Skip to content
O que é aterosclerose? Causas, sintomas e como evitar

A aterosclerose é o acumulo de placas de gordura, colesterol, cálcio e outras substâncias nas paredes das artérias. Isso faz com que o fluxo sanguíneo fique restringido e graves complicações à saúde podem acontecer. Decerto porque as artérias são responsáveis por levar sangue e oxigênio ao corpo.

A manifestação dependem do local que a doença atinge primeiro. Mas é certo que os problemas podem ser graves, como: infarto ou angina (grande desconforto e pressão no peito, com a dor mais intensa durante a atividade física) quando acomete as artérias coronárias. Também pode sentir dor e claudicação em membros inferiores quando acomete as pernas e, por fim, acidente vascular cerebral (AVC) quando compromete as carótidas.

Causas da aterosclerose

A alimentação rica em gordura, pobre em vegetais, fumo, genética e o sedentarismo são situações que podem favorecer a diminuição da plasticidade dos vasos sanguíneos e o acúmulo de placas de gordura nas artérias, resultando na aterosclerose. Conforme vamos ficando mais velhos, naturalmente, nossas artérias ficam mais duras e estreitas, sendo mais difícil o sangue passar.

Contudo, o excesso de gordura no organismo pode acelerar esse processo e estreitar ainda mais o canal, diminuindo o fluxo sanguíneo e aumentando a pressão. Fumar pode danificar as paredes das artérias, fazendo com que fiquem mais estreitas e menos elásticas. A ingestão excessiva de álcool pode causar hipertensão e aumento dos níveis de colesterol no sangue, aumentando o risco de desenvolvimento de aterosclerose. Dessa forma, levando a graves consequências, como infarto ou AVC.

Como evitar a aterosclerose

Assim, manter uma vida saudável, com uma boa dieta alimentar, prática de exercícios físicos, não fumando e se suplementando corretamente você pode evitar de ter este tipo de problema. Uma boa nutrição é importante para a saúde do coração e ajudará a controlar alguns dos fatores de risco para doenças cardíacas.

Foto destaque: Reprodução / Tua Saúde

This Post Has 0 Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *