Potássio: Riscos Que A Ausência E Excesso Pode Causar
Em suma, você já aprendeu aqui no Blog da Unic o que é, para que serve e onde encontrar potássio nos alimentos. Assim, agora, vamos falar sobre os riscos de ter deficiência em potássio e o que o excesso pode causar.

Deficiência de potássio

Como resultado, certas condições podem causar deficiências ou hipocalemia. Assim, esses incluem:

  • doença renal
  • uso excessivo de diuréticos
  • suor excessivodiarreia e vômito
  • deficiência de magnésio
  • uso de antibióticos, como carbenicilina e penicilina

Aliás, os sintomas de hipocalemia são diferentes dependendo da gravidade de sua deficiência. Dessa maneira, uma diminuição temporária pode não causar nenhum sintoma. Em síntese, por exemplo, se você suar muito em um treino intenso, seus níveis de potássio podem se normalizar depois de comer uma refeição ou beber eletrólitos antes que qualquer dano seja causado.

No entanto, deficiências graves podem ser fatais. Desse modo, os sinais de deficiência incluem:

  • fadiga extrema
  • espasmos musculares, fraqueza ou cãibras
  • arritmia cardíaca
  • prisão de ventre, náusea ou vômito

Ademais, a hipocalemia geralmente é diagnosticada com um exame de sangue. Assim, o médico também pode solicitar um eletrocardiograma do coração e uma gasometria arterial para medir os níveis de pH do corpo.

Pode causar overdose?

Em suma, muito potássio pode causar hipercalemia. Isso é raro em pessoas que comem dietas balanceadas. Os fatores de risco para overdose incluem:

  • tomando muitos suplementos 
  • doença renal
  • exercício prolongado
  • uso de cocaína
  • diuréticos conservadores 
  • quimioterapia
  • diabetes
  • queimaduras graves

O sintoma mais óbvio de muito potássio é um batimento cardíaco anormal (arritmia). Casos graves podem levar à morte.

Pessoas com casos leves de potássio alto raramente apresentam sintomas perceptíveis. O seu médico deve pedir exames de sangue ocasionais se você tiver algum fator de risco.

Foto Destaque: Divulgação/Getty Images

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  1. A Maca Peruana esta repleta de vitaminas B e aminoacidos que promovem os melhores niveis de energia e resistencia, apoiando tambem um humor estavel e positivo. Alguns estudos sugerem que maca pode ajudar a melhorar as capacidades de memoria e aprendizado, e tambem a reduzir os niveis de estresse e ansiedade. A maca organica tambem e rica em potassio, que e um mineral que reduz o risco de hipertensao. Estudos constataram que populacoes que consomem regularmente raiz de maca apresentaram pressao arterial sistolica inferior a populacoes que nao consomem maca. E auxiliadora no processo de emagrecimento, devido as fibras que garantem a saciedade e fazem com que engane (de forma saudavel) o organismo a entender que ja esta satisfeito. As propriedades medicinais sao vastas, como: – Prevencao de doencas cardiovasculares; – Auxilio no controle do colesterol e hipertensao; – Prevencao da diabetes, por reduzir a absorcao de glicose. A classe consumidora que mais tera beneficios com o consumo diario da Maca Peruana sao os idosos, por auxiliar um organismo mais velho que nao consegue, fisiologicamente, evitar alguns desconfortos. A presenca do Omega 3, por exemplo, e responsavel pelo controle de gorduras no sangue e pela hipertensao. Mas isso nao significa que mais jovens nao possam fazem o consumo da Maca Peruana. Pelo contrario, e uma raiz com propriedades de prevencao. Logo, cuidar-se antes do problema chegar e melhor do que sofrer quando a dor ja estiver estabelecida.

  2. A Maca Peruana esta repleta de vitaminas B e aminoacidos que promovem os melhores niveis de energia e resistencia, apoiando tambem um humor estavel e positivo. Alguns estudos sugerem que maca pode ajudar a melhorar as capacidades de memoria e aprendizado, e tambem a reduzir os niveis de estresse e ansiedade. A maca organica tambem e rica em potassio, que e um mineral que reduz o risco de hipertensao. Estudos constataram que populacoes que consomem regularmente raiz de maca apresentaram pressao arterial sistolica inferior a populacoes que nao consomem maca. E auxiliadora no processo de emagrecimento, devido as fibras que garantem a saciedade e fazem com que engane (de forma saudavel) o organismo a entender que ja esta satisfeito. As propriedades medicinais sao vastas, como: – Prevencao de doencas cardiovasculares; – Auxilio no controle do colesterol e hipertensao; – Prevencao da diabetes, por reduzir a absorcao de glicose. A classe consumidora que mais tera beneficios com o consumo diario da Maca Peruana sao os idosos, por auxiliar um organismo mais velho que nao consegue, fisiologicamente, evitar alguns desconfortos. A presenca do Omega 3, por exemplo, e responsavel pelo controle de gorduras no sangue e pela hipertensao. Mas isso nao significa que mais jovens nao possam fazem o consumo da Maca Peruana. Pelo contrario, e uma raiz com propriedades de prevencao. Logo, cuidar-se antes do problema chegar e melhor do que sofrer quando a dor ja estiver estabelecida. consumida apos o exercicio ajuda a reduzir a fadiga muscular e dores, pois diminui a quantidade de acido latico e acido malonico no organismo. A

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