Conheça a importância de beber água - Blog Unicpharma
Importância De Beber água

Conheça a importância de beber água

Não espere sentir sede para hidratar o corpo: faça isso com regularidade ao longo do dia

O total existente de água no corpo é de 75% na infância e, na vida adulta, mais da metade dele é composto de água. Diante disso, já dá para perceber que a hidratação é essencial para o equilíbrio do organismo. E os especialistas são categóricos: não espere sentir sede para beber água. Faça isso regularmente ao longo do dia. E se você for do tipo esquecido, ter uma garrafa de água sempre por perto pode ser uma boa maneira de ingerir a quantidade adequada para manter a saúde.

Qual a quantidade ideal?

Os nutricionistas do Ministério da Saúde explicam que, assim como qualquer alimento, a quantidade de água que você deve beber é variável. Isso depende de uma série de fatores como idade, peso, atividade física que realiza e até mesmo clima e temperatura do ambiente onde vive.

Pessoas sedentárias, segundo recomendação da Organização Mundial da Saúde, devem ingerir, em média, de 2 e meio a 3 litros de água por dia. Pessoas que fazem atividade física com frequência devem consumir de 4 a 5 litros de água durante o dia. A quantidade aumenta porque, como já se perde água durante os exercícios, é necessário repor os estoques de eletrólitos, itens fundamentais para dar energia imediata ao corpo.

É importante dizer que a quantidade de água recomendada para cada pessoa não deve ser diluída em outras bebidas. Isso significa que café, chás, sucos e outras bebidas (com ou sem açúcar) não entram nessa conta.

Para orientações específicas sobre quantidade de água que você deve consumir e como manter uma alimentação saudável, consulte um nutricionista.

Como beber água favorece a saúde

Mantém a pressão arterial equilibrada: a água é um componente importante do sangue e como esse é o elemento que percorre todo o corpo levando oxigênio para as células, beber água faz toda a diferença para que isso aconteça de forma eficiente. Manter a pressão arterial equilibrada é consequência de uma hidratação adequada e do consumo moderado de sódio (muito presente em alimentos industrializados).

Previne contra doenças: beber água pode ser fundamental para evitar doenças, inclusive aquelas relacionadas ao sistema circulatório. Sem água, os índices de uréia e ácido úrico no sangue podem ficar alterados sendo responsáveis por problemas como pedras nos rins ou complicações nas articulações.  

Ajuda a emagrecer: além de adotar hábitos alimentares mais saudáveis e praticar atividade física regularmente, beber água pode fazer a diferença na busca por um peso corporal saudável. Os nutricionistas do Ministério da Saúde explicam que beber água auxilia na desinflamação da gordura. O excesso de gordura vem da célula inflamada e a água é fundamental para fazer essa célula voltar ao normal. Se a pessoa está em um processo de emagrecimento e não ingere a quantidade de água recomendada, terá dificuldade para emagrecer.

Beber água é importante para a pele

De acordo com a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), uma boa hidratação auxilia na manutenção do viço e da beleza. Também é importante para manter a integridade da camada de proteção da pele e evitar problemas como descamação, ressecamento, envelhecimento precoce, irritações e infecções.

Os especialistas reforçam que uma boa hidratação deve ser feita por dentro e por fora. Por isso, além do uso de produtos específicos, recomenda-se a ingestão diária de, no mínimo, dois litros de água.

Veja outras medidas que ajudam a manter a pele bem hidratada, de acordo com a SBD:

– Evitar exposição excessiva ao sol;
– Manter uma dieta rica em frutas e verduras, que contenham muitas fibras;
– Evitar o uso excessivo de sabonetes, buchas, banhos muito quentes e prolongados, principalmente no inverno;
– Evitar realizar esfoliações excessivas na pele.

Voltar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *