Skip to content
Dores nas pernas na hora do exercício? Pode ser Claudicação Intermitente

Claudicação intermitente (CI) é o nome dado quando não há fluxo sanguíneo nas pernas durante alguns exercício físico, como caminhada. O fluxo de sangue é normal quando se está em repouso, mas se torna insuficiente quando exige mais esforço para irrigar os músculos e tecidos nas extremidades, devido a alguma obstrução em uma ou várias artérias.

O músculo sente falta do sangue e se manifesta com dor, desconforto, cãibra, queimação na panturrilha, coxa, quadril ou nádegas. As dores são reproduzidas com caminhada e desaparecem após alguns minutos mesmo com o indivíduo em pé.

Sintomas e causas da claudicação intermitente

A CI pode ser descrita pelo paciente como fadiga, desconforto, cãibra, paralisia, aperto ou dor em um grupo muscular específico dos membro inferiores durante o esforço e que são aliviados pelo repouso subsequente.

Na claudicação intermitente, o sangue tem dificuldade para chegar às extremidades do corpo devido ao que chamamos de doença arterial periférica (DAP) ou má circulação. A DAP afeta aproximadamente 15 a 20% dos indivíduos acima de 70 anos.

Aproximadamente 2% a 3% dos homens e 1% a 2% das mulheres com 60 anos ou mais apresentam algum sintoma de claudicação. Como a longevidade está aumentado em nosso país, deveremos ter mais doenças arteriais. Assim, é muito importante conhecer para prevenir e ser um idoso ativo e saudável.

Cerca de 20% dos adultos com idade superior a 50 anos tem este quadro já identificável, mesmo que ainda sem manifestação de dor.

Como prevenir?

Portanto, investindo na prevenção é possível evitar a claudicação. Assim, evitar ganho de peso excessivo, ter uma dieta equilibrada, fazer a preparação física adequada, suplementar, não fumar e comer coisas muito gordurosas pode ajudar a mater uma vida saudável e evitar tal problema.

Fator L-Carnitina

A L-Carnitina é um nutriente de extrema eficiência utilizado por pessoas que procuram não perder tempo na hora de melhorar o condicionamento físico. Por proporcionar uma variedade de benefícios para o corpo, ela acaba funcionando como um mix que ajuda o corpo a produzir mais energia. Mas o que muita gente não sabe é que aumenta as defesas imunológicas, atua como auxiliar na eliminação da gordura localizada com base na estimulação da circulação sanguínea.

Foto destaque: Reprodução / Pixabay

This Post Has 0 Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *