Skip to content
Descamação de unhas

Hoje em dia, as unhas têm um propósito cosmético, mas seus usos primitivos incluíam cavar e defender. Além disso, também protegem a ponta dos dedos e aumentam sua capacidade de pegar itens.

São feitas de queratina, uma proteína que também se encontra no cabelo. Como resultado, têm várias camadas resistentes que podem descascar. Isso pode fazer com que eles pareçam finos ou enfraquecidos, fazendo com que se partam. O termo médico para descascar ou rachar as unhas é onicosquizia.

A descamação pode ser o resultado de um trauma externo ou externo à unha. Mais raramente, eles podem indicar uma condição sistêmica ou um sinal de que um processo patológico está ocorrendo dentro do seu corpo.

Leva seis meses para uma unha crescer até o seu comprimento total. Isso significa que é possível ter anormalidades na unha como resultado de algo que ocorreu meses antes.

O que causa a descamação das unhas?

Trauma ou danos à própria unha podem causar descamação. Molhar as mãos em água quente enquanto lava a louça ou se envolver em qualquer outra exposição prolongada à água pode ressecar a unha. Isso também pode causar descamação.

Outras causas traumáticas de peeling incluem:

  • qualquer atividade que pressione a unha
  • uso excessivo das unhas como uma ferramenta
  • pegando ou descascando o esmalte de unha
  • aplicação de unhas postiças ou acrílicas

Se você não pode atribuir a descamação a uma causa externa ou interna, uma maneira de saber a diferença é comparar as unhas dos pés. Aliás, se estiverem descascando, mas não (ou vice-versa), isso indica uma causa externa. Mas, se os pés estão descascando, isso sinaliza uma causa interna.

As causas internas podem variar, mas às vezes as unhas secas e descascadas podem indicar uma deficiência de vitaminas, geralmente uma deficiência de ferro.

Foto Destaque: Reprodução/Istock

This Post Has 0 Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *