Skip to content
Açaí: veja os benefícios para a sua saúde

O açaí é uma “superfruta” brasileira. Eles são nativos da região amazônica, onde são um alimento básico. No entanto, eles ganharam popularidade recentemente em todo o mundo e são elogiados por serem particularmente benéficos para a saúde e o bem-estar. Esta fruta roxa escura certamente contém muita nutrição e pode até trazer alguns benefícios à saúde, incluindo os 5 descritos neste artigo do Blog da Unic.

O que são bagas de açaí?

O açaí é uma fruta redonda de 2,5 cm que cresce em palmeiras de açaí nas florestas tropicais da América Central e do Sul. Eles têm uma pele roxa escura e carne amarela em torno de uma grande semente. Porque eles contêm caroços como damascos e azeitonas, eles tecnicamente não são uma baga, mas sim uma drupa. No entanto, eles são comumente referidos como bagas. Na floresta amazônica, o açaí frequentemente acompanha as refeições.

Para torná-los comestíveis, eles são embebidos para amolecer a pele externa dura e depois amassados ​​para formar uma pasta roxa escura. Eles têm um sabor terroso que é frequentemente descrito como um cruzamento entre amoras e chocolate sem açúcar.

As bagas de açaí frescas têm uma vida útil curta e não estão disponíveis fora de onde são cultivadas. Como exportação, são vendidos como purê de frutas congeladas , pó seco ou suco prensado. Também são usadas às vezes para dar sabor a produtos alimentícios, incluindo jujubas e sorvetes, enquanto alguns itens não alimentícios, como cremes para o corpo, contêm óleo de açaí.

“As bagas de açaí crescem em palmeiras de açaí na floresta amazônica. Eles são processados ​​em uma polpa antes de comer”, afirma a nutricionista Camila Rodrigues.

1. Eles são densos em nutrientes

As bagas de açaí têm um perfil nutricional único para uma fruta, pois são um pouco ricas em gordura e pobres em açúcar. 100 gramas de polpa de fruta congelada tem a seguinte repartição nutricional:

  • Calorias: 70
  • Gordura: 5 gramas
  • Gordura saturada: 1,5 gramas
  • Carboidratos: 4 gramas
  • Açúcar: 2 gramas
  • Fibra 2 gramas
  • Vitamina A: 15% do IDR
  • Cálcio: 2% do IDR

De acordo com um estudo venezuelano, o açaí também contém alguns outros minerais, incluindo cromo, zinco, ferro, cobre, manganês, magnésio, potássio e fósforo. Mas alguns dos benefícios de saúde mais poderosos do açaí vêm de compostos vegetais.

O mais notável entre eles são as antocianinas, que dão ao açaí sua cor roxa profunda e atuam como antioxidantes no corpo. Você também pode encontrar antocianinas em outros alimentos azuis, pretos e roxos, como feijão preto e mirtilos.

“O açaí contém gorduras saudáveis ​​e baixas quantidades de açúcar, bem como muitos minerais e compostos vegetais, incluindo antocianinas”, disse a nutri.

2. Eles são carregados com antioxidantes

Os antioxidantes são importantes porque neutralizam os efeitos nocivos dos radicais livres em todo o corpo. Se os radicais livres não forem neutralizados por antioxidantes, eles podem danificar as células e levar a uma série de doenças, incluindo diabetes, câncer e doenças cardíacas.

O açaí tem uma quantidade incrivelmente alta de antioxidantes, superando outras frutas ricas em antioxidantes, como mirtilos e cranberries. O conteúdo antioxidante dos alimentos normalmente medido por uma pontuação de Capacidade de Absorção Radical de Oxigênio (ORAC).

No caso do açaí, 100 gramas de polpa congelada tem ORAC de 15.405, enquanto a mesma quantidade de mirtilos tem pontuação de 4.669. Esta atividade antioxidante vem de uma série de compostos vegetais no açaí, incluindo antocianinas.

Em 2008, os pesquisadores venezuelanos deram a 12 voluntários em jejum polpa de açaí, suco de açaí, compota de maçã ou uma bebida sem antioxidantes em quatro momentos diferentes e, em seguida, testaram seu sangue em busca de antioxidantes.

Tanto a polpa de açaí quanto a compota de maçã aumentaram os níveis de antioxidantes dos participantes, o que significa que os compostos antioxidantes do açaí são bem absorvidos no intestino. Também indica que a polpa de açaí é uma fonte melhor de antioxidantes do que o suco de açaí.

“O açaí é incrivelmente rico em antioxidantes, possuindo três vezes a quantidade encontrada nos mirtilos”, afirma Camila.

3. Açaí pode melhorar os níveis de colesterol

Estudos em animais sugeriram que o açaí pode ajudar a melhorar os níveis de colesterol, diminuindo o colesterol total e o LDL E é possível que possa ter um efeito semelhante em humanos.

Um estudo de 2011 da NIH fez com que 10 adultos com excesso de peso comessem smoothies de açaí duas vezes ao dia durante um mês. No geral, eles tinham colesterol LDL total e “ruim” mais baixo no final do estudo.

No entanto, houve alguns inconvenientes para este estudo. Era pequeno, não tinha grupo de controle e recebia seu financiamento de um fornecedor primário de açaí.

Embora sejam necessárias mais pesquisas, é possível que as antocianinas da fruta possam ser responsáveis ​​por seu impacto positivo nos níveis de colesterol, uma vez que estudos associaram esse composto vegetal a melhorias no colesterol HDL e LDL. Além disso, o açaí contém esteróis vegetais, que impedem que o colesterol esteja absorvido pelo corpo.

“Muitos estudos em animais e pelo menos um estudo em humanos sugeriram que o açaí pode ajudar a diminuir os níveis de colesterol no sangue”, complementou.

Açaí pode ter um possível efeito anticancerígeno

Embora nenhum alimento seja um escudo mágico contra o câncer, alguns alimentos conhecidos por impedir que as células cancerígenas se formem e se espalhem. Ambos os estudos em tubo de ensaio e em animais revelaram esse tipo de efeito anticancerígeno na fruta.

Em camundongos, a polpa da fruta reduziu a incidência de câncer de cólon e bexiga. No entanto, um segundo estudo em camundongos descobriu que não teve efeito sobre o câncer de estômago.

Os pesquisadores concluíram que a fruta pode ter um papel no tratamento do câncer no futuro, mas são necessárias mais pesquisas, inclusive em humanos.

Os muitos compostos vegetais da fruta também podem proteger seu cérebro de danos à medida que você envelhece. Vários estudos mostraram esse tipo de efeito protetor em ratos de laboratório.

Os antioxidantes neutralizam os efeitos prejudiciais da inflamação e oxidação nas células cerebrais, o que pode afetar negativamente a memória e o aprendizado. Em um estudo, o açaí até ajudou a melhorar a memória em ratos idosos.

Uma das maneiras pelas quais o cérebro se mantém saudável é limpando as células tóxicas ou que não funcionam mais, um processo conhecido como autofagia. Isso abre caminho para a formação de novos nervos, aumentando a comunicação entre as células cerebrais.

À medida que envelhece, esse processo funciona com menos eficiência. No entanto, em testes de laboratório, o extrato ajudou a estimular essa resposta de “limpeza” nas células cerebrais. Aliás, graças ao seu alto teor de antioxidantes, o açaí tem muitos benefícios potenciais para a saúde.

Em suma, são carregados com compostos vegetais poderosos que atuam como antioxidantes e podem trazer benefícios para o cérebro, coração e saúde geral. Além disso, fornecem gorduras e fibras saudáveis, tornando-os um alimento geralmente saudável.

Desfrute de açaí como um smoothie ou tigela, mas cuidado com os açúcares adicionados frequentemente encontrados nos sucos e purês congelados.

Foto Destaque: Divulgação/Getty Images

This Post Has 0 Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *