Skip to content

Carambola afeta saúde de pessoas com problemas renais

Fruta possui substância tóxica que afeta a saúde dos rins e leva a outras complicações

A carambola possui boas quantidade de vitamina A que é aliada da visão, da pele e ajuda no desenvolvimento do feto. Ela também conta com vitamina C, que melhora a imunidade, vitamina E, que tem forte ação antioxidante, e vitaminas do complexo B, que são essenciais para o sistema neurológico.

O potássio, que ajuda no controle da pressão arterial, também está presente na carambola, assim como as fibras, que favorecem o funcionamento do intestino. A carambola pode ser consumida como a fruta in natura, na forma de geleia, compotas ou sucos.

Problemas da carambola

Infelizmente, apesar de possuir as vitaminas mencionadas acima, a carambola também possui um lado ruim. Pacientes com problemas renais crônicos não devem ingerir a carambola, isto porque a fruta conta com a enzima caramboxina que não é filtrada pelos rins.

O excesso da caramboxina pode atingir o cérebro e ocasionar vômito, confusão mental, agitação psicomotora, convulsões e levar até mesmo à morte. Pessoas com propensão a formação de cálculos renais por ácido oxálico devem evitar o consumo da fruta.

Diabéticos também devem evitar o consumo da carambola, pois eles têm tendência a desenvolver problemas renais. Algumas pessoas com hipertensão têm problemas renais assintomáticos, de modo que o consumo da carambola pode agravar o quadro.

Para pessoas saudáveis, a quantidade recomendada de carambola é uma unidade do fruto maduro. A carambola pode ser ingerida por pessoas saudáveis, mas sem excessos. Se ela for consumida em grande quantidade ou se o suco da carambola for consumido diariamente também podem ocorrer problemas renais. A dose máxima de carambola que pode ser ingerida varia de acordo com a pessoa, não foi realizado nenhum estudo sobre a dose máxima.

Alguns sintomas da intoxicação por carambola são: soluços, confusão mental, perda da força muscular e convulsões. Diante destes sintomas é importante buscar a ajuda médica.

Voltar

This Post Has One Comment

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *