Praticar Caminhada

A caminhada é uma atividade física indicada por cardiologistas para emagrecer e manter a saúde do coração e da mente e ótima para reduzir a ansiedade e estresse.

Os benefícios de praticar caminhada são comprovados e incluem fortalecimento dos músculos, melhora ansiedade e estresse, emagrecimento e outros.

Se você deseja começar a se exercitar diariamente, continue a leitura e confira os 4 benefícios de praticar caminhada todos os dias!

1. Praticar caminhada diminui o risco de Alzheimer

O Mal de Alzheimer é uma doença neurodegenerativa que provoca o declínio das funções cognitivas. Por sorte, caminhar todos os dias ajuda a prevenir que ele aconteça.

De acordo com um estudo da Universidade Federal do Rio de Janeiro, a prática de exercícios físicos ajuda no desenvolvimento da irisina, um hormônio que ajuda a proteger o cérebro contra o Mal de Alzheimer.

Além disso, um outro estudo, da Universidade do Sul da Califórnia, mostrou que um terço dos casos da doença são preveníveis com a prática de exercícios aeróbicos simples, como a caminhada e a corrida.

2. Caminhar diariamente melhora a circulação

Além de prevenir o Mal de Alzheimer, praticar caminhada ajuda a melhorar o sistema circulatório e prevenir doenças do coração. Um estudo da USP mostrou que a caminhada por 40 minutos reduz a pressão arterial por até 24 horas depois de terminar o exercício.

Além disso, a caminhada explora todos os elementos do sistema cardiovascular, melhorando a circulação de oxigênio e hemoglobina pelo corpo.

3. Praticar caminhada ajuda a perder peso

A caminhada é um exercício aeróbico, o melhor tipo de atividade física para quem quer perder peso e diminuir o nível de gordura no corpo.

Funciona assim: os exercícios aeróbicos são aqueles de baixa intensidade, mas de longa duração, que envolvem muitas trocas respiratórias. Ou seja, não forçam os músculos demais e há grande fluxo de oxigênio e gás carbônico.

Vale dizer que o oxigênio é empregado como combustível para queimar as calorias que são utilizadas para dar a energia necessária para o exercício. É por isso que os personal trainers e especialistas em emagrecimento passam exercícios como caminhada, corrida e bicicleta para quem quer perder peso.

4. A caminhada aumenta os níveis de energia

Você sabia que a letargia (vontade de não fazer nada) acontece, principalmente, por que o sangue circula lentamente pelo corpo? Se a velocidade desse movimento aumentar, nós recebemos mais oxigênio nas células e ganhamos mais energia.

E sabe qual exercício aumenta a velocidade de circulação do sangue? Exatamente, a caminhada! Caminhar aproximadamente de 30 a 40 minutos por dia é o suficiente para aumentar os níveis de energia do corpo, especialmente para quem tem um estilo de vida de sedentarismo.

Isso permite, por exemplo, que a pessoa possa se preparar para assumir atividades mais exigentes, como uma rotina de treino na academia.

Como deu para ver, são muitos os benefícios de praticar caminhada todos os dias. Para começar, você pode fazer caminhadas leves de 15 a 30 minutos, cerca de 3 vezes por semana. Essa quantidade é o suficiente usufruir de todos os benefícios de acrescentar a caminhada como parte da rotina. Com o passar do tempo a atividade se tornará tão prazerosa que você vai querer fazer todos os dias.

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