Para Que Serve A Terapia

Para que serve a terapia e quais os benefícios para a saúde?

O tratamento adequado ajuda a promover autoconhecimento e qualidade de vida

A depressão é a principal causa de incapacidade no mundo, de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS). Estima-se que mais de 300 milhões de pessoas sofram com esse transtorno.

Para evitar o avanço do problema e reverter o quadro já instalado, a recomendação da OMS é de que as pessoas não enfrentem isso sozinha.

A conscientização sobre a importância pela busca de ajuda profissional terapêutica e pelo fim do estigma das doenças mentais estão entre os grandes desafios para o avanço das terapias como mecanismo de apoio e sucesso dos tratamentos.

Para que serve a terapia?

A terapia cognitiva comportamental, ou psicoterapia, é uma ferramenta eficaz no processo de aprendizagem de gerenciamento de situações estressantes da vida por meio de técnicas de relaxamento, enfrentamento e resiliência. Ela costuma contribuir com uma ampla gama de questões, como:

– ansiedade
– fobias
– depressão
– desordens do sono
– distúrbios sexuais
– distúrbios alimentares
– distúrbio bipolar
– esquizofrenia
– transtorno do pânico

Quais os benefícios para a saúde?

Segundo a Associação Americana de Psiquiatria, em média, 75% dos pacientes apresentam melhora depois do acompanhamento terapêutico.

A psicoterapia promove mudanças nas emoções e no comportamento capazes de refletir positivamente no cérebro e no corpo, agindo diretamente sobre a região da amígdala cerebral, grande responsável pelas reações emocionais.

Essas mudanças são capazes de tornar os indivíduos mais autoconfiantes, controlados e menos ansiosos, o que gera um grande bem-estar na maioria da população.

É importante entender, no entanto, que existem diferentes abordagens terapêuticas e que, para que o tratamento funcione, é essencial que o paciente se sinta confortável com o profissional e seja completamente honesto quanto ao que lhe causa angústia e insatisfação. Caso não se sinta confortável com o tipo de terapia ou com o profissional, é importante manter a busca e não desistir de sanar o problema em questão.

Voltar


This Post Has One Comment

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *