Aprenda tudo o que você precisa saber antes de começar o plano…
Também conhecida como bergamota ou mexerica, a tangerina é uma fruta riquíssima. É cheia de vitamina A e vitamina C, além de flavonoides. Dessa forma, é ótima para fortalecer o sistema imunológico, previne e combate a anemia, gripe e até mesmo o envelhecimento precoce.
Assim também, a tangerina conta com um baixo teor de gorduras e calorias, junto com boas quantidades de fibras e potássio. Ou seja, ajuda no combate da prisão de ventre, perda de peso e na prevenção de doenças, como a diabetes e pressão alta.
Se trata de uma fruta fácil de ser encontrada, além de muito versátil. Dessa forma, pode-se consumir como sobremesa, lanches ou usada em receitas, como em molhos, bolos e sucos. Enquanto isso, as suas folhas e a casca podem ser usadas em chás ou na produção de óleos essenciais.
A diferença de bergamota, ponkan e tangerina
A fruta pode ser encontrada em outros subtipos, como a bergamota e a ponkan. A bergamota é menor, mais achatada e também tem uma casca mais fina e lisa. Além disso, a encontramos em feiras e supermercados. Conseguimos consumir como fruta, sucos, licores, saladas, bolos ou molhos. Enquanto isso, a sua casca e folhas são boas para chás e óleos essenciais.
Enquanto isso, a ponkan é grande e pesada. Além disso, tem a casca grossa e poroso. Com isso, a fruta acaba sendo mais “solta” e mais fácil de descascar – ao contrário da bergamota, que tem a casca “agarrada” à fruta. Além disso, também existe outro tipo de bergamota, conhecida como “bergamota verde”. Apesar de pouco conhecida, geralmente a usamos para a produção de óleos essenciais.
Os principais benefícios da tangerina
A tangerina conta com inúmeros benefícios, desde a prevenção contra doenças cardíacas até a redução do colesterol “ruim”. Dessa maneira, para conseguir os benefícios da fruta, deve-se consumir junto a uma alimentação balanceada e associada com a prática regular de atividade física.
Ajuda na perda de peso
A tangerina é uma fruta de baixo índice glicêmico. Dessa maneira, aumenta o controle da fome, pois consegue ser absorvida mais lentamente. Dessa forma, se mostra como uma boa opção para dietas de perda de peso. Além disso, previne o sobrepeso e a obesidade. Assim também, rica em potássio e água, a tangerina também favorece a eliminação do excesso de líquido, ajudando no emagrecimento.
Previne as doenças cardíacas
Como tem muitas fibras, como a pectina, celulose e pictina, a tangerina consegue ajudar a diminuir a absorção de gordura da dieta. Além disso, elimina o excesso de gordura pelas fezes, prevenindo doenças cardíacas, como derrame, pressão alta e infarto. Assim também, rica em antioxidantes, essa fruta combate aos radicais livres. Ou seja, reduz o acúmulo de placas de gordura nas veias, além de melhorar a saúde das artérias, evitando a aterosclerose.
Combate e evita a prisão de ventre
Como é rica em fibras e água, dois compostos fundamentais para formar o bolo fecal e melhorar o movimento natural do intestino, a tangerina facilita a eliminação das fezes. Além disso, combate a prisão de ventre. As suas fibras também servem como alimento para as bactérias benéficas do intestino, promovendo o equilíbrio da flora intestinal.
Diminui o LDL
A tangerina possui uma boa quantidade de fibras como a pectina, que ajudam a diminuir os níveis do colesterol total e do colesterol LDL no sangue. Dessa forma, evita doenças, como o derrame e o infarto. Além disso, a fruta tem bastante riqueza quando o assunto é flavonoides, vitamina C e ácido cítrico, antioxidantes que combatem o excesso de radicais e livres e impedem a oxidação do colesterol “ruim”, o LDL. Isso porque diminui o excesso de colesterol no sangue e evita a aterosclerose.
Fortalece o sistema imunológico
Por conta de seus compostos, a tangerina consegue impedir uma formação excessiva de radicais livres. Dessa forma, fortalece o sistema imunológico, além de prevenir doenças, como gripe, resfriado e até mesmo alguns tipos de câncer. Além disso, a tangerina também atua como um prebiótico, fortalecendo as bactérias benéficas do intestinos. Isso diminui o risco de infecção, além de também ser essencial para a prevenção do câncer do intestino.
Previne e controla a diabetes
Como tem boas quantidades de fibras, a tangerina tem um baixo índice glicêmico, o que acaba ajudando a equilibrar os níveis de glicose no sangue. Dessa forma, evita a resistência insulínica e a diabetes. Além disso, a fruta também consegue regular os níveis de glicose no sangue, auxiliando no controle da diabetes. No entanto, não pode substituir o uso de medicamentos pelo consumo da fruta.
Mantém a saúde da pele e dos cabelos
Como é uma fonte de vitamina C, ácido cítrico e vitamina A, que são potentes antioxidantes, que combatem a ação dos radicais livres e dos raios ultravioletas do sol na pele, a tangerina evita problemas, como câncer de pele e dermatites. Além disso, os seus antioxidantes ajudam na formação de colágeno, melhorando a hidratação da pele e cabelos, prevenindo rugas e flacidez.
Ajuda no tratamento da anemia e da ansiedade
Assim como já dito, a tangerina é rica em vitamina C. Ou seja, melhora a absorção de ferro presente em carnes e vegetais, ajudando no tratamento da anemia. Isso acontece porque o ferro é essencial na formação da hemoglobina, que fica diminuída na anemia. Além disso, tem um efeito calmante no sistema nervoso central. Por isso, a sua casca tem sido usada em chás e óleos essenciais, ajudando a diminuir os níveis do hormônio cortisol no organismo, sendo fundamental nos tratamentos de ansiedade e estresse.
Como consumir a tangerina?
Podemos consumir a tangerina fresca e inteira, sendo uma ótima opção para sobremesas ou nas pequenas refeições. Enquanto isso, as suas folhas e cascas podem servir como chás. Além disso, a casca são bons para óleos essenciais, usados na pele ou em aromatizador de ambiente.
Os principais usos, porém, são em chás e óleos. O chá pode ser preparado usando uma colher de sopa das folhas limpas e frescas em 250 ml de água fervendo. Deixe descansar por 5 a 10 minutos. Espere ficar morno, coe e beba. Enquanto isso, os óleos são encontrados em lojas de produtos naturais ou em drogarias. Dilua 5 gotas em 1 colher de sopa de óleo de coco ou de jojoba. Aplique na pele para auxiliar tratamentos de dermatite ou psoríase. Evite a exposição ao sol por até 6 horas depois da aplicação, a fim de evitar irritação.
Uma outra possibilidade acaba sendo a infusão. Para isso, coloque a casca de 4 tangerinas frescas em 1 litro de água. Ferva a mistura por cerca de 2 minutos. Deixe repousar por mais 10 minutos. Logo depois, retire a casca. Beba morna ou até mesmo gelada.
Farmacêutica, Bioquímica e Nutricionista
Graduanda em farmácia estética
Pós graduação em farmácia clínica e atenção Farmacêutica
Pós graduação em fitoterapia clínica
Formada em nutrição
Atua como farmacêutica há mais de 10 anos no mercado
magistral, Com Inscrição no Conselho Regional de Farmácia N.46216
This Post Has 0 Comments