Skip to content
unhas

Muitas mulheres desejam manter as unhas bonitas por um longo tempo. Assim, além da aparência, a saúde das unhas geralmente é muito importante. O segredo para isso é justamente os cuidados certos.

Os alongamentos de unha podem ser uma boa opção. No entanto, para quem deseja que as unhas cresçam mais rápido, uma base fortalecedora, hidratação e cuidado com a exposição, por exemplo, ajudam a evitar o enfraquecimento. Este deixa as mesmas mais sensíveis, fracas e quebradiças.

As unhas, geralmente, crescem 0,1 mm por dia. Assim sendo, cresce cerca de 2 a 3 mm por mês. Por isso, ajuda a fortalecer e facilita o crescimento. Enquanto isso, unhas fracas e quebradiças não crescem adequadamente e podem até indicar deficiências nutricionais ou até mesmo doenças, como o hipotireoidismo, anemia ou até micose.

Confira dicas do Blog da UnicPharma para manter suas unhas saudáveis e com bom crescimento.

Confira o Ciclopirox Olamina, um antifúngico tópico indicado no tratamento de micoses nas unhas. Veja somente na Unicpharma com as melhores condições!

Não roa as unhas

A onicofagia é a compulsão de roer as unhas. Esse vício cria um problema estético, pois deixa as unhas com aspecto de mal cuidadas, e até um problema de saúde. Dessa forma, esse hábito faz com que as unhas fiquem fáceis de quebrar, além de amolecidas. Assim como, pode ocorrer também machucados, o que serve de porta para entrada de vírus, bactérias e fungos.

Hidrate!

Um bom creme sempre é importante, inclusive nas mãos e unhas. Dessa forma, ajuda a manter a hidratação até a cutícula. Assim, deixa a unha mais nutrida e forte, o que evita com que se quebre facilmente.

Use luvas para limpeza

Uma dica importante é evitar o contato das mãos com produtos químicos. Estes, geralmente, podem levar ao ressecamento e enfraquecimento das unhas. Dessa maneira, faz com que fiquem mais sensíveis e fracas, impedindo o crescimento adequado.  Por isso, é importante usar luvas de borracha, plástico, silicone ou látex sempre que realizar tarefas, como lavar roupa, louça ou limpar a casa. Sempre proteja as mãos!

Dê um fim à acetona!

Muitas mulheres usam as acetonas para tirar os esmaltes das unhas. No entanto, esse produto é considerado um agente “agressor”. Os compostos incluídos na sua fórmula também são responsáveis por fazer com que as unhas fiquem fracas, quebradiças e até lascadas. Dê preferência aos removedores de esmaltes sem acetonas.

Esmalte com moderação

Usar esmaltes em excesso também pode acabar prejudicando as unhas. Dessa forma, faz com que fique ressecada e até enfraquecida. O ideal é deixar o esmalte por, no máximo, 6 dias. Um dia da semana deve ser reservado para a unha respirar. Assim como, deixar o esmalte por muito tempo também prejudica. Por conta dos produtos químicos que possui, pode agredir as unhas, as deixando ressecadas, fracas e quebradiças. Por isso, aposte em massagens com hidratante à base de manteiga de karité, ceramidas, ureia ou óleo de framboesa.

Atenção para a cutícula!

A cutícula é uma ótima proteção. Dessa forma, age como um “escudo” da unha. Assim, impede que vírus, fungos, bactérias ou até mesmo sujeiras entrem na pele e causem infecções. Quando é removida, faz com que a unha fique mais frágil, esbranquiçada/amarelada ou com ranhuras. Ao longo do tempo também pode impedir o crescimento adequado. Por isso, o adequado é não removê-las. O indicado é de empurrá-la para baixo, além de hidratar com frequência. Se ainda assim preferir arrancá-la, opte por tirar o mínimo possível.

Cuide com a falta de vitaminas e nutrientes

Outra causa que também pode impedir as unhas de crescerem são as dietas deficientes, que podem levar à carência de vitaminas, como a biotina. Assim como, também diminuem a reserva de ferro no sangue, o que deixa as unhas mais fracas. Os supleme

ntos de biotina ajudam, pois, esse estimula a produção de queratina. Dessa maneira, pode auxiliar e estimular o crescimento da unha. O hipotireoidismo e anemias tendem a ser outras causas para o enfraquecimento.

Ou seja, é importante aumentar o consumo de proteínas, pois as unhas são formadas pela queratina (uma proteína). Alguns alimentos que  ajudam são frangos, ovos, nozes, frutos do mar, soja e cereais. No entanto, tudo deve ser realizado por orientação de um nutricionista, que avaliará cada caso específico.

Procure a ajuda de um profissional

Se a unha se quebra com certa facilidade ou até se parte em camadas, é importante procurar a ajuda médica. Conhecida cientificamente como onicosquizia ou até descamação ungueal, é uma queixa comum e tende a acontecer por diversos e diferentes fatores. Dessa maneira, um profissional da área saberá como orientar melhor para o tratamento deste distúrbio. Além disso, é importante evitar receitas caseiras, pois podem causar irritações ou até mesmo alergias.  Sendo assim, ao manter as unhas saudáveis e firmes, evitando que fique fraca e quebradiças, é possível favorecer o crescimento mais rápido – sempre com saúde.

Use bases ou esmaltes para fortalecimentos

Além de deixar as unhas respirarem, também é importante usar bases ou esmaltes fortalecedores de unha. Assim também, óleos hidratantes também pode ajudar, pois fortalecem e também nutrem. Esses produtos contam com compostos importantes para manter a unha saudável, como o D-Pantenol, que é um ótimo agente hidratante e tem um ótimo trabalho contra a descamação, brilho natural e força, além de Carbonato de Cálcio e Formol, que deixam as unhas muito mais resistentes. Além disso, deixar as unhas sempre bem lixadas e limpas também fazem com que se evite e não se torne fraca ou quebradiça.

This Post Has 0 Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *