Skip to content
boldo

O boldo é uma das plantas medicinais mais conhecidas e utilizadas. É famoso por suas propriedades digestivas e hepáticas, que ajudam como um remédio caseiro para o fígado. Isso acontece por conta das substâncias ativas, o ácido rosmarínico ou boldina.

Além disso, pode ser usado por conta de suas propriedades diuréticas, anti-inflamatórias e antioxidantes. No entanto, o boldo possui algumas restrições. É contraindicado para mulheres grávidas ou para pessoas com pedra na vesícula, inflamação nas vias biliares ou pancreatite. Por isso, conheça 5 benefícios da planta.

Estimular o funcionamento do fígado

Duas propriedades do boldo são grandes responsáveis para o estimulo do funcionamento do fígado. Assim, a boldina, mais encontrada no boldo do Chile, e a forscolina, presente no boldo brasileiro, ajudam na produção da bile para a vesícula biliar. Dessa forma, colaboram para o fígado trabalhar melhor. Além disso, se faz útil em casos de problemas do fígado que causam dor de cabeça, mal-estar e suor frio.

Auxiliar no tratamento de gastrite e pedra na vesícula

Assim como dito anteriormente, o boldo ajuda na produção de bile. Por isso, consegue ajudar no tratamento de problemas da vesícula biliar. Além disso, pode normalizar o funcionamento do mesmo. Enquanto isso, os alcaloides do boldo controlam os ácidos do estômago, diminuindo os sintomas da gastrite, reduzindo a acidez e auxiliando no tratamento da azia.

Melhora a digestão

O boldo é muito importante para quem sofre com problemas no fígado e no estômago. Por isso, ajuda a melhorar a digestão. A ação acontece quando se toma o chá antes das refeição. Além disso, a boldina melhora a ação da bile no intestino. Dessa maneira, as gorduras acabam sendo melhores digeridas e alivia a má digestão.

Tem ação antioxidante

Por conta de sua composição, como a presença de boldina e forscalina, é possível, ao consumir a planta medicinal, uma ação antioxidante no corpo. Assim, combate os radicais livres e diminuem os danos. Além disso, previne e combate doenças associadas ao estresse oxidativo, como a aterosclerose.

Melhora a ressaca

Bebeu um pouco a mais no dia anterior e quer melhorar da ressaca? O boldo consegue digerir e eliminar o acetaldeído, uma substância produzida após o consumo de álcool. O mesmo é o responsável pelos sintomas da ressaca, como dor de cabeça e mal-estar. Além disso, protege e restabelece o fígado.

This Post Has 0 Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *