, bem como escovar os dentes logo após comer por causa da acidez bucal. Já os alimentos ou os líquidos que você ingere não representam a maior causa da sensibilidade, mas quando muito ácidos (como o tomate, o limão, a cerveja, o café, os refrigerantes, entre outros) podem sim agravar ainda mais o problema.

Não ignore a sensibilidade dentária! A recomendação é procurar ajuda médica da área de odontologia para o tratamento e controle da sensibilidade e, se possível, de seu fator desencadeante.

Voltar

This Post Has 0 Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *