Skip to content
chás

Diversos chás, como o chá verde e o gengibre, contêm com propriedades termogênicas. Ou seja, ajudam a acelerar o metabolismo, além de fazer com que elimine as toxinas do organismo. Dessa forma, ajuda a secar a barriga.

A alcachofra e hibisco, por exemplo, têm propriedades diuréticas, o que faz com que elimine o excesso de líquido do organismo, desinchando a barriga. Estes são extremamente importantes para quem sofre com a retenção de líquidos.

Para secar a barriga e eliminar aqueles quilinhos a mais, deve-se evitar adoçar os chás. Além disso, é importante manter uma dieta equilibrada, além de consumir esses chás com moderação. Tudo também deve passar por um médico ou nutricionista, a fim de encontrar qual a melhor indicação, frequência e quantidade.

Por isso, a Unic Pharma separou os melhores chás para ajudar a secar a barriga.

1. Chá verde

A erva Camellia sinensis possui propriedade diurética, o que faz com que o chá verde seja um ótimo aliado para quem deseja perder alguns quilinhos a mais. Dessa forma, este ajuda a eliminar o excesso de líquidos acumulados no corpo. Além disso, é um chá termogênico, que aumenta o gasto calórico do organismo – facilitando a perda de peso.

O chá verde não é indicado para gestantes, mulheres que estão amamentando ou crianças. Assim também, não se recomenda para quem sofre com insônia, problemas renais ou no fígado, anemia, úlceras gástricas, gastrite ou problemas na tireoide. Enquanto isso, pessoas com pressão alta podem beber 3 xícaras do chá por dia – porém, tudo sob orientação de um médico. Além disso, algumas pessoas podem se sentir mais ansiosas ou agitadas quando bebem o chá verde.

  • Modo de preparo: Junte 1 colhe de chá de folhas de chá verde seco em 1 xícara de água fervente. Deixe descansar por 5 a 10 minutos. Beba, no máximo, 4 xícaras por dia.

2. Chá preto

O chá preto é um dos chás que possui uma inúmera quantidade de propriedades antioxidantes. Dessa forma, ajuda a eliminar a gordura dos alimentos através das fezes. Assim, contribui diretamente na perda de peso. Além disso, também é diurético, o que diminui a retenção de líquidos no corpo. No entanto, não é indicado para crianças, mulheres grávidas e que amamentam. Quem também tem insônia e gastrite não deve ingerir. Pode gerar ansiedade ou agitação em algumas pessoas.

  • Modo de preparo: Ferva 1 xícara de água e adicione 1 colher de folhas de chá preto. Apague o fogo, tampe e deixa a bebida repousando por 5 a 10 minutos. Coe e beba até duas xícaras de chá por dia, ainda morno.

3. Chá de gengibre

O chá de gengibre é um dos chás mais aliados para quem quer secar a barriga. Dessa forma, tem ação diurética e diminui a retenção de líquidos. Além disso, o gengibre é termogênico, pois aumenta o metabolismo do corpo. Sendo assim, faz com que o organismo gaste mais energia. O gengibre diminui a absorção de gordura do alimento e ajuda a controlar a fome, diminuindo o apetite.

Este deve ser evitado por crianças, mulheres grávidas ou que estejam amamentando. Além disso, não se indica para pessoas que tenham pedra na vesícula. Assim como, é contraindicado para quem possui doenças hemorrágicas ou que façam uso de medicamentos anticoagulantes, porque o gengibre pode aumentar o risco de hemorragias. Enquanto isso, quem usa medicamentos para controle da pressão alta e diabetes só devem consumir após a orientação de um médico.

  • Modo de preparo: Para o preparo, adicione 1 colher de chá de gengibre descascado em 1 xícara de água. Deixe ferver por 5 a 10 minutos. Desligue o fogo, tampe a panela e espere amornar. Coe e beba. É aconselhado beber o chá de gengibre, no máximo, 4 vezes por dia.

4. Chá de hibisco

O hibisco é uma boa flor para quem deseja a perda de peso. Isso porque é rica em flavonoides, que são antioxidantes. Dessa maneira, ajuda a evitar o acúmulo de gordura na barriga e no quadril. Além disso, é diurético e promove a eliminação do excesso de água acumulada no corpo. Apesar de não ter uma contraindicação comprovada, a ingestão do chá deve ser evitada por mulheres grávidas, que amamentam ou por crianças.

  • Modo de preparo: Ferva uma xícara de água e acrescente duas colheres de sopa de flor de hibisco seco. Desligue o fogo imediatamente, tampe o recipiente e deixe amornado por 5 a 10 minutos. Coe e beba. Deve-se tomar 2 xícaras do chá diariamente, antes ou após as principais refeições.

5. Chá de carqueja

Como possui flavonoides, a carqueja possui antioxidantes que ajudam o organismo a eliminar a gordura corporal. Além disso, esse é um dos chás mais diuréticos, ajudando a eliminar o excesso de água acumulada no organismo, secando a barriga.

É contraindicado para crianças, gestantes e lactantes. Quem possui problemas graves do fígado ou pedras na vesícula não devem consumir. Além disso, pessoas hipertensas ou diabéticas só devem consumir sob a orientação de um médico.

  • Modo de preparo: Coloque duas colheres de sopa de carqueja desidratada em 1 litro de água fervente. Deixe repousar por 5 a 10 minutos. Coe e beba – de 2 a 3 xícaras por dia.

6. Chá de lavanda

O chá de lavanda ou alfazema é uma planta que tem propriedades diuréticas. Dessa maneira, ajuda a combater o excesso de líquido do corpo, secando a barriga. Além disso, é um calmante com grande potência. Sendo assim, colabora ao diminuir ao controlar a ansiedade e a compulsão por alimentos. É contraindicado para crianças, mulheres grávidas, lactantes e pessoas com úlceras no estômago.

  • Modo de preparo: Coloque 30g de flores de lavanda para ferver em 1 litro de água fervente. Apague o fogo e tampe a panela, deixando esfriar entre 5 a 10 minutos. Coe e beba. Pode-se beber até 3 xícaras desse chá por dia.

7. Chá mate

Por ser uma planta rica em cafeína, o chá mate é diurético e ajuda a eliminar o excesso de líquido no corpo. Ou seja, colabora para quem deseja perder uns quilinhos. Além disso, a erva mate é rica em antioxidantes, ajudando a diminuir a gordura do organismo. Assim também, promove a saciedade e diminui a ingestão de alimentos.

Não é recomendado para crianças, gestantes e mulheres que estão amamentando. Além disso, não é indicado para quem tem problemas de insônia e gastrite. Pode causar agitação ou ansiedade. Por isso, nestes casos, deve-se diminuir o consumo. Quem utiliza medicamentos para controle de diabetes e da pressão alta, deve consumir apenas sob a orientação de um médico, pois interferir no efeito.

  • Modo de preparo: Ferva 1 xícara de água em um recipiente, adicione uma colhe de chá de erva mate desidratada e apague o fogo imediatamente. Tampe e deixe amornar por 5 a 10 minutos. Coe e beba. Pode ser consumido frio ou quente entre 3 e 4 xícaras por dia antes ou depois das refeições.

8. Chá de alcachofra

As folhas de alcachofra têm uma potente ação diurética. Dessa forma, ajuda a eliminar o excesso de líquido, secando a barriga. Não é recomendado para crianças, lactantes, pessoas com pedras na vesícula, câncer no fígado ou hepatite.

  • Modo de preparo: Ferva 1 litro de água e adicione 3 colheres de folhas de alcachofra. Desligue o fogo imediatamente. Tampe e deixe repousar por 5 a 10 minutos. Coe e beba durante o dia.

This Post Has 2 Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *