Pele Seca? Essas Dicas Podem Te Ajudar

Nossa pele pode muitas vezes ser uma das áreas mais negligenciadas, apesar de ser o maior órgão do nosso corpo. Afinal, vivemos nele! Além da pele seca e coceira que o ar condicionado em voos de longa distância pode causar, está constantemente exposta a ambientes novos e muitas vezes agressivos quando estou longe. Isso significa umidade, tempo seco, chuva – o que você quiser.

“Com o passar dos anos, comecei realmente a cuidar da minha pele. E notei uma diferença enorme quando comecei a olhar as coisas de dentro para fora. Além de cuidar da pele superficialmente, muitas vezes a maior mudança pode ser observada quando você começa a abastecer as células da pele por dentro”, afirma Flávia Lopes, nutricionista.

Aqui estão algumas dicas para fazer sua pele brilhar de dentro para fora!

O que comer para melhorar a pele?

Todos nós conhecemos o ditado: “Você é o que você come”. Mas poucos de nós realmente dedicamos tempo para realmente entender e apreciar como os alimentos que colocamos em nossos corpos afetam nossa saúde geral, energia e aparência.

“A melhor maneira de realmente fazer sua pele brilhar de dentro para fora é garantindo que você está comendo uma variedade de superalimentos. A vitamina C é um poderoso superalimento e antioxidante. É necessário para manter um sistema imunológico forte e é um ingrediente fundamental para proporcionar uma pele saudável e radiante”, afirma Rosane Guedes, dermatologista.

Felizmente, não é muito difícil encontrá-lo em muitas frutas e vegetais! Além das laranjas, você também pode obter boas quantidades de vitamina C em mirtilos, mamões, morangos, kiwi e até na batata-doce! Uma maneira fácil de adicionar alguns desses à sua dieta é misturar alguns mirtilos com iogurte ou cereal no café da manhã.

Alimentos ricos em gorduras saudáveis, como abacate, nozes e sementes também podem fornecer uma infinidade de benefícios – além de mantê-lo satisfeito por mais tempo!

O que beber?

“Uma forma de garantir que recebo água suficiente por dia – 13 xícaras para homens, 9 xícaras para mulheres – é sempre ter duas garrafas de 1 litro de água na geladeira, das quais bebo ao longo do dia. Assim que terminar com os dois, sei que, entre eles e tudo o mais que bebi, minha ingestão diária de água é boa para o dia. E minha pele fica bem nutrida!”, afirma Flávia.

Uma descoberta relativamente nova para mim também foi a água de coco. A água de coco tem propriedades hidratantes intensas e também é de vitamina C, bem como potássio, cálcio e magnésio.

Sucos e vitaminas também são ótimos para obter vários nutrientes em uma porção saudável. As vitaminas e nutrientes que contêm são bons para curar a pele e manter a saúde. Para evitar conservantes e açúcares adicionados – que podem causar estragos na pele – experimente fazer o seu próprio em vez de comprar na loja.

O que colocar no rosto para melhorar pele seca?

Sim, a maioria dos cremes e pomadas são tecnicamente tópicos – mas apenas os melhores produtos revitalizam sua pele de dentro para fora, então vale a pena investir naqueles que você sabe que vão penetrar na pele e começar a trabalhar de dentro para fora!

Tente usar máscaras

As máscaras podem ser uma ótima maneira de fornecer a hidratação necessária, penetrando profundamente para extrair o excesso de oleosidade, limpar a pele morta e aumentar a umidade.

Preste atenção às estações, pode ficar com a pele seca

A sua pele muda ao longo do ano, tal como as estações. Portanto, o que funciona para você no verão, muitas vezes não é o melhor remédio para o inverno.

“Como costuma acontecer, precisamos de um hidratante e umectante mais intenso para os meses de inverno, quando o frio deixa a pele mais seca, e de um hidratante mais leve para o verão. Idealmente, com um FPS para proteger nossa pele dos fortes raios ultravioleta do sol”, diz Rosane.

“Para o inverno, eu recomendaria algum que seja rico em vitaminas e perfeito para pele facilmente irritada. Com uma mistura de óleos de amêndoa doce e prímula, ajuda a tonificar, equilibrar e proteger a pele, ao mesmo tempo que elimina o ressecamento”, completa.

Usar máscaras de folha

As máscaras de lençol são um pouco menos confusas do que as máscaras normais, pois já estão saturadas de ingredientes poderosos que amam a pele. Tudo que você precisa fazer é colocá-los em seu rosto e deixá-los por 10-15 minutos para que possam absorver todas as coisas boas. Além disso, oferece nutrição e hidratação para uma pele limpa, lisa e clara.

Em vez de lidar com a dificuldade de decantar minhas garrafas para atender às restrições de líquidos para bagagem de mão, é muito mais fácil apenas ficar confortável, colocar uma máscara de lençol e sentar e relaxar enquanto assiste a um filme.

Use os óleos certos para sua pele deixar de ser seca

Ninguém quer ter uma pele oleosa, mas isso não significa que os óleos naturais não podem desempenhar um papel em manter nossa pele saudável. Aliás, à noite para que a fórmula de trabalho duro possa reparar minha pele enquanto dorme, pode ser uma boa. Tem um cheiro absolutamente lindo e com nove óleos essenciais, incluindo lavanda, é perfeito para ajudá-lo a adormecer. Você pode misturar o óleo com um hidratante noturno para fornecer uma barreira protetora contra o ar frio e áspero”, afirma Rosane.

Se você tem uma pele seca e escamosa que reage às mudanças do clima, procure o ácido hialurônico na lista de ingredientes de qualquer produto que você use, pois ele pode deixar sua pele com uma sensação tão radiante depois de limpar todos aqueles incômodos flocos secos. Assim, pode-se usar uma que vem em sua forma mais pura e tem como alvo a desidratação, embotamento e linhas finas sem irritar a pele sensível.

Para um brilho de corpo inteiro, pode ser uma que oferece uma incrível variedade de óleos sensuais, calmantes e perfumados para cuidar da sua pele. Além disso, que ajuda a reduzir estrias, manchas senis e linhas finas. Bem como óleo de argão, que aumenta o brilho e melhora a textura da pele. É um grampo de banheiro bastante versátil porque você pode usá-lo para rosto, corpo, cabelo e unhas. Além disso, o cheiro é absolutamente incrível, com notas de laranja doce, baunilha, limão e rosa!

Independentemente da sua idade ou estilo de vida, é importante fazer um esforço consciente para cuidar da sua pele, principalmente seca. A pele em que você vive é sua para sempre, então reserve um tempo para tratá-la bem. Em troca, ele cuidará de você!

Foto Destaque: Divulgação/Getty Images

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *