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Qual é a diferença entre micronutrientes e macronutrientes?

Macronutrientes e micronutrientes são categorias que nutricionistas e especialistas em nutrição podem usar para se referir à sua dieta. Assim, Macro são categorias nutricionais de grande porte, como carboidratos, gorduras e proteínas. Em suma, os micronutrientes são categorias nutricionais menores, como vitaminas e minerais individuais, como cálcio, zinco e vitamina B-6.

Como resultado, você pode ter ouvido a frase “ contar macros ” em algum momento. Assim, isso se refere a uma abordagem de dieta em que uma pessoa tenta comer uma certa porcentagem de calorias de cada grupo de macronutrientes.

Macro e micronutrientes

Em resumo, o início de cada palavra dá uma pequena pista sobre o que elas podem significar. Dessa maneira, “Macro” vem da palavra grega makros, que significa grande. Aliás, nutricionalmente falando, os macros geralmente são medidos em gramas, como gramas de gordura ou proteínas. Bem como, muitas dietas baseadas em macros classificam os macronutrientes de três maneiras:
  • Carboidratos: encontrados em alimentos como pães, massas e frutas que fornecem 4 calorias por grama
  • Gorduras: encontradas em alimentos como óleos, nozes e carnes que fornecem 9 calorias por grama
  • Proteína: encontrada em alimentos como ovos, peixe e tofu que fornecem 4 calorias por grama

Em síntese, observe que algumas dietas classificam o álcool como seu próprio macronutriente que possui 7 calorias por grama. No entanto, como o álcool tem muito pouco valor nutricional em comparação com as outras três categorias, algumas dietas não o incluem.

Micros são valores medidos muito menores em termos de nutrição. “Micro” vem da palavra grega mikros, que significa pequeno. Você mede a maioria dos micronutrientes em miligramas ou até microgramas.

Existem muitos micronutrientes nos alimentos que você come, especialmente frutas e vegetais que são abundantes em vitaminas e minerais. Exemplos de micronutrientes incluem, mas não estão limitados a:

  • cálcio
  • folato
  • ferro
  • vitamina B-6
  • B12
  • vitamina C
  • vitamina E
  • zinco

A maioria dos alimentos com macronutrientes contém diferentes micronutrientes. No entanto, a maioria das pessoas não usaria uma abordagem de micronutrientes para fazer dieta porque seria difícil medir e rastrear.

Como funciona macro e micronutrientes

As pessoas podem usar abordagens diferentes em termos de macronutrientes diários. Por exemplo, o Diretrizes dietéticas para americanos faz as seguintes recomendações sobre as categorias de macronutrientes:

  • 45 a 65 por cento das calorias de carboidratos
  • 20 a 35 por cento das calorias provenientes de gordura
  • 10 a 35 por cento das calorias de proteína

Uma pessoa contando macros como uma abordagem dietética calcularia primeiro quanta energia eles precisam na forma de calorias a cada dia. Então, eles decidiriam qual porcentagem de calorias de cada grupo de alimentos eles comeriam com base em seus objetivos.

Por exemplo, fisiculturistas que procuram construir músculos geralmente comem porcentagens mais altas de proteína, um bloco de construção muscular. Aqueles que estão observando de perto o açúcar no sangue podem comer carboidratos na porcentagem mais baixa porque estão tentando manter o açúcar no sangue.

A maioria das pesquisas científicas sobre macronutrientes envolve rastrear a dieta de uma pessoa e dividi-la em macronutrientes. Isso é diferente de pedir para uma pessoa seguir uma certa quantidade de macronutrientes e ver se ela emagrece ou atinge outros objetivos.

Portanto, é difícil dizer de uma perspectiva científica se uma dieta baseada em macro é eficaz ou fácil de seguir para a maioria das pessoas.

Algumas dietas com macro e micronutrientes

Várias dietas populares empregam uma abordagem baseada em macro, ou uma forma dela. Esses incluem:

  • Se se encaixa na sua dieta Macros (IIFYM)
  • dieta cetogênica (ceto)
  • dieta Paleo
  • Vigilantes do Peso

Embora algumas dessas dietas possam não se chamar explicitamente de macrodieta, elas envolvem comer uma certa porção de cada grupo de alimentos. Dietas macro são aquelas que enfatizam o controle de porções e a ingestão de uma variedade de alimentos em vez de contar calorias.

Alguns especialistas em nutrição chamam as macrodietas de “dietas flexíveis” porque não restringem calorias ou alimentos, apenas orientam uma pessoa sobre quais tipos de alimentos comer mais ou menos.

Essas dietas podem ajudá-lo a atingir vários objetivos de saúde, como construir massa muscular, perder peso, seguir uma dieta mais saudável, manter os níveis de açúcar no sangue e muito mais.

Preste atenção!

É importante notar que uma dieta macro não é o mesmo que uma dieta macrobiótica . A dieta macrobiótica teve origem no Japão e é baseada nos princípios da medicina tradicional chinesa. Ele enfatiza a ingestão de alimentos simples, orgânicos e de origem local.

Se você já tentou a abordagem de macros descrita nas Diretrizes Dietéticas para Americanos sem obter os resultados desejados, talvez seja hora de conversar com um nutricionista ou seu médico.

Um nutricionista ou especialista em nutrição pode recomendar o ajuste de suas porcentagens de macronutrientes com base em suas metas gerais de saúde e dieta.

Certifique-se de dar à sua nova abordagem tempo para funcionar, geralmente cerca de 2 a 3 meses, antes de decidir que precisa alterar suas porcentagens novamente.

Um nutricionista ou especialista em nutrição também pode conversar com você para garantir que seus objetivos sejam realistas e que sua abordagem dietética seja segura. Você deseja enfatizar uma alimentação saudável e consumir uma dieta equilibrada para atender aos seus objetivos e necessidades físicas.

Macronutrientes e micronutrientes estão presentes em sua dieta diária. Algumas pessoas usam a contagem de macronutrientes para orientar sua ingestão de alimentos. Existem muitas dietas hoje que usam uma abordagem do tipo contagem de macros, mas não há muita pesquisa sobre a contagem de macros. Se você não tiver certeza por onde começar, converse com seu médico ou um nutricionista registrado.

Foto Destaque: Divulgação / Getty Images

Farmacêutico
Licenciado em Farmácia pela Universidade Paulista – UNIP – 2018
Profissional com 14 anos de Experiência em Farmácia de Manipulação,
após formação atuante como Responsável Técnico, com Inscrição no Conselho Regional de Farmácia N.89527

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