Skip to content
Veja os motivos que estão causando sua perda de libido

A baixa libido descreve uma diminuição do interesse na atividade sexual. É comum perder o interesse pelo sexo de vez em quando, e os níveis de libido variam ao longo da vida. Também é normal que o seu interesse às vezes não corresponda ao do seu parceiro. No entanto, a baixa libido por um longo período pode causar preocupação para algumas pessoas. Às vezes, pode ser um indicador de uma condição de saúde latente. Em suma, aqui estão algumas causas potenciais de baixa libido em homens.

Baixa testosterona – falta de libido

A testosterona é um hormônio masculino importante. Nos homens, é produzido principalmente nos testículos. Assim, é responsável por construir músculos e massa óssea e por estimular a produção de esperma.  Bem como, seus níveis de testosterona também influenciam seu desejo sexual.

Em resumo, os níveis normais de testosterona variam. Porém, os homens adultos são considerados portadores de testosterona baixa  ou T, quando seus níveis caem abaixo de 300 nanogramas por decilitro (ng / dL) , de acordo com as diretrizes da American Urological Association (AUA).

“Quando seus níveis de testosterona diminuem, seu desejo por sexo também diminui. A diminuição da testosterona é uma parte normal do envelhecimento. No entanto, uma queda drástica na testosterona pode levar à diminuição da libido”, disse Fernando Garcia, urologista. 

Fale com o seu médico se achar que isso pode ser um problema para você. Você pode tomar suplementos ou géis para aumentar seus níveis de testosterona.

Remédios podem causar falta de libido

Em suma, tomar certos medicamentos pode diminuir os níveis de testosterona, o que por sua vez pode levar à diminuição da libido. Por exemplo, medicamentos para a pressão arterial, como inibidores da ECA e beta-bloqueadores, podem prevenir a ejaculação e ereções.

Outros medicamentos que podem reduzir os níveis de testosterona incluem:

  • quimioterapia ou radioterapia para câncer
  • hormônios usados ​​para tratar câncer de próstata
  • corticosteróides
  • analgésicos opióides , como morfina (MorphaBond, MS Contin) e oxicodona (OxyContin, Percocet)
  • um medicamento antifúngico chamado cetoconazol
  • cimetidina (Tagamet), que é usada para azia e doença do refluxo gastroesofágico (DRGE)
  • esteróides anabolizantes, que podem ser usados ​​por atletas para aumentar a massa muscular
  • certos antidepressivos

Se você estiver sentindo os efeitos da baixa testosterona, converse com seu médico. Eles podem aconselhá-lo a trocar de medicamentos.

Síndrome das pernas inquietas (RLS)

Em síntese, a síndrome das pernas inquietas (SPI) é o desejo incontrolável de mover as pernas. Dessa maneira, um estudo da Pubmed descobriu que homens com RLS correm maior risco de desenvolver disfunção erétil (DE) do que aqueles sem RLS. Aliás, ocorre quando um homem não pode ter ou manter uma ereção.

Assim, no estudo, os pesquisadores descobriram que os homens que tinham ocorrências de RLS pelo menos cinco vezes por mês tinham cerca de 50 por cento mais probabilidade de desenvolver DE do que homens sem RLS. Além disso, os homens que tiveram episódios de RLS com mais frequência tinham ainda mais probabilidade de se tornarem impotentes .

Depressão pode causar falta libido?

A depressão muda todas as partes da vida de uma pessoa. Dessa maneira, pessoas com depressão experimentam uma falta de interesse reduzida ou completa em atividades que antes consideravam prazerosas, incluindo sexo .

Afinal, a baixa libido também é um efeito colateral de alguns antidepressivos, incluindo:

  • inibidores da recaptação da serotonina-norepinefrina (SNRIs) , como a duloxetina (Cymbalta)
  • inibidores seletivos da recaptação da serotonina (SSRIs) , como fluoxetina (Prozac) e sertralina (Zoloft)

No entanto, o inibidor de recaptação de norepinefrina e dopamina (NRDI) bupropiona (Wellbutrin SR, Wellbutrin XL) não mostrou reduzir a libido.

Converse com seu médico se estiver tomando antidepressivos e tiver baixa libido. Eles podem tratar seus efeitos colaterais ajustando sua dose ou fazendo com que você mude para outro medicamento.

Doença crônica

Quando você não está se sentindo bem devido aos efeitos de uma condição crônica de saúde, como dor crônica , o sexo provavelmente não está na sua lista de prioridades. Certas doenças, como o câncer , também podem reduzir a produção de espermatozoides.

Outras doenças crônicas que podem afetar sua libido incluem:

  • Diabetes tipo 2
  • obesidade
  • pressão alta
  • colesterol alto
  • pulmão, crônica coração, rins e fígado falha

Se você está passando por uma doença crônica, converse com seu parceiro sobre as maneiras de ser íntimo durante esse período. Você também pode considerar consultar um conselheiro matrimonial ou terapeuta sexual para tratar de seus problemas.

Foto Destaque: Divulgação/Getty Images

 

This Post Has 2 Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *