Skip to content
Meditação: confira os benefícios e como iniciar

A meditação é a prática que envolve a concentração da mente para foco em algo. Em suma, o exercício tem crescido nos últimos tempos. Mas, qual os seus benefícios e como iniciar? Assim, confira agora no Blog da Unic.

BENEFÍCIOS DA MEDITAÇÃO

Se o relaxamento não é o objetivo da meditação, geralmente é um resultado. Na década de 1970, Herbert Benson, MD, pesquisador da Harvard University Medical School, cunhou o termo “resposta de relaxamento” após realizar pesquisas em pessoas que praticavam meditação transcendental. Assim, a resposta de relaxamento, nas palavras de Benson, é:

“Uma resposta oposta e involuntária que causa uma redução na atividade do sistema nervoso simpático”.

Desde então, estudos sobre a resposta de relaxamento documentaram os seguintes benefícios de curto prazo para o sistema nervoso:

  • Baixa pressão sanguínea
  • Melhor circulação de sangue
  • Menor frequência cardíaca
  • Menos transpiração
  • Frequência respiratória mais lenta
  • Menos ansiedade
  • Níveis mais baixos de cortisol no sangue
  • Mais sensações de bem-estar
  • Menos estresse
  • Relaxamento mais profundo

Como resultado, pesquisadores contemporâneos estão agora explorando se uma prática consistente de meditação produz benefícios de longo prazo e observando efeitos positivos no cérebro e na função imunológica entre os meditadores. No entanto, vale a pena repetir que o propósito da meditação não é obter benefícios. Para colocar isso como um filósofo oriental pode dizer, o objetivo da meditação não é objetivo. É simplesmente estar presente.

Em suma, na filosofia budista, o benefício final da meditação é a liberação da mente do apego às coisas que ela não pode controlar, como circunstâncias externas ou fortes emoções internas. Assim, o praticante liberado ou “iluminado” não mais segue desejos desnecessariamente ou se apega a experiências. Mas em vez disso mantém uma mente calma e um senso de harmonia interior.

COMO MEDITAR?

Em síntese, este exercício de meditação é uma excelente introdução às técnicas de meditação.

  1. Sente-se ou deite-se confortavelmente. Você pode até querer investir em uma cadeira ou almofada de meditação .
  2. Feche seus olhos. Recomendamos o uso de uma de nossas máscaras de resfriamento para os olhos ou almofadas restauradoras para os olhos se estiver deitado.
  3. Não faça nenhum esforço para controlar a respiração; simplesmente respire naturalmente.
  4. Concentre sua atenção na respiração e em como o corpo se move a cada inspiração e expiração. Observe o movimento do seu corpo enquanto respira. Observe seu peito, ombros, caixa torácica e barriga. Simplesmente concentre sua atenção em sua respiração sem controlar seu ritmo ou intensidade. Se sua mente divagar, volte o foco para a respiração.

Dessa maneira, para começar, mantenha essa prática de meditação por dois a três minutos e depois tente por períodos mais longos.

Foto Destaque: Divulgação/São Paulo FC

This Post Has 0 Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *