Skip to content
Cãibra pode ser sinal de doença arterial periférica (DAP)

A doença arterial periférica (DAP) prejudica a circulação do sangue nas pernas e provoca, entre outras coisas, dor na hora de caminhar, como cãibra. Decerto é uma condição em que ocorre o estreitamento e endurecimento das artérias que transportam o sangue para os membros inferiores do corpo, como as pernas e os pés.

Assim, a DAP é frequentemente causada por aterosclerose, uma condição em que os depósitos de gordura se acumulam nas paredes das artérias e prejudicam o fluxo de sangue. Dessa forma, as artérias são responsáveis por levar o sangue rico em oxigênio e nutrientes do coração para o resto do corpo.

Mas quando o bloqueio destas artérias impede que o sangue chegue até os membros inferiores, ocorre a chamada a doença arterial periférica. O estreitamento e endurecimento das artérias que levam sangue para os membros inferiores pode provocar diversas complicações, como isquemia crítica, ataque cardíaco e AVC.

Sintomas

Assim, dores nas pernas ao caminhar é o sintoma mais comum da doença. Mas a localização da dor depende de qual artéria está obstruída ou estreitada; normalmente se concentra na panturrilha. Outros sintomas comuns são:

  • Claudicação intermitente (sensação de cãibra)
  • Pés frios
  • Dormência e fraqueza nas pernas
  • Mudança na cor das pernas
  • Dor noturna
  • Sem pulsação nos membros inferiores
  • Crescimento mais lento das unhas
  • Disfunção erétil nos homens

Prevenção

Entretanto, para evitar o surgimento da doença, são recomendadas mudanças no estilo de vida, que incluem: parar de fumar, evitar o sedentarismo e exercitar-se regularmente, manter um peso saudável, evitar gordura saturada, manter os níveis de colesterol e glicemia normais e controlar a pressão arterial.

Fator L-Carnitina

A L-Carnitina é um nutriente de extrema eficiência utilizado por pessoas que procuram não perder tempo na hora de melhorar o condicionamento físico. Decerto por proporcionar uma variedade de benefícios para o corpo, ela acaba funcionando como um mix que ajuda o corpo a produzir mais energia. Mas o que muita gente não sabe é que aumenta as defesas imunológicas, atua como auxiliar na eliminação da gordura localizada com base na estimulação da circulação sanguínea.

Foto destaque: Reprodução / Blog da Floresta

This Post Has 0 Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *