Skip to content

Como tratar a má digestão?

A má digestão pode ser relacionada à alimentação ou servir de alerta para algo mais sério

Em geral, a má digestão é causada por uma alimentação rica em proteínas e gorduras: nutrientes que passam mais tempo no estômago e, por isso, podem gerar incômodos.
Pessoas que consomem muito líquido (especialmente bebidas com gás) junto com a comida também são alvos fáceis da má digestão, porque, com isso, acabam “dilatando” o estômago – o que também gera mal-estar.
Os principais sintomas de má digestão são sensação de queimação (azia) e de que o estômago está muito cheio (mesmo tendo comido pouco), arrotos frequentes, gases, enjoos, vômito, diarreia, prisão de ventre.
Como esses sintomas também são comuns a outros problemas relacionados ao sistema digestivo (especialmente a gastrite, que é uma inflamação séria no estômago), é importante consultar um médico para ter um diagnóstico adequado.
A má digestão em si pode ser tratada com mudança na alimentação de rotina (reduzindo a ingestão de carnes, derivados de leite e gorduras, por exemplo), consumo de chás de ervas (boldo, hortelã, erva-doce) e uso de medicamentos específicos (que devem ser sempre prescritos por um médico).
Não deixe de procurar ajuda se os sintomas de má digestão aparecerem com frequência maior do que 8 vezes ao longo de 30 dias.
Mais do que uma piora na qualidade de vida por conta do mal-estar, a má digestão prejudica a absorção dos nutrientes, o que pode gerar problemas mais sérios como anemia e perda severa de peso.
Se, além dos sintomas mencionados, você apresentar vômito com sangue, notar presença de sangue nas fezes ou fezes muito escuras e fétidas, procure atendimento de emergência.

Voltar

This Post Has 0 Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *