O corpo humano precisa de macronutrientes (proteínas, carboidratos e gorduras) e micronutrientes…
Muitas pessoas que querem emagrecer adotam dietas. Vale destacar que o emagrecimento é, principalmente, resultado de uma alimentação saudável, que pode ser conquistada por dieta, com uma rotina de exercícios físicos. No entanto, por não entender muito sobre o assunto, alguns erros podem acabar sendo cometidos.
Dessa maneira, o Blog da UnicPharma separou tudo sobre como seguir uma dieta bem equilibrada, além de evitar erros comuns. Saiba mais!
Os erros mais comuns de uma dieta
Não consumir carboidratos à noite
Comprovadamente, o metabolismo no período da noite contam com uma menor atividade. Contudo, o corpo segue funcionando depois que você pega no sono. Sendo assim, não existe alguma diferença entre comer ou não carboidratos após às 18h. Ou seja: o truque é saber a quantidade ao longo do dia.
Se esquecer da dieta e aproveitar o ‘dia do lixo’
Você sabia que em um ano, os finais de semana somam cerca de 104 dias. Ou seja, se você abusar nos sábados e domingos, o prejuízo pode ser grande. Durante a dieta, a necessidade de uma recompensa pode ser gritante, mas não vale a pena se premiar, principalmente se for com comida. O ‘dia do lixo’ não serve para chutar o balde e comer livremente.
Muitas das calorias que foram queimadas nos dias da semana podem ser perfeitamente recuperadas nesses ‘dias do lixo’. Afinal, se o excesso calórico for algo considerável, o organismo pode aproveitar para estocar calorias (energia) novamente.
Foco somente no exercício aeróbio = ERRO!
O emagrecimento é resultado de uma alimentação saudável e uma rotina de atividades físicas. Um importante passo são os exercícios aeróbicos, que aumentam o gasto calórico. Contudo, é importante ir além disso. A musculação, segundo estudos, é mais efetiva no emagrecimento de longo prazo. Com o aumento da musculatura, o metabolismo acelera, o que é fundamental para manter o ‘shape’.
Cortar a banana na dieta
A banana é uma das frutas com a maior fama de ser calórica. No entanto, você sabia que uma unidade média tem cerca de 78 calorias? Além disso, se trata de uma fruta rica em fibras insolúveis. Dessa forma, driblam a fome e a produção excessiva de insulina. Assim também, preserva a flora intestinal e tem vitamina B6, aliviando a TPM. Por fim, conta com triptofano, que favorece a formação do hormônio da alegre e bem-estar, a serotonina.
Substituir o queijo amarelo pelo queijo branco
Considerado como uma melhor opção, o queijo branco é considerado o ‘queridinho’ de uma dieta. Ele é, normalmente, consumido em pedaços maiores. Contudo, nem sempre é uma melhor opção. Afinal, uma fatia de 30g de queijo minas, por exemplo, tem 66 calorias. Enquanto isso, 15g de queijo mussarela possui 46 kcal.
Além disso, assim como os outros queijos, é rico em gorduras saturadas. Dessa forma, podem aumentar o colesterol e comprometer a saúde do coração. Assim, se preferir o queijo branco, opte pela versão light. Se quiser varias, consuma uma fatia de mussarela ou peito de peru com uma colher de sopa de requeijão light, que possui cerca de 40 calorias.
Não tomar cerveja para não ter barriga saliente
Você sabia que a culpada pela barriga saliente não é a cerveja em si, mas sim a quantidade na qual é consumida? A bebida é calórica. Ou seja, se ingerida em excesso (algo que pode não ser muito difícil de acontecer) pode comprometer o valor calórico diário de sua dieta adotada. Assim, se tiver vontade, tome com moderação.
Abusar ou consumir produtos light em excesso
Alimentos lights não significam, necessariamente, não ter calorias, açúcares ou gorduras. Essas comidas significam ter calorias reduzidas pela diminuição de algum nutriente. Esses produtos ajudam você a ficar dentro do limite calórico diário. Contudo, eles não significam um sucesso garantido. Assim sendo, aposte com moderação!
Pão integral pode ser o vilão de sua dieta!
Pães integrais são, realmente, alimentos saudáveis. Isso acontece por conta de seus altos teores de fibras, vitaminas do complexo B, gorduras saudáveis e fotoquímicos. Contudo, é importante prestar atenção na hora de escolher o pão. Dessa forma, é importante avaliar o rótulo, analisando a quantidade de calorias por porção e quantidade de fibras. Aposte naqueles que tenham, no mínimo, 3g por porção.
Não manter uma hidratação de forma adequada
Todos sabemos a importância de beber água diariamente. O recomendado, geralmente, é consumir cerca de 2l por dia. Contudo, poucas pessoas realmente cumprem a ingestão adequada. Porém, é importante destacar que a água é uma das substâncias mais importantes para a vida humana. Dessa maneira, é super importante na perda de gordura.
A quantidade ideal a ser consumida varia de acordo com o peso corporal e outros fatores, como as atividades físicas realizadas. Assim como dito anteriormente, a indicação para um homem de 70 quilos, por exemplo, é o consumo diário de 2,5l de água por dia. Enquanto isso, uma mulher de 58 quilos deve consumir 2,2 litros.
Ficar beliscando comidas ao longo do dia
A alimentação, em um contexto geral, pode até estar bem ajustada. No entanto, ficar “beliscando” algumas comidas ao longo do dia consegue trazer impactos enormes no consumo diário de calorias. O ato de beliscar pode até, inclusive, significar uma distração para quem está realizando, sendo algo feito de maneira inconsciente. Ou seja, se exceder a quantia considerável de calorias, pode fazer engordar. Por isso, evite beliscar comidas ao longo do dia.
Farmacêutica, Bioquímica e Nutricionista
Graduanda em farmácia estética
Pós graduação em farmácia clínica e atenção Farmacêutica
Pós graduação em fitoterapia clínica
Formada em nutrição
Atua como farmacêutica há mais de 10 anos no mercado
magistral, Com Inscrição no Conselho Regional de Farmácia N.46216
This Post Has 0 Comments