Dormir mal pode interferir no seu desempenho e, consequentemente, prejudica o seu emagrecimento
O equilíbrio entre a energia que entra (comer) e a energia que sai (queimar essas calorias) é o motivo pelo qual seu peso sobe e desce. Se você ingere mais do que queima, você ganha peso — às vezes imediatamente. Perder esse peso também pode ser difícil. Para perder 1 libra, dizem os especialistas, seu equilíbrio calórico (comer menos queimar) precisa ser 500 a menos do que o normal a cada dia durante uma semana.
Como você se pesa
Você não pode simplesmente subir na balança do banheiro e esperar uma medição precisa todas as vezes. O piso em que sua balança fica (deve ser em uma superfície dura), sua postura (peso uniforme em ambos os pés) e as roupas que você usa (ou não) precisam ser consistentes. Se não, você pode ver números muito diferentes.
A escala que você usa
Todos nós sabemos que você pode pular em uma balança no consultório médico, dirigir de volta para casa, pular na sua e ver uma grande diferença. As balanças são diferentes. As digitais geralmente são mais precisas. Seja qual for o tipo que você usar, certifique-se de zerar sua balança antes de subir nela.
Quando você se pesa
A manhã costuma ser o melhor momento para obter sua leitura mais precisa. Você dormiu um pouco e provavelmente ainda não comeu ou bebeu muito. Conforme o dia avança, no entanto, você vai. Espere que sua balança chegue ao máximo após uma grande refeição. Se você se preparar, é um pouco mais fácil de aceitar.
Exercício
Alguns atletas podem perder de 6% a 10% do peso corporal após um único treino (a maior parte em suor). Sua mudança pode não ser tão drástica. Mas perder meio quilo ou dois depois de ir à academia não é incomum.
Sua saúde6 /15
Doenças e enfermidades podem trazer mudanças inesperadas de peso. Câncer, diabetes, insuficiência cardíaca e até mesmo o resfriado comum podem ter efeitos cascata. Se você perder o apetite ou reter água, isso pode inclinar a balança para um lado ou para o outro. Converse com seu médico se notar mudanças que não esperava.
O remédio que você está tomando
Muitos medicamentos, incluindo anti-inflamatórios, anti-histamínicos e opiáceos, podem causar perda rápida de peso. Outros medicamentos, como insulina, antidepressivos e alguns antiepiléticos, podem fazer você ganhar peso rapidamente. Sempre pergunte ao seu médico sobre os efeitos colaterais dos medicamentos que você toma, tanto os prescritos quanto os de venda livre.
Beber muita água
Um quarto dele pesa cerca de 2 libras. Se você apenas beber — e não se exercitar — isso aparecerá na balança imediatamente. Isso não significa que você deve desistir de H2O. A longo prazo, beber água (especialmente em vez de bebidas açucaradas com alto teor calórico) pode ajudar você a perder peso.
Não beber água suficiente
Em algum lugar entre 55% e 75% do seu corpo é água. Ficar abaixo do seu nível natural pode trazer dores de cabeça ou pele seca. Se você ficar muito abaixo, pode ter dificuldade para pensar direito. Você também pode perder peso repentinamente. Se você não beber o suficiente para repor o que perdeu durante o dia, a balança mostrará isso.
Seu café diário
Estudos mostram que sua xícara de café (ou três) pode ajudar a manter seu peso sob controle. A cafeína pode ajudar a diminuir seu apetite ou queimar algumas calorias. Mas tenha cuidado: uma bebida rica em calorias e gorduras também pode empurrar a balança para o outro lado.
Sal
Muito disso na sua dieta é ruim para o seu coração. Pode fazer com que você retenha água também. Isso pode aumentar seu peso. Além disso, pessoas com dietas ricas em sódio tendem a comer mais alimentos processados e lanches. Todos eles são ricos em gordura e calorias. Muito disso pode fazer você ganhar quilos rapidamente.
Pausas para ir ao banheiro — ou falta delas
Seu peso pode mudar dependendo de quanto você usou o banheiro. Comeu uma refeição grande, mas não evacuou? Isso fica evidente. (É chamado de peso fecal.) Beber muito também pode ser registrado na balança, se você não urinar. No outro extremo do espectro, a diarreia pode causar desidratação e perda de peso.
Seus hábitos de sono
Estudos mostram que o quanto — ou quão pouco — você dorme pode mudar seu peso. Por exemplo, depois de noites sem dormir, você pode sentir mais fome do que o normal. Isso pode fazer com que você coma refeições maiores, o que pode levar a um choque de balança mais tarde no dia.
Sua idade
Você pode não ver seu peso mudar no dia em que fizer 30 (ou 40 ou 50). Mas, à medida que envelhecemos, muitos de nós ganhamos peso naturalmente (podemos nos tornar menos ativos ou ter outras mudanças como a menopausa). Depois dos 60, você pode começar a perder o apetite (pode ser mais difícil mastigar, ou você pode ficar doente ou deprimido). Isso pode fazer você perder peso.
Seu estado de espírito
Enquanto você sobe na balança algumas vezes por dia, saiba que mudanças acontecem. Não fique muito nervoso com isso. Pesar-se todos os dias para ficar ciente desses altos e baixos pode ajudar você a manter um peso saudável — ou pelo menos ficar a alguns quilos dele.
Farmacêutico
Licenciado em Farmácia pela Universidade Paulista – UNIP – 2018
Profissional com 14 anos de Experiência em Farmácia de Manipulação,
após formação atuante como Responsável Técnico, com Inscrição no Conselho Regional de Farmácia N.89527