Skip to content
Dicas para cuidar da saúde das suas unhas

Suas unhas fornecem uma imagem geral de sua saúde. Aliás, mudanças na cor das unhas ou uma interrupção no crescimento podem ser sintomas de um problema de saúde, má nutrição ou estresse excessivo. Mas, calma! O Blog da Unic traz algumas dicas de como melhorar a vitalidade da sua unha, como ajudar no crescimento e muito mais, confira.

Antes de mais nada, as unhas são feitas de várias camadas de uma proteína dura chamada queratina. Suas unhas são um indicador importante de sua saúde geral. As saudáveis ​​devem ser lisas e duras, livres de amassados ​​ou estrias e de cor consistente. Se as suas crescem mais devagar do que a média e você deseja que cresçam mais rápido, existem vários remédios caseiros e técnicas de cuidado que podem ajudar.

“No corpo ele tem um ponto de equilíbrio, onde tudo funciona normalmente e todos os órgãos e sistemas recebem nutrientes. Quando falta nutriente no nosso corpo, ele começa a economizar o ‘estoque’ de nutrientes que ele tem. Então ele seleciona os órgãos vitais, cardíaco, respiratório… e começa a cortar os dispensáveis, como unhas, cabelo e a pele”, disse Juliana Ramos, Farmacêutica.

Vitamina D

A vitamina D é um nutriente importante e essencial para a nossa saúde. Aumenta a imunidade, mantém os ossos fortes e a pele saudável, estimula o crescimento celular e ajuda a criar novos folículos capilares. Você absorve a vitamina D principalmente por meio da exposição ao sol, mas pode tomar suplementos dietéticos e comer certos alimentos para aumentar a ingestão do nutriente.

Vários sintomas, como queda de cabelo, podem ocorrer quando seu corpo não tem a quantidade recomendada de vitamina D. A deficiência de vitamina D tem sido associada à alopecia, também conhecida como calvície localizada, e uma série de outras condições de saúde. Isso inclui amolecimento ósseo, baixa densidade óssea, osteoartrite, doenças cardíacas e câncer.

Ademais, a vitamina D garante unhas saudáveis ​​e reduz o risco de descamação e lascamento, que muitas vezes pode ser causado por deficiências nutricionais. Assim, regula os níveis de cálcio no corpo, que é um contribuinte essencial para ter unhas saudáveis. Se você tiver unhas quebradiças e fracas, isso pode significar falta de vitamina D. Mas, talvez, reserve um tratamento para fortalecer as unhas (IBX). Dessa maneira, fazer manicures regulares irá nutrir e restaurar a força das unhas.

>> compre vitamina d clicando aqui 

“Para essa melhora, precisa-se da reposição dessas vitaminas. Portanto alguns indicados poderiam ser o Complexo B, Vitamina D, Biotina, que também é uma vitamina. Produtos com senso orgânico como Nutricolin”, completou.

Unhas fortes

Compre aqui o melhor antifúngico para unhas para auxiliar no tratamento da micose. Confira somente na Unicpharma!

Saber como ter e manter unhas fortes e saudáveis pode ser o desafio para muitas pessoas. Além disso, com a rotina do dia a dia e a correria do cotidiano, os cuidados podem acabar sendo complicados. Contudo, é mais que possível mantê-las lindas e fontes.

Dessa maneira, o cuidado mais essencial é cuidar de dentro para fora. Durma bem, por pelo menos oito horas, beba água e tenha uma boa alimentação. Assim, com isso bem cuidado, é possível que, assim como o corpo e mente, as unhas também fiquem saudáveis.

Enquanto isso, no corre-corre diário, é comum esquecer as unhas acabem ficando enfraquecidas e quebradiças. Além disso, as cutículas sempre revelam as peles levantadas nos cantos dos dados. Dessa forma, com apenas alguns hábitos simples e fáceis é possível resolver isso.

O cuidado mais essencial é escolher bem o esmalte. Sempre procure um produto bom, de qualidade e que não vá prejudicar as unhas. Aposte nos que, além de deixá-las lindas e coloridas visualmente, também consiga proporcionar cuidados, como a hidratação e fortalecimento. Assim, dê preferência aos esmaltes com vitamina E, proteínas e cálcio – que também protegem da escamação.

Outro ponto muito importante é em relação às cutículas, que precisam estar bastante hidratadas. Dessa forma, aposte em ceras, hidratantes e/ou óleos, evitando aqueles peles chatas que acabam se levantando. Além disso, consegue mantê-las fortes e bonitas. Além disso, sempre, após acordar e antes de dormir, aplique o produto.

Evite usar unhas de gel ou acrílico, se possível

Embora sejam apontados como uma alternativa fácil para quem tem problemas para fazer as unhas crescer, o uso frequente pode fazer com que as unhas descascem, o que as enfraquece. Se você deve obtê-los, não os use continuamente.

A exposição à luz ultravioleta necessária para polir gel foi identificada como um fator de risco para câncer, embora a exposição seja muito menor do que a obtida com equipamentos de bronzeamento ultravioleta. A exposição também envelhece a pele que sustenta uma unha saudável.

Dê um descanso do esmalte

Na mesma linha, embora o esmalte pareça bom, suas unhas precisam respirar. O uso constante de esmalte, mesmo não tóxico, pode enfraquecer a unha.

Depois de usar esmalte por mais ou menos uma semana, remova o esmalte com um removedor de esmalte sem acetona e, em seguida, deixe suas unhas sem esmalte por uma semana.

Mantenha no lado mais curto

As compridas têm maior probabilidade de quebrar e prenderem-se nas coisas, enquanto as mais curtas têm menos probabilidade de lascar, rachar ou rachar, ajudando a mantê-las fortes.

Não use suas unhas para fazer coisas

Em vez disso, use as pontas dos dedos para abrir uma lata de refrigerante ou use um clipe de papel para alcançar algo em um pequeno espaço. Usar as unhas como ferramentas pode quebrar e lascar, o que pode enfraquecer a unha.

Use loção

Depois de tirar o esmalte, ou se achar que não está hidratado o suficiente, passe um creme para as mãos, certificando-se de hidratar. Você pode fazer isso toda vez que lavar as mãos.

Hoje em dia, as unhas têm um propósito cosmético, mas seus usos primitivos incluíam cavar e defender. Além disso, também protegem a ponta dos dedos e aumentam sua capacidade de pegar itens.

São feitas de queratina, uma proteína que também se encontra no cabelo. Como resultado, têm várias camadas resistentes que podem descascar. Isso pode fazer com que eles pareçam finos ou enfraquecidos, fazendo com que se partam. O termo médico para descascar ou rachar as unhas é onicosquizia.

A descamação pode ser o resultado de um trauma externo ou externo à unha. Mais raramente, eles podem indicar uma condição sistêmica ou um sinal de que um processo patológico está ocorrendo dentro do seu corpo.

Leva seis meses para uma unha crescer até o seu comprimento total. Isso significa que é possível ter anormalidades na unha como resultado de algo que ocorreu meses antes.

O que causa a descamação das unhas?

Trauma ou danos à própria unha podem causar descamação. Molhar as mãos em água quente enquanto lava a louça ou se envolver em qualquer outra exposição prolongada à água pode ressecar a unha. Isso também pode causar descamação.

Outras causas traumáticas de peeling incluem:

  • qualquer atividade que pressione a unha
  • uso excessivo das unhas como uma ferramenta
  • pegando ou descascando o esmalte de unha
  • aplicação de unhas postiças ou acrílicas

Se você não pode atribuir a descamação a uma causa externa ou interna, uma maneira de saber a diferença é comparar as unhas dos pés. Aliás, se estiverem descascando, mas não (ou vice-versa), isso indica uma causa externa. Mas, se os pés estão descascando, isso sinaliza uma causa interna.

As causas internas podem variar, mas às vezes as unhas secas e descascadas podem indicar uma deficiência de vitaminas, geralmente uma deficiência de ferro.

 

This Post Has One Comment

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *