Conheça o termo síndrome metabólica e saiba como agir
Claudicação intermitente (CI) é o nome dado quando não há fluxo sanguíneo nas pernas durante alguns exercício físico, como caminhada. O fluxo de sangue é normal quando se está em repouso, mas se torna insuficiente quando exige mais esforço para irrigar os músculos e tecidos nas extremidades, devido a alguma obstrução em uma ou várias artérias.
O músculo sente falta do sangue e se manifesta com dor, desconforto, cãibra, queimação na panturrilha, coxa, quadril ou nádegas. As dores são reproduzidas com caminhada e desaparecem após alguns minutos mesmo com o indivíduo em pé.
Sintomas e causas da claudicação intermitente
A CI pode ser descrita pelo paciente como fadiga, desconforto, cãibra, paralisia, aperto ou dor em um grupo muscular específico dos membro inferiores durante o esforço e que são aliviados pelo repouso subsequente.
Na claudicação intermitente, o sangue tem dificuldade para chegar às extremidades do corpo devido ao que chamamos de doença arterial periférica (DAP) ou má circulação. A DAP afeta aproximadamente 15 a 20% dos indivíduos acima de 70 anos.
Aproximadamente 2% a 3% dos homens e 1% a 2% das mulheres com 60 anos ou mais apresentam algum sintoma de claudicação. Como a longevidade está aumentado em nosso país, deveremos ter mais doenças arteriais. Assim, é muito importante conhecer para prevenir e ser um idoso ativo e saudável.
Cerca de 20% dos adultos com idade superior a 50 anos tem este quadro já identificável, mesmo que ainda sem manifestação de dor.
Como prevenir?
Portanto, investindo na prevenção é possível evitar a claudicação. Assim, evitar ganho de peso excessivo, ter uma dieta equilibrada, fazer a preparação física adequada, suplementar, não fumar e comer coisas muito gordurosas pode ajudar a mater uma vida saudável e evitar tal problema.
Fator L-Carnitina
A L-Carnitina é um nutriente de extrema eficiência utilizado por pessoas que procuram não perder tempo na hora de melhorar o condicionamento físico. Por proporcionar uma variedade de benefícios para o corpo, ela acaba funcionando como um mix que ajuda o corpo a produzir mais energia. Mas o que muita gente não sabe é que aumenta as defesas imunológicas, atua como auxiliar na eliminação da gordura localizada com base na estimulação da circulação sanguínea.
Foto destaque: Reprodução / Pixabay
Farmacêutica, Bioquímica e Nutricionista
Graduanda em farmácia estética
Pós graduação em farmácia clínica e atenção Farmacêutica
Pós graduação em fitoterapia clínica
Formada em nutrição
Atua como farmacêutica há mais de 10 anos no mercado
magistral, Com Inscrição no Conselho Regional de Farmácia N.46216
This Post Has 0 Comments