A creatina não é apenas para as pessoas que malham! Conheça agora os benefícios deste suplemento alimentar e como utilizá-lo
A meditação é a prática que envolve a concentração da mente para foco em algo. Em suma, o exercício tem crescido nos últimos tempos. Mas, qual os seus benefícios e como iniciar? Assim, confira agora no Blog da Unic.
BENEFÍCIOS DA MEDITAÇÃO
Se o relaxamento não é o objetivo da meditação, geralmente é um resultado. Na década de 1970, Herbert Benson, MD, pesquisador da Harvard University Medical School, cunhou o termo “resposta de relaxamento” após realizar pesquisas em pessoas que praticavam meditação transcendental. Assim, a resposta de relaxamento, nas palavras de Benson, é:
“Uma resposta oposta e involuntária que causa uma redução na atividade do sistema nervoso simpático”.
Desde então, estudos sobre a resposta de relaxamento documentaram os seguintes benefícios de curto prazo para o sistema nervoso:
- Baixa pressão sanguínea
- Melhor circulação de sangue
- Menor frequência cardíaca
- Menos transpiração
- Frequência respiratória mais lenta
- Menos ansiedade
- Níveis mais baixos de cortisol no sangue
- Mais sensações de bem-estar
- Menos estresse
- Relaxamento mais profundo
Como resultado, pesquisadores contemporâneos estão agora explorando se uma prática consistente de meditação produz benefícios de longo prazo e observando efeitos positivos no cérebro e na função imunológica entre os meditadores. No entanto, vale a pena repetir que o propósito da meditação não é obter benefícios. Para colocar isso como um filósofo oriental pode dizer, o objetivo da meditação não é objetivo. É simplesmente estar presente.
Em suma, na filosofia budista, o benefício final da meditação é a liberação da mente do apego às coisas que ela não pode controlar, como circunstâncias externas ou fortes emoções internas. Assim, o praticante liberado ou “iluminado” não mais segue desejos desnecessariamente ou se apega a experiências. Mas em vez disso mantém uma mente calma e um senso de harmonia interior.
COMO MEDITAR?
Em síntese, este exercício de meditação é uma excelente introdução às técnicas de meditação.
- Sente-se ou deite-se confortavelmente. Você pode até querer investir em uma cadeira ou almofada de meditação .
- Feche seus olhos. Recomendamos o uso de uma de nossas máscaras de resfriamento para os olhos ou almofadas restauradoras para os olhos se estiver deitado.
- Não faça nenhum esforço para controlar a respiração; simplesmente respire naturalmente.
- Concentre sua atenção na respiração e em como o corpo se move a cada inspiração e expiração. Observe o movimento do seu corpo enquanto respira. Observe seu peito, ombros, caixa torácica e barriga. Simplesmente concentre sua atenção em sua respiração sem controlar seu ritmo ou intensidade. Se sua mente divagar, volte o foco para a respiração.
Dessa maneira, para começar, mantenha essa prática de meditação por dois a três minutos e depois tente por períodos mais longos.
Foto Destaque: Divulgação/São Paulo FC
Farmacêutico
Licenciado em Farmácia pela Universidade Paulista – UNIP – 2018
Profissional com 14 anos de Experiência em Farmácia de Manipulação,
após formação atuante como Responsável Técnico, com Inscrição no Conselho Regional de Farmácia N.89527
This Post Has 0 Comments