Skip to content

Quais são os tipos de insônia?

Você tem falta de sono ou dificuldade para dormir? Descubra quais são os tipos de insônia e o que você pode fazer para tornar seu sono melhor e parar de dormir mal!

Quais são os tipos de insônia?
A insônia pode ser tanto para começar a dormir (chamada insônia de início) quanto para manter o sono (insônia de manutenção) durante a noite. 
E ela pode ser aguda, como acontece após um evento estressante na vida, como por exemplo a perda de um familiar. Mas se a dificuldade para dormir persistir por mais 3 meses e ser frequente (acontece em 3 ou mais noites por semana), ela é chamada de insônia crônica. 
Existe um número de horas ideal para dormir? 
O recomendado é que adultos tenham entre 6 a 8 horas de sono por noite.
Sabemos por estudos científicos que dormir menos de 6 horas não é saudável e pode levar a problemas de concentração, cansaço e sonolência durante o dia. 
O que causa a insônia?
Sabemos que algumas pessoas que passam por um evento muito estressante na vida podem desenvolver uma certa “aversão” ao sono, por isso nestas situações o tratamento precoce é muito recomendado.
Em idosos e mesmo pessoas mais jovens que sofrem de insônia, foi observado que tem um nível mais baixo de produção da melatonina, que é um dos principais hormônios ligados ao sono. 
Será que eu tenho insônia?
Se a pessoa demora mais de 30 minutos para começar a dormir, ou se acorda mais de 3 vezes à noite e tem dificuldade para voltar a dormir, é possível que ela tenha um quadro de insônia. Se a dificuldade para dormir acontece 3 ou mais noites por semana, é recomendado que procure auxílio tanto se for algo recente, para evitar que a insônia fique crônica, quanto se já tiver mais tempo para poder iniciar o tratamento.
Quais são os tratamentos para insônia?
O tratamento da insônia se baseia em 3 pilares: hábitos saudáveis de sono, psicoterapia e outras técnicas de relaxamento e medicamentos. 
Deve-se evitar tomar medicamentos antes da avaliação por um médico, pois é importante excluir outras causas de insônia, como problemas da glândula tireóide. Dentre as medicações, a melatonina, que costuma ser bastante utilizada pela segurança e baixo risco de efeitos colaterais.
O que eu posso fazer desde já para melhorar meu sono?
Alguns hábitos que temos no dia a dia são muito importantes para a qualidade do sono:

  • Evitar todas as “telas” (televisão, celular, computador, tablet) logo antes de dormir;
  • Evitar exercícios físicos intensos à noite;
  • Procurar ter refeições leves no jantar.

Voltar

This Post Has One Comment

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *