Skip to content
Gorduras poli-insaturadas reduzem declínio mental

Como um componente essencial de sua dieta, as gorduras poli-insaturadas oferecem muitos benefícios à saúde impressionantes. Muitos desses benefícios estão associados aos ácidos graxos ômega-3 EPA e DHA.

Gorduras poli-insaturadas podem reduzir o declínio mental relacionado à idade

Em suma, os ácidos graxos ômega-3 são cruciais para o desenvolvimento e funcionamento do cérebro. Estudos observacionais da Pubmed relacionam baixos níveis de DHA no sangue com declínio mental em adultos mais velhos.

Por outro lado, comer peixe – sendo rico em DHA – pode ajudar a prevenir o declínio mental e doenças relacionadas. Em um estudo de cinco anos em mais de 200 homens mais velhos, o consumo de peixe foi associado a menos declínio mental.

Outro estudo com mais de 5.000 pessoas observou que o maior consumo de peixe estava vinculado a um risco 60% menor de demência e a um risco 70% menor de doença de Alzheimer em uma média de dois anos.

A demência é a perda da função cerebral que prejudica a capacidade de uma pessoa de pensar, lembrar ou raciocinar. A doença de Alzheimer é a causa mais comum de demência entre os adultos mais velhos.

Embora várias meta-análises tenham avaliado como os suplementos de óleo de peixe ômega-3 afetam a função cerebral em idosos saudáveis ​​e naqueles com doença de Alzheimer, eles não conseguiram encontrar resultados consistentes.

Algumas pesquisas sugerem que o ômega-3 melhora a função de memória em adultos mais velhos – enquanto outros estudos não mostram nenhum benefício.

Foto Destaques: Divulgação/Getty Images

This Post Has 2 Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *