Skip to content
Alecrim

O alecrim tem uma longa história de usos culinários e aromáticos, além de aplicações na medicina tradicional à base de ervas e ayurvédica. Em suma, nativo da América do Sul e da região mediterrânea. Aliás, faz parte da família de plantas Lamiaceae, junto com hortelã, orégano, erva-cidreira e manjericão.

Ademais, muitas pessoas gostam do chá de alecrim por seu sabor, aroma e benefícios para a saúde. Assim, o Blog da Unic separou um benefício potencial para a saúde.

Alecrim rico em compostos antioxidantes, antimicrobianos e anti-inflamatórios

Como resultado, os antioxidantes são compostos que ajudam a proteger seu corpo contra danos oxidativos e inflamação, que podem levar a doenças crônicas como câncer, doenças cardíacas e diabetes tipo 2.

Dessa maneira, podem ser encontrados em uma variedade de alimentos vegetais, como frutas, vegetais e ervas como o alecrim. Além disso, o chá de alecrim também contém compostos que podem ter propriedades anti-inflamatórias e antimicrobianas.

A atividade antioxidante e anti-inflamatória do alecrim é amplamente atribuída aos seus compostos polifenólicos, como o ácido rosmarínico e o ácido carnósico.

Devido à sua capacidade antioxidante, o ácido rosmarínico frequentemente usado como um conservante natural para aumentar a vida útil de alimentos perecíveis.

Os compostos também podem ter propriedades antimicrobianas, que podem ajudar a combater infecções. Folhas de alecrim são empregadas na medicina tradicional por seus efeitos antibacterianos e de cicatrização de feridas.

Os estudos também investigaram os efeitos dos ácidos rosmarínico e carnósico no câncer. Eles descobriram que os dois ácidos podem ter propriedades antitumorais e até mesmo retardar o crescimento de células de leucemia, mama e câncer de próstata.

Foto Destaque: Divulgação / Istock

This Post Has 3 Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *