Shutterstock 385295491

Tudo sobre o câncer de pulmão

Saiba como se prevenir da segunda forma da doença mais frequente em nosso país

Segundo o Instituto Nacional do Câncer, entre os mais de 200 tipos de cânceres existentes, o de pulmão representa mais ou menos 13% de todos os novos casos anuais da doença no mundo. Inclusive, ele é o mais comum entre a população mundial. No Brasil, sua incidência só perde para a do câncer de pele não-melanoma

Quais são as causas do câncer de pulmão?

Mais frequente em pessoas acima dos 50 anos de idade, o câncer de pulmão tem como principal causador o tabagismo, sendo o risco de desenvolver a doença proporcional ao tempo do vício.

Outras possíveis causas incluem a poluição do ar, exposição constante a agentes químicos (ex. metais pesados; quimo esterilizantes) ou físicos (ex. calor seco ou úmido; baixas temperaturas; radiação) em ambiente de trabalho, deficiência ou excesso de vitamina A e como consequência de outras doenças pulmonares.

Quais são os sintomas do câncer de pulmão?

Os sintomas mais comuns tendem a aparecer em estágios mais avançados do câncer de pulmão e incluem dor no peito, falta de ar, cansaço excessivo, tosse constante, voz rouca (sem relação com outras causas), doenças pulmonares recorrentes, emagrecimento (por falta de apetite) e catarro com sangue. Em poucos casos as manifestações começam logo no início da doença.

Existe tratamento para o câncer de pulmão?

O tratamento do câncer de pulmão pode consistir em uma combinação de diferentes terapias, dependendo de onde o tumor se localiza. Entre as opções estão:

  •         Cirurgia de retirada do tumor (segmentectomia, lobectomia ou pneumectomia);
  •         Radioterapia;
  •         Quimioterapia;
  •         Terapia-alvo.

A taxa de sobrevida após os tratamentos, principalmente quando não há o diagnóstico precoce, ainda é considerada baixa. Nos casos de diagnóstico avançado é de 18% e ainda nos estágios iniciais de 56%. Os fumantes possuem 15 vezes mais chances de mortalidade.

Como se prevenir do câncer de pulmão?

Evitar o tabagismo, inclusive na forma passiva, é importante na prevenção de todos os cânceres, porém, no caso do câncer de pulmão em específico ainda mais, pois é o principal fator de risco da doença. E caso o seu trabalho seja com agentes químicos, é essencial seguir as recomendações de segurança e evitar a exposição excessiva.

Se prevenir de qualquer câncer também inclui outros hábitos saudáveis como: alimentação balanceada, evitar o sedentarismo, praticar exercícios físicos regularmente, controlar o peso e não ingerir bebidas alcoólicas em excesso.

Voltar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *