Skip to content
Saúde no verão

O verão inicia e, com ele, os cuidados com a saúde precisam ser com ainda mais cautela. Essa estação pode ser a preferida de muitas pessoas, pois é perto das festas de final de ano, Carnaval, praia, piscina e muito mais. Contudo, nossa saúde pode ficar mais fragilizada e, com isso, alguns cuidados devem ser tomados.

Por isso, se ligue nas dicas da UnicPharma para ter um cuidado pleno nessa estação.

Cuidar da pele

A pele é a camada que mais sofre no cotidiano. Contudo, no verão, tende a sofrer ainda mais. Afinal, o sol pode provocar queimaduras, aumentar o envelhecimento precoce e até, em casos mais graves, facilitar o risco de câncer. Ou seja, para manter uma pele saudável, é preciso algumas medidas.

É preciso manter a pele seca, sendo deixando a mesma limpa e hidratada e livre do suor. Se recomenda tomar, ao mínimo, dois banhos por dias. Se estiver mais quente, pode-se tomar mais banhos. Contudo, devem ser apenas com a água, evitando o sabonete – que pode deixar a pele mais ressecada.

Para eliminar as bactérias e outros microrganismos da região íntima, axilas e pés, o sabonete antisséptico pode se tornar um grande aliado. O produto ajuda a diminuir a proliferação destas bactérias, evitando, por exemplo, a frieira.

Verão = Hidratação

A hidratação é importante em todo o ano. Porém, no verão, deve ser levado ainda mais a sério. Para se manter saudável, recomenda-se ingerir muito líquido, principalmente água. Para ter um corpo hidratado, beba de 2 a 3 litros de água por dia.

Sucos de fruta natural ou chás gelados também se tornam bons aliados, pois ajudam a refrescar nos dias mais quentes e evitam a desidratação. Por outro lado, o consumo de bebidas alcoólicas não é recomendado. Afinal, promover a perda de água pelo corpo e facilitam com que ocorra uma desidratação – principalmente em dias mais quentes.

Além de sucos, chás e frutas, a água de coco também pode hidratar. Além de combinar muito com uma tarde na praia, consegue repor os nutrientes perdidos através da transpiração. Vale destacar que mesmo tendo uma hidratação eficaz, não substituem a necessidade de beber água!

Alimentos também podem ajudar!

Alguns alimentos também podem ajudar na hidratação. Afinal, algumas frutas, legumes e até verduras contam com uma grande quantidade de água em sua composição. Dessa forma, conseguem ser uma ótima opção para os dias de calor.

Usar protetor solar

O protetor solar é importante diariamente. O mesmo evita o envelhecimento precoce da pele, além do desenvolvimento de doenças, como o câncer. Assim, é extremamente importante passar protetor solar em toda a área em que a pele fica exposta ao sol, mesmo que a pessoa não se exponha diretamente ao sol.

No caso de ir à praia ou à piscina, a recomendação é de que o protetor solar seja utilizado de 20 a 30 minutos antes da exposição solar. Além disso, deve ser aplicado a cada 2 horas. De acordo com a Sociedade Brasileira de Dermatologia, é necessário aplicar uma boa quantidade do produto. Ou seja, o equivalente a 1 colher (chá) rasa para o rosto e outras 3 colheres (sopa) para o corpo. Cuide e espalhe tudo uniformemente.

Para quem deseja ficar com um bronzeado, mas sem prejudicar a pele, deve-se optar por usar um protetor solar mais fraco. Os protetores mais indicados são os com FPS 4 ou 8. Estes são capazes de filtrar os raios nocivos do sol e deixam a pele com a pele mais bonita e com o tom dourado.

Aposte em óculos e chapéu

Apenas o filtro solar não basta para cuidar da saúde no verão, principalmente quando se fala da pele. Além de cuidar da pele, apostar em óculos e chapéus são extremamente importantes. Durante o verão os olhos podem sofrer com a radiação solar, o que faz com que fiquem mais expostos a lesões na córnea e na retina. Dessa forma, doenças, como a catarata, podem ser desenvolvidas com maior facilidade.

Assim também, para quem está na praia ou em piscina, o uso de chapéus, além de dar aquele up no look, também protege o rosto dos raios solares. Com isso, previne desde a queimadura do couro cabeludo até o câncer de pele.

Evite o sol direto do verão

O horário entre as 10h e as 16h horas são as horas mais quentes do dia. Dessa forma, deve-se evitar a exposição solar direta. Afinal, nestes horários há um maior risco para a saúde. Ou seja, prefira locais com sombras, além de usar chapéu, bonés e roupas claras, a fim de proteger a pele.

Além disso, ficar embaixo do guarda-sol ou  em locais, como bares, podem ajudar a evitar a insolação e as queimaduras na pele. Proteger a pele da ação dos raios ultravioleta é algo que deve ser realizado o ano inteiro. Contudo, ter um maior cuidado em dias mais quentes é ainda mais importantes. Ou seja, tenha um cuidado redobrado.

Cuide dos alimentos

Além de beber muita água e outros líquidos, recomenda-se ingerir alimentos capazes de nutrir e hidratar o corpo. Ou seja, aposte em frutas e legumes que possuam uma boa porção de água em sua composição. Dessa forma, é possível manter o corpo hidratação durante todo o verão.

Sendo assim, melancia, morango, pepino, abobrinha, cenoura, framboesa, além de folhas em geral, podem se tornar grandes amigos durante este período. Vale destacar que toda a água é aproveitada quando os alimentos são consumidos crus, pois o processo de cozimento faz com que o alimento perca o líquido.

Atenção: cuidado com a preparação dos alimentos durante o verão!

No verão, o risco da contaminação pode se tornar maior, pois as bactérias se reproduzem com mais rapidez em altas temperaturas. Sendo assim, o ideal é que se evite o consumo de alimentos em lugares adequados. Além disso, verifique sempre se o produto se encontra dentro do prazo de validade.

Da mesma forma, a temperatura mais alta pode deixar muitas pessoas sem apetite. Contudo, ficar sem comer pode acabar não sendo uma boa ideia. Afinal, um dos maiores vilões do calor é a queda da pressão arterial, causando tontura e cansaço. Por isso, é preciso ingerir nutrientes suficientes para manter o organismo saudável e com boas funções.

Aposte na cor e nos temperos

No almoço e no jantar, invista em saladas bem coloridas e com um bom tempero. Além disso, sempre tenha uma fonte de proteína, como carnes magras, peixes ou ovos, junto com uma fonte de carboidratos, como arroz, massas, batatas ou mandiocas.

Ao longo do dia, aposte em frutas. Mesmo comendo em quantidades menores, tenha refeições leves. Dessa forma, é possível dar o aporte nutricional que o corpo precisa para funcionar bem.

Alimentos ricos em magnésico ajudam a ganhar uma maior disposição. Afinal, o nutriente é importantíssimo para a produção de energia. Ou seja, aposte em alimentos ricos, como a castanha, feijões, amêndoas, lentilhas, soja e vegetais com a coloração verde-escura.

Foto destaque: Reprodução

This Post Has 0 Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *