skip to Main Content
Pele saudável

Ter uma pele bonita, bem cuidada e saudável é o objetivo de muitas pessoas. Afinal, é a parte do nosso corpo que mais sofre com as questões externas. Afinal, a exposição é grande.

Dessa maneira, ter uma pele saudável e bonita não é apenas questão genética. Vai muito mais além. É questão de cuidados – e ela requer muitos. Além disso, tudo o que realiza-se na mesma impacta direto na aparência. Ou seja, é preciso ser cauteloso e zelosa.

Sendo assim, existem diversos comportamentos que podem melhorar (e muito) a saúde da nossa pele. Além disso, é possível hidratada, saudável e até com aparência mais jovem. Dessa maneira, além de dormir e se manter descansado ao longo do dia e usar protetor solar no cotidiano, é essencial investir em cuidados com produtos.

Quais são os cuidados que devo ter com a pele?

Proteger a pele do sol

O sol pode ser o maior inimigo para quem quer evitar o envelhecimento da pele. Afinal, os raios ultravioletas conseguem provocar inúmeras mudanças na pele. Ou seja, é extremamente importante aplicar um filtro solar diariamente. É recomendado que se utilize, de preferência, antes de sair de casa e renovar a aplicação a cada 8 horas. Somente assim é possível manter a proteção durante o dia.

Mantenha a pele limpa

Um dos maiores inimigos de uma pele bem cuidados é o sono com maquiagem. Além de não deixar os poros respirarem livremente, a maquiagem traz malefícios, como espinhas, rugas e deixa um aspecto envelhecimento. Dessa maneira, manter a pele limpa é extremamente essencial para que a mesma tenha boa saúde.

Dessa maneira, manter a pele limpa permite que ocorre, com maior eficiência, a renovação celular. Além disso, consegue desobstruir os poros e permite uma maior absorção dos ativos presentes nos produtos cosméticos.

São os mais diversificados e vários cosméticos para um boa limpeza. Existem leites de limpeza, tônicos, água micelar, sabonetes líquidos emulsões cremosas, entre outros. Estes devem ser usados de acordo com o tipo de cada pele. Por exemplo, peles secas não devem ser limpas com sabonetes. Enquanto isso, para as peles oleosas por produtor específicos, sem óleos.

Aposte em uma boa hidratação

Uma pele hidratada mantém você protegida da desidratação e das agressões diárias do dia-a-dia. Mesmo as peles oleosas precisam de ser hidratadas, pois também perdem água, sendo os melhores hidratantes os não oleosos.

Uma pele hidratada é tudo. Para isso, nada melhor do que uma boa hidratação, o que faz com que o aspecto fique mais suave. Assim, é importante apostar em óleos hidratantes ou manteigas corporais. Por sua textura, as duas ajudam na maciez da pele.

Conheça seu tipo de pele

Tipos de peles

Pele normal: esse tipo não apresenta aspecto oleoso ou seco. Além disso, não tem brilho moderado, sendo luminosa, rosada e tende a ser suave. Dessa forma, aparenta firme ao tato, com os poros imperceptíveis a olho nu. Não tem espinhas.

Pele seca: esse tipo de pele tem a sensação de que a pele repuxa após o contato com a água. Além disso, pode descamar com mais facilidade e não ter brilho.

Pele oleosa: enquanto isso, esse tipo é caracterizado pela produção de oleosidade, tendo uma maior quantidade de sebo. Pode ter os poros mais dilatados, com a formação de acne mais frequente.

Pele mista: essa apresenta oleosidade em apenas algumas partes do rosto, como na testa, nariz e queixo. Enquanto isso, tem áreas mais secas, como nas bochechas.

Busque uma alimentação saudável

A pele precisa ser cuidada de dentro para fora. Dessa forma, a alimentação tem grande influência na saúde. Assim também, também podem ter efeitos direto.

Ou seja, uma alimentação pobre, com muita gordura e doces não trazem um aspecto viscoso e saudável. Enquanto isso, quando se alimenta bem, com fibras, alimentos naturais – aqueles que evitam a prisão de ventre, por exemplo -, entre outros, a pele se mostra mais saudável.

Ter um intestino funcionando bem, com uma rotina boa na alimentação, a pele tem mais chances de se manter melhor, com aspecto jovem. Além disso, alimentos ricos em água e antioxidantes são bons auxiliares para se proteger do envelhecimento precoce.

Faça uma boa esfoliação

Assim como a hidratação, a esfoliação é essencial, a fim de acelerar a renovação das células. Esse processo colabora na remoção das sujeitas e das células mortas da pele. Além disso, também pode estimular a produção do colágeno e melhorar a circulação, o que faz com que se reduza as manchas.

Geralmente, os esfoliantes podem ser usado uma a duas vezes por semana. Contudo, no verão, a frequência máxima é de duas vezes por semana. Afinal, quando realizado em excesso, pode prejudicar, fazendo com que fique prejudicada. Vale destacar que existem produtos mais suaves, que podem ser usados diariamente, pois não são tão “agressivos”.

Não mexa nas espinhas

Dessa maneira, as espinhas são resultados de uma limpeza não tão eficaz na pele. No entanto, as mesmas podem piorar caso sejam manipuladas. Assim, ao espremê-las, as bactérias nas mãos e as de baixo da unhas ficam nas lesões. Logo, acabam se tornando um machucado maior, inchado e dolorido. Ou seja, não deixa um aspecto bonito, além de marcar a rosto.

Beba água

Não é novidade para ninguém o quão importante a água é para o organismo. Não só para a saúde interna, quanto para a interna. Assim como precisa-se hidratar com cosméticos, é preciso consumir água para deixar fora bem também. Por isso, tome mais de dois litros de água ao longo do dia.

Tenha boas noites de sono

O corpo funciona bem de acordo com o sono. Dormir bem e ficar descansado ajuda com as funções básicas em cada organismo. Assim, com o sono em dia, os hormônios são liberados de maneira correta, além  do sistema imunológico ficando mais fortalecido e as células renovadas acontecem. Quando não acontece, a pele fica ressecada e com uma aparência opaca.

Por isso, durma, no mínimo, oito horas por dia. Além disso, evite mexer no celular ou assistir televisão antes de dormir. Procure manter uma rotina relaxante à noite, a fim de conseguir, realmente, descansar.

This Post Has 0 Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *