Skip to content

Nutrição: 7 alimentos indispensáveis em uma alimentação saudável

Está à procura de uma melhor qualidade de vida? Segundo especialistas em nutrição, manter uma alimentação saudável é parte fundamental desse processo. Por isso, incluir alimentos variados e ricos em nutrientes é essencial na sua rotina. 

Os carboidratos, como o arroz e a batata, são fontes importantíssimas de energia. As frutas, verduras e legumes contêm vitaminas indispensáveis para o bom funcionamento do organismo e prevenção de doenças. Já as proteínas, de origem animal ou vegetal, são responsáveis principalmente pelo transporte de oxigênio e manutenção dos músculos. 

Para manter uma dieta equilibrada, além de não exagerar nas porções diárias, é necessário também diminuir o consumo de alimentos industrializados e gordurosos. 

Veja abaixo sete alimentos indispensáveis para manter a sua saúde em dia: 

1. Cenoura

A cenoura é um legume rico em inúmeros nutrientes. Além da vitamina A e das vitaminas do complexo B, ela também contém sais minerais como o fósforo, potássio, cálcio e betacaroteno. 

Cru ou cozida, a cenoura ajuda no equilíbrio do organismo, atua positivamente na saúde dos olhos e desacelera o envelhecimento. 

2. Carne Branca

Segundo especialistas, as carnes brancas são mais saudáveis que as carnes vermelhas. O frango, por exemplo, contém menores quantidades de gorduras e colesterol em comparação à carne bovina. 

Graças à presença de ferro e zinco em sua composição, o seu consumo auxilia na formação dos músculos, no transporte de oxigênio e na melhora do sistema imunológico. 

3. Castanha-do-Pará

Basta comer uma castanha-do-pará por dia para você adquirir a quantidade suficiente de selênio necessária para o organismo. Mas tome cuidado: consumi-la em excesso pode ser prejudicial para a saúde. 

Entre outros benefícios, o selênio ajuda a prevenir o Mal de Alzheimer e auxilia no bom funcionamento do cérebro e da tireoide. 

4. Frutas Cítricas

Limão, acerola, laranja, abacaxi e kiwi são alguns exemplos de frutas cítricas essenciais para a sua saúde. Ricas em vitamina C, essas frutas são antioxidantes e ajudam no sistema imunológico, evitando o surgimento de doenças. 

5. Alho

O alho é um alimento muito rico em vitamina A, B, C e D e alguns minerais, como o ferro, cromo e iodo. Utilizado comumente como tempero, ele é fundamental na prevenção de doenças fúngicas, virais e imunológicas.

6. Ovo

Consumir ovo cozido ou mexido faz bem para a saúde ocular e cerebral. Ele contém, entre outros minerais, ácido fólico, zinco, colina, potássio e proteína. Além disso, por apresentar pouca gordura saturada, é altamente eficaz em uma dieta saudável. 

7. Iogurte

O iogurte é uma ótima opção para o café da manhã e lanches da tarde por conter pouca quantidade de gordura. Fonte de cálcio e proteína, esse derivado do leite ajuda na formação óssea e na contração muscular, evitando as cãibras. 

Voltar

This Post Has 5 Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *