Skip to content
pele

O outono já chegou. Com ele, podemos acabar sofrendo algumas alterações nos cuidados do dia a dia. Por exemplo, a pele, geralmente, acaba se tornando mais ressecada. Dessa maneira, é preciso encontrar formas de aumentar a hidratação – sem exageros. Além disso, a descamação também pode acabar aparecendo.

Por isso, o Blog da Unic separou dicas infalíveis para ajudar a manter a pele hidratada e cuidada durante o outono.

Conheça seu tipo de pele

Antes de tudo, é preciso conhecer com o tipo de pele que você tem. Assim, é possível identificar qual a melhor maneira de se cuidar. Existem quatro tipos de peles: normal, seca, oleosa e mista.

  • Pele normal: esse tipo não apresenta aspecto oleoso ou seco. Além disso, não tem brilho moderado, sendo luminosa, rosada e tende a ser suave. Dessa forma, aparenta firme ao tato, com os poros imperceptíveis a olho nu. Não tem espinhas.
  • Pele seca: esse tipo de pele tem a sensação de que a pele repuxa após o contato com a água. Além disso, pode descamar com mais facilidade e não ter brilho.
  • Pele oleosa: enquanto isso, esse tipo é caracterizado pela produção de oleosidade, tendo uma maior quantidade de sebo. Pode ter os poros mais dilatados, com a formação de acne mais frequente.
  • Pele mista: essa apresenta oleosidade em apenas algumas partes do rosto, como na testa, nariz e queixo. Enquanto isso, tem áreas mais secas, como nas bochechas.

Não exagere na limpeza

Geralmente, no outono (assim como no inverno), a pele fica mais ressecada. Ou seja, é preciso redobrar os cuidados para não danificar a pele. Dessa maneira, uma das principais dicas é não exagerar na limpeza. Afinal, isso pode acabar deixando a pele ainda mais ressecada. Além disso, caso você tenha a pele mais oleosa, pode provoca um efeito rebote.

Isso não significada que você deve deixar de manter a pele limpa. Pelo contrário, esse passo é extremamente essencial para que a mesma siga com uma boa saúde. Afinal, com uma boa limpeza é possível que ocorra, com maior eficiência, a renovação celular, além de desobstruir os poros. Hoje em dia, existem diversos tipos de cosméticos para uma boa limpeza, como tônicos e águas micelares. Para escolher o melhor produto, você deve observar qual o seu tipo de pele.

Tenha uma rotina de hidratação

A hidratação é algo fundamental. Ela não precisa ser algo muito pesado. No entanto, é indispensável, pois faz com que a pele não fique ressacada ou descamando durante o outono. Dessa maneira, o ideal é escolher um hidratante que seja indicado para o seu tipo de pele. Assim também, use duas vezes ao dia, logo depois de lavar o rosto e o corpo. om isso, você conseguirá evitar o ressecamento nas estações mais frias.

Evite os banhos quentes

A água quente é a inimiga número 1 de uma boa hidratação. Afinal, a mesma favorece a perda de água pela pele, podendo fazer com que a mesma acabe ficando mais ressecada. Dessa maneira, por mais tentador que seja tomar um banho quente durante o inverno, tente evitar. Se não quiser usar a água fria, aposte na água morna – sempre com cuidado para não exagerar na temperatura.

Não esqueça de usar o protetor solar!

No verão, o protetor solar é um dos itens indispensáveis de qualquer pessoa. No entanto, o produto acaba sendo deixado de lado durante outras estações. Porém, vale a pena ficar de olho: para manter a pele saudável e protegida durante o ano inteiro, é preciso usar protetor solar no resto e nas áreas expostas do corpo diariamente. Mesmo que não tenhamos dias muito quentes, os raios ultravioletas seguem aparecendo. Estes conseguem provocar inúmeras mudanças na pele. Ou seja, é extremamente importante aplicar um filtro solar diariamente. É recomendado que se utilize, de preferência, antes de sair de casa e renovar a aplicação a cada 8 horas. Somente assim é possível manter a proteção durante o dia.

Aposte em cuidados nos lábios

O rosto é uma das partes que mais sofre com o dia a dia. No entanto, hidratar o corpo e mãos, por exemplo, é algo que geralmente adotamos à rotina. Porém, os lábios podem acabar sofrendo muito com os efeitos do ressecamento, que aparece durante o outono e inverno. Dessa maneira, além de usar hidratantes, não se esqueça de apostar nos hidratantes labiais.

Beba água

Não é novidade para ninguém o quão importante a água é para o organismo. Não só para a saúde interna, quanto para a interna. Assim como precisa-se hidratar com cosméticos, é preciso consumir água para deixar fora bem também. Por isso, tome mais de dois litros de água ao longo do dia.

Tenha boas noites de sono

O corpo funciona bem de acordo com o sono. Dormir bem e ficar descansado ajuda com as funções básicas em cada organismo. Assim, com o sono em dia, os hormônios são liberados de maneira correta, além  do sistema imunológico ficando mais fortalecido e as células renovadas acontecem. Quando não acontece, a pele fica ressecada e com uma aparência opaca.

Por isso, durma, no mínimo, oito horas por dia. Além disso, evite mexer no celular ou assistir televisão antes de dormir. Procure manter uma rotina relaxante à noite, a fim de conseguir, realmente, descansar.

This Post Has 2 Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *