Skip to content
Pele opaca? Veja dicas para melhorar sua face

A sua pele não tem brilho ou tem blas? Se sua pele está parecendo opaca, você deve estar se perguntando o que está causando isso e como pode criar um brilho saudável e vibrante. Assim, neste artigo no Blog da Unic, veremos mais de perto o que pode estar causando a aparência opaca da sua pele. Além disso, ofereceremos nove maneiras recomendadas por dermatologistas para dizer adeus para sempre à pele sem brilho.

O que causa a pele opaca?

Sua pele é o maior órgão do seu corpo. Portanto, faz sentido que haverá momentos em que sua pele parecerá um pouco indisposta. Então, o truque é descobrir por que e o que você pode fazer para mudar isso. Assim, vejamos algumas das causas mais comuns de pele sem brilho.

Desidratação

“Se você não estiver bebendo água suficiente, provavelmente afetará a aparência da sua pele. Na verdade, um estudo de 2015 encontrou uma forte ligação entre beber bastante água e ter uma pele saudável. Beber muita água ajudará a aumentar a hidratação abaixo da superfície da pele. Além disso, a aplicação de um soro facial hidratante pode ajudar a reter a umidade nas camadas superiores da pele”, afirma Rosane Guedes.

Falta de hidratante

Poupar o hidratante, bem como se a sua pele tende a ficar seca, pode afetar a saúde e a vitalidade da pele. Usar um hidratante duas vezes ao dia pode ajudar a hidratar a pele e proteger a delicada camada superior.

Acúmulo de células mortas da pele

Sua pele libera células mortas em uma base regular para dar lugar a novas células. Mas às vezes as células mortas não se desprendem como deveriam. Em vez disso, eles constroem a superfície da pele. Isso pode resultar em pele seca, sem brilho, descamada e irregular.

Aridez

A pele seca pode rapidamente assumir a aparência de opaca e sem vida. Isso é especialmente verdadeiro durante os meses de inverno, quando o ar é frio e seco, ou se você vive em um clima com umidade muito baixa.

Uso do tabaco

“De acordo com uma revisão de 2010, fumar é um fator ambiental importante no envelhecimento prematuro da pele. A revisão descobriu que fumar pode prejudicar a produção de colágeno e degradar as fibras elásticas e o tecido conjuntivo da pele. Também pode aumentar o estresse oxidativo nas células da pele. Tudo isso pode acelerar o processo de envelhecimento e contribuir para que a pele pareça opaca”, diz Rosane.

Envelhecimento

O envelhecimento é uma parte inevitável da vida. O envelhecimento da pele também. E embora você não possa controlar o processo de envelhecimento, você pode adotar uma rotina de cuidados com a pele que ajuda a fornecer à sua pele a nutrição e a hidratação de que ela precisa para se manter saudável e vibrante.

Como rejuvenescer a pele opaca?

Todos nós lidamos com ataques ocasionais de pele opaca. Mas se você acorda regularmente com a pele sem brilho, pode estar se perguntando o que pode fazer para melhorar sua pele. As boas notícias? Você tem muitas opções.

Seja gentil com sua pele

“Você quer ter certeza de ter removido completamente a maquiagem e a sujeira que obstrui os poros do seu dia, mas faça isso com cuidado”, diz Rosane.

Seu conselho? Evite esfoliantes ásperos e sabonetes ressecantes, que podem causar irritação na pele, pequenas lágrimas, vermelhidão, rigidez e descamação da pele. Em vez disso, use um óleo de limpeza primeiro para remover a maquiagem e o protetor solar sem descascar e danificar a camada superior da pele. Em seguida, faça uma segunda lavagem com um limpador suave para remover o óleo.

Evite água quente

Ser gentil com sua pele também significa não usar água quente ou sabonetes agressivos.

“A água quente pode descascar os óleos naturais, o que pode causar secura e irritação. Também pode causar dilatação superficial dos vasos,  pode fazer a pele ficar vermelha, mas apenas temporariamente”, afirma.

Em vez disso, use água morna ao limpar o rosto. Opte também por um limpador hidratante com ingredientes como óleo de coco , manteiga de karité ou óleo de amêndoa para ajudar a reter a umidade.

Faça da esfoliação parte de sua rotina

A esfoliação regular é a chave para uma tez brilhante. Quando as células mortas da pele se acumulam nas camadas externas da pele, isso pode fazer com que a pele pareça opaca, seca e descamada, e pode até obstruir os poros. A esfoliação regular pode evitar que isso aconteça.

De acordo com Rosane, a esfoliação também ajuda a suavizar e polir a pele, diminuindo as linhas finas  e a textura da pele:

“A esfoliação ajuda a expor uma nova camada de pele pronta para reter a hidratação quando o hidratante é aplicado. Isso pode ajudar a aumentar a elasticidade da pele, fazendo com que pareça mais jovem, mais lisa e mais saudável.”

King explica que, com o tempo, a esfoliação regular pode aumentar a renovação celular e estimular a produção de colágeno.

Ao adicionar esfoliação à sua rotina de cuidados com a pele, King geralmente recomenda começar esfoliando duas vezes por semana e aumentando a frequência conforme tolerado por sua pele. Você pode precisar de um cuidado especial se sua pele estiver muito seca ou irritada.

A esfoliação pode ser:

  • Mecânico físico. Isso pode incluir escovas esfoliantes, esponjas, luvas ou esfrega.
  • Químico. Isso pode incluir alfa-hidroxiácidos, como os ácidos glicólico, lático, tartárico e cítrico, ou beta-hidroxiácidos, como o ácido salicílico.

Após a esfoliação, aplique um hidratante imediatamente para manter a umidade e proteger as células da pele recém-reveladas.

Adicione um soro à sua programação

Os soros para o rosto contêm uma alta concentração de ingredientes que ajudam a iluminar a pele, aumentar a hidratação e diminuir os sinais de envelhecimento. Como os soros são rapidamente absorvidos pela pele, você pode aplicá-los uma ou duas vezes ao dia após a limpeza.

Rosane recomenda produtos com:

  • vitamina C
  • vitamina B3 ( niacinamida )
  • ácido ferúlico
  • Resveratrol

Esses ingredientes têm um forte efeito antioxidante que pode ajudar a prevenir e desfazer os danos dos radicais livres que destroem o colágeno. A vitamina C também ajuda a atenuar a hiperpigmentação ou manchas escuras, dando à sua pele uma aparência mais uniforme com o tempo. Outro ingrediente importante a ser procurado é o ácido hialurônico, que retém temporariamente a água nas camadas superficiais da pele.

Marque um encontro com uma máscara facial

Tratar-se com uma máscara facial semanal é outra excelente ferramenta para fazer sua pele brilhar.

Procure máscaras que contenham:

  • antioxidantes
  • ácido hialurônico
  • manteiga de karité
  • outros ingredientes hidratantes e abrilhantadores

Em geral, você pode usar uma máscara facial de 1 a 3 vezes por semana, mas isso depende do produto e do seu tipo de pele. Certifique-se de ler as instruções antes de usar uma máscara facial na pele.

Maximize seu hidratante

A hidratação duas vezes ao dia com o produto certo pode ajudar a manter a saúde da pele e tratar vários tipos de dermatites. Bem como, os benefícios de usar regular um hidratante no rosto incluem o seguinte:

  • O hidratante pode reparar e proteger a barreira da pele. Dica: Procure ceramidas nos ingredientes.
  • Ele pode atrair água para a epiderme para ajudar a aumentar a elasticidade da pele. Dica: Procure ácido hialurônico e glicerina.
  • Pode prevenir a perda de umidade. Dica: Procure dimeticona e petrolato.

Estimule o crescimento do colágeno com um retinóide

Foi comprovado cientificamente que os retinóides, derivados da vitamina A, estimulam o crescimento do colágeno e normalizam a renovação das células da pele”, diz Rosane.

Os retinóides ajudam a esfoliar as células da pele mais velhas e trazer células da pele novas e frescas para a superfície. Eles também suavizam e afinam a camada superior de células. No final das contas, a luz refletirá melhor nessa superfície lisa, dando a você um brilho mais natural. Para começar, ela recomenda aplicar um tratamento retinóide 2 noites por semana e aumentar a frequência conforme sua pele se acostuma com esse ingrediente.

Considere um procedimento

Seu derma é treinado em alguns dos melhores procedimentos para melhorar a aparência de sua pele. De acordo com Rosane, procedimentos como uma sessão fotofacial IPL podem ajudar a minimizar o aparecimento de manchas marrons. Também pode ajudar a uniformizar o tom da pele e melhorar a capacidade de reflexão da luz. Para melhores resultados, ela recomenda uma sessão de refresco uma vez por ano. Os lasers Fraxel, outro tratamento no consultório, ajudam a recuperar a superfície da pele.

“Esse procedimento ajuda a deixar a pele mais lisa com menos linhas finas e mais pigmentação uniforme. Isso pode fazer sua pele parecer mais brilhante”, diz ela.

9. Use protetor solar

Por último, mas não menos importante, use protetor solar.

“Isso ajudará a prevenir danos induzidos por UV. Assim, incluindo despigmentação da pele, manchas marrons envelhecidas e textura áspera e opaca”, completa.

A opaca pode ser causada por desidratação, escolhas de estilo de vida ou atalhos na rotina de cuidados. Assim, existem etapas que você pode seguir para aumentar o brilho natural. Dessa maneira, esfoliar, hidratar duas vezes ao dia, usar um soro hidratante e máscara facial. Além disso, aplicar um retinóide podem ajudar a substituir a aparência opaca por um brilho mais saudável e vibrante. Em suma, se você tiver dúvidas sobre qual produto usar, converse com seu médico.

Foto Destaque: Divulgação / Getty

This Post Has 0 Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *