Skip to content
O que é gordura saturada e para que funciona?

As gorduras compactadas, sem ligações duplas entre os ácidos graxos, chamada de gordura saturada. Existem algumas exceções, mas a maioria sólida em temperatura ambiente.

As fontes de gordura saturada incluem:

  • pedaços gordurosos de carne, como boi e cordeiro
  • alguns produtos de porco e frango
  • laticínios, incluindo creme, leite integral, manteiga, gordura vegetal e queijo
  • óleo de coco e palma

O debate sobre se o consumo de gordura saturada ruim para a saúde do coração já dura décadas. Os estudos de pesquisa oferecem resultados conflitantes sobre o impacto da gordura saturada na saúde do coração, tornando este tópico particularmente confuso para os consumidores.

Embora seja claro que saturado gorduras aumentam os lipídios do sangue, incluindo os níveis de colesterol de lipoproteína de baixa densidade (LDL) e alguns outros fatores de risco de doenças cardíacas, como inflamação, não está claro se as gorduras saturadas aumentam o risco de doenças cardíacas.

Por exemplo, uma revisão de 2014, da HAE de 32 estudos que incluiu 27 ensaios de controle randomizados envolvendo mais de 650.000 pessoas não encontrou associação entre a ingestão de gordura saturada e o risco de doenças cardíacas. A revisão concluiu que:

“as evidências atuais não apoiam claramente as diretrizes cardiovasculares que incentivam o alto consumo de ácidos graxos poli-insaturados e o baixo consumo de gorduras saturadas totais”.

Aumenta riscos de doenças cardíacas

No entanto, outros estudos mostraram que a ingestão de gordura saturada pode aumentar o risco de doenças cardíacas.

Enquanto a pesquisa sobre esse assunto está em andamento, é importante ter em mente que a gordura saturada é apenas uma parte de sua ingestão alimentar. O que mais importa para manter sua saúde e reduzir o risco de doenças é a qualidade geral de sua dieta e estilo de vida.

Ademais, uma dieta rica em gordura saturada pode aumentar seus níveis de colesterol de lipoproteína de baixa densidade (LDL), o que aumentará o risco de doenças cardíacas e diabetes tipo 2.

Um estudo anterior mostrou que a carne bovina alimentada com capim pode elevar o colesterol menos do que a carne alimentada com grãos. Assim, carne magra alimentada com pasto geralmente contém menos gordura. Dessa maneira, a dieta americana típica é muito rica em gorduras saturadas.

Foto Destaque: Divulgação/Getty Images

This Post Has 0 Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *