skip to Main Content
Vitamina E

A vitamina E é uma vitamina lipossolúvel essencial para o funcionamento do organismo devido à sua ação antioxidantes e às suas propriedades anti-inflamatórias, que ajudam a melhorar o sistema imune, a pele e o cabelo, assim como prevenir doenças como aterosclerose e o Alzheimer.

Por isso, confira os principais benefícios dessa vitamina no Blog da UnicPharma:

Vitamina E

Esse tipo de vitamina é absorvida no organismo como se fosse uma gordura, sendo armazenada no fígado e no tecido adiposo para ser utilizado pelo organismo quando há necessidade. A vitamina E pode ser obtida através da alimentação, sendo encontrada principalmente dos óleos vegetais e nos frutos secos. Também pode ser obtida em forma de suplementos nutricional nas farmácias, lojas de produtos naturais ou lojas onlines, devendo ser consumida sob orientação do médico ou do nutricionista.

Principais benefícios

A principal função da vitamina E no organismo é evitar os danos causados pelos radicais livres das células, possuindo, assim, diversos benefícios para a saúde, sendo os principais:

1. Melhorar o sistema imune

O consumo adequado de vitamina E, principalmente em pessoas mais velha, ajuda a melhorar o sistema imune, já que os radicais livres podem prejudicar a resposta normal do organismo aos agentes patogênicos.

Além disso, alguns estudos indicam que a suplementação com vitamina E aumenta a resistência a infecções, inclusive pelo vírus Influenza.

2. Melhorar a saúde da pele e do cabelo

A vitamina E promove a integridade da pele e mantém as paredes celulares, aumentando a sua firmeza. Por isso, poderia prevenir o envelhecimento precoce e o surgimento de rugas, melhorar a cicatrização e algumas condições de pele, como a dermatite atópica, por exemplo. Além disso, a vitamina D pode evitar os danos causados pelos raios UV na pele.

Além disso, essa vitamina também promove a saúde do cabelo, já que cuida da integridade das fibras e aparentemente melhora a circulação sanguínea do couro cabeludo, fazendo com que cresça saudável e com brilho.

3. Prevenir doenças neurológicas

A deficiência de vitamina E está relacionada com alterações no sistema nervoso central. Por isso, alguns estudos procuram incluir os suplementos dessa vitamina para prevenir e/ou tratar doenças e condições como Parkinson, Alzheimer ou Síndrome de Down.

No caso do Alzheimer, foi verificado que a vitamina E pode influenciar os processos neurodegenerativos que estão associados com essa condição. No entanto, é necessária a realização de mais estudos que verifiquem essa relação, já que os resultados encontrados são contraditórios.

4. Prevenir doenças cardiovasculares

O consumo de vitamina E pode diminuir a morbidade e a mortalidade causada pela doenças cardiovasculares. De acordo com algumas investigações, a ingestão de antioxidantes como a vitamina E pode diminuir o estresse oxidativo e a inflamação no organismo, estando esses fatores associados com o surgimento desse tipo de doença.

Além disso, a vitamina E ajuda a controlar e a manter os níveis de colesterol no sangue, além de diminuir a agregação plaquetária e, por sua vez, o risco de trombose.

5. Combater a infertilidade

O consumo de vitamina E pode ajudar a melhorar a qualidade do esperma, aumentando a motilidade dos espermatozoides nos homens. No caso das mulheres, os estudos não são conclusivos.

6. Melhorar a resistência e a força muscular

A suplementação com o antioxidante vitamina E pode proporcionar efeitos benéficos contra o dano do tecido oxidativo induzido pelo exercício, o que poderia aumentar a resistência e a força muscular, assim como acelerar a sua recuperação depois do treino.

7. Ajudar no tratamento do fígado gordo

Devido a sua ação antioxidante e anti-inflamatória, a suplementação de altas doses de vitamina E em pessoas com fígado gordo não alcoólico aparentemente ajuda a diminuir os níveis de enzimas hepáticas circulantes no sangue e alguns outros fatores indicativos de dano hepático, como a diminuição do acúmulo de gordura no fígado e a fibrose.

Quais os alimentos ricos em vitamina E

Os alimentos ricos em vitamina E são principalmente os óleos vegetais, como os de girassol e o azeite; os frutos secos, como as avelãs, as amêndoas ou os amendoins; e as frutas, como o abacate e o mamão, por exemplo.

Além destes alimentos, muitos outros contêm vitamina E, mas em quantidades mais reduzidas, como brócolis, espinafre, pera, salmão, sementes de abóbora, repolho, ovos amora, maçã, chocolate, cenoura, banana, alface e arroz integral.

Além da alimentação, a vitamina E também pode ser obtida através do uso de suplementos nutricionais, que devem sempre ser indicados por um médico ou nutricionista, segundo as necessidades de cada pessoa.

Esta vitamina é importante para fortalecer o sistema imunológico, principalmente em adultos, já que tem forte ação antioxidante, evitando o dano causado pelos radicais livres nas células. Dessa forma, esta é uma vitamina essencial para aumentar a imunidade e evitar infecções, como a gripe.

Dra. Angela A. Benicio de Lima

Farmacêutica, Bioquímica e Nutricionista

  • Graduanda em farmácia estética
  • Pós graduação em farmácia clínica e atenção Farmacêutica
  • Pós graduação em fitoterapia clínica
  • Formada em nutrição
  • Atua como farmacêutica há mais de 10 anos no mercado
    magistral, Com Inscrição no Conselho Regional de Farmácia N.46216

This Post Has 0 Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.