skip to Main Content
vitamina para ganhar massa muscular quais podem ajudar

Quando o assunto é aumentar a massa muscular, as pessoas costumam pensar de forma intuitiva em uma dieta hipercalórica — rica em carboidratos e proteínas — e na prática de exercícios pesados.

Contudo, também é importante lembrar da vitamina para ganhar massa muscular, pois os micronutrientes cumprem um papel fundamental no organismo, no processo de hipertrofia.

Caso o indivíduo tenha uma alimentação pobre em micronutrientes, terá prejuízos nos resultados, mesmo que execute o melhor dos treinos.

Afinal, eles são indispensáveis para a formação de novas fibras musculares, atuam no metabolismo dos aminoácidos e elevam a sensibilidade à insulina.

Quer entender melhor a relação entre as vitaminas e o ganho de massa? Acompanhe o conteúdo a seguir!

Encontre as melhores vitaminas para ganho de Massa Muscular na UnicPharma!

O que são as vitaminas?

Tratam-se de substâncias fundamentais para inúmeros processos em nosso organismo. Como dissemos inicialmente, fazem parte do grupo dos micronutrientes, que precisam ser ingeridos em pouquíssimas quantidades — miligramas ou microgramas por dia.

Mesmo assim, essa pequena quantidade é indispensável para a manutenção da nossa saúde. Grande parte das vitaminas não são sintetizadas pelo corpo e, por isso, devem ser obtidas por meio da alimentação ou suplementação.

Entre os diversos benefícios, esses micronutrientes contribuem para um aumento de massa magra. Portanto, são grandes aliadas de quem pratica atividade física regularmente.

Para que servem as vitaminas?

vitamina para ganhar massa muscular para que servem

Cada vitamina cumpre uma função diferente no organismo e, em alguns casos, seus papéis se complementam. Em suma, elas agem como catalisadores de inúmeras reações químicas dentro do nosso corpo.

Nesse sentido, as reações químicas acontecem mais rapidamente e gastando menos energia do que o habitual.

Por falar em energia, as vitaminas também atuam em sua transformação; melhoram a pele, oxigenação das células, metabolismo e combatem o envelhecimento precoce.

A partir dessas informações, podemos afirmar que esses micronutrientes servem para manter o bom funcionamento do corpo em todos os aspectos. Portanto, sua carência nos deixa mais suscetíveis a doenças.

Qual a importância das vitaminas?

Como você viu mais acima, as vitaminas são cruciais para manter qualquer indivíduo em plenas condições de saúde. Também são responsáveis por diferentes funções dentro do nosso organismo, incluindo o ganho de massa muscular.

Nesse processo, elas estimulam as enzimas; um tipo de proteína que atua nas reações químicas do corpo. Em geral, o organismo não é capaz de sintetizar a maioria das vitaminas e, por isso, é necessário obtê-las por meio de uma dieta balanceada.

Então, é importante realizar boas escolhas alimentares ou incluir a suplementação, em caso de deficiência ou para atingir algum objetivo específico, como o aumento da massa muscular.

Quais os tipos de vitamina para ganhar massa muscular?

vitamina para ganhar massa muscular tipos

As vitaminas são categorizadas a partir de sua solubilidade, não pelas funções que exercem no organismo.

Todas elas são indispensáveis para a manutenção da nossa saúde, mas, é claro que uma ou outra vitamina para ganhar massa muscular e peso se mostrará mais eficiente.

Quanto à classificação, as vitaminas D e E, por exemplo, são lipossolúveis. Isso significa que se acumulam na gordura armazenada em nosso organismo, bem como dentro do fígado.

As vitaminas hidrossolúveis englobam as do complexo B e C. Essas não são armazenadas pelo organismos e, portanto, precisam ser supridas diariamente.

Como dissemos, todas elas oferecem benefícios para o ganho de massa magra, porém, algumas contribuem mais ativamente para esse processo. Veja mais a seguir.

Vitamina D

Essa vitamina é considerada um esteróide natural. A ingestão adequada de Vitamina D contribui para o aumento da força e resistência muscular.

Caso prefira consumi-la por meio da alimentação, é encontrada em maior quantidade em peixes — salmão e atum — gema de ovo e também pode ser obtida com a exposição solar.

Porém, também é possível encontrá-la na forma de suplemento, em farmácias de manipulação, em frascos com 400UI de 60, 90 e 120 cápsulas.

A posologia recomendada é de 2 comprimidos ao dia; um pela manhã e o outro após o treino.

Vitamina E

Outra vitamina para ganhar massa muscular feminina e masculina é a do complexo E. O micronutriente possui uma importante função antioxidante, que combate os radicais livres e seus efeitos nocivos.

Além disso, auxilia na prevenção do estresse oxidativo, como o envelhecimento precoce, câncer, doenças cardiovasculares e outros problemas. Também fortalece o sistema imunológico.

No processo de ganho de massa, essa vitamina protege a musculatura dos radicais livres, devido a sua ação antioxidante, que se acumulam em nosso organismo após os exercícios físicos.

Com essa proteção, a recuperação muscular acontece mais rapidamente, facilitando o anabolismo, isto é, o desenvolvimento da massa magra.

Os principais alimentos ricos dessa vitamina são o abacate, peixes e óleos, como o de girassol e canola.

No caso da suplementação, você pode encontrar a Vitamina E 400 UI em farmácias de manipulação, nos frascos com 30, 60, 90 e 120 cápsulas. A posologia recomendada é de 1 comprimido no café da manhã.

Complexo B

As vitaminas do complexo B são um caso à parte. Elas incluem diferentes compostos e estruturas químicas e biológicas.

Tais micronutrientes foram classificados em uma única classe, pois são provenientes da mesma fonte: fígado e leveduras. São elas:

  • Tiamina (B1);
  • Riboflavina (B2);
  • Niacina (B3);
  • Ácido pantotênico (B5);
  • Piridoxina (B6);
  • Biotina (B7);
  • Ácido fólico (B9);
  • Cianocobalamina (B12).

No ganho de massa muscular, o complexo B atua por meio da vitamina B12, que ajuda na recuperação muscular e manutenção das reservas de energia.

Com isso, a cianocobalamina afeta a síntese de creatina; composto indispensável para manter a massa muscular.

Em uma alimentação equilibrada, é importante incluir alimentos ricos nesse micronutriente, como carnes, verduras, folhas verde-escura, batata-doce, pimentão, banana, beterraba etc.

Também é possível fazer a suplementação dessa vitamina. Pode-se encontrar a Vitamina B9 800MCG, por exemplo, em farmácias de manipulação, nos frascos com 30, 60, 90 e 120 cápsulas. A posologia recomendada é de 1 comprimido ao dia.

Vitamina C

Outro micronutriente entre as vitaminas para ganhar massa muscular nas pernas e glúteos feminino e masculino, é a vitamina C.

Ela atua na recuperação e crescimento do tecido muscular, além de ajudar na absorção do ferro. Também melhora a circulação de oxigênio no sangue, que vai para os músculos.

Por isso, não deixe de consumir alimentos como frutas cítricas, pimentão e brócolis. Caso queira suplementar, você pode encontrar a Vitamina C 500MG em farmácias de manipulação.

Normalmente, estão disponíveis em frascos com 60, 90 e 120 cápsulas. A posologia recomendada é de 1 comprimido ao dia.

Qual é a melhor vitamina para ganhar massa muscular?

Como ficou claro no tópico acima, existem diversas vitaminas para ganhar corpo de forma saudável e eficiente. Todos os exemplos citados são ótimas escolhas para potencializar a hipertrofia muscular.

Entretanto, de acordo com a preferência popular, as vitaminas do complexo B fazem mais sucesso entre os atletas e praticantes de exercícios físicos.

Isso porque, há 9 tipos diferentes de vitaminas nesse grupo, sendo que a maioria delas impactam diretamente o ganho de massa muscular.

Podem ser encontradas em diversos alimentos, mas predominam nos de origem animal. Nesse sentido, os vegetarianos e veganos precisam equilibrar a ingestão desses micronutrientes por meio da suplementação.

Como fazer uma vitamina para ajudar a ganhar massa muscular?

vitamina para ganhar massa muscular como fazer

Além da suplementação, você também pode investir em vitaminas para ganhar massa muscular caseiro. Afinal, já esclarecemos que todos os micronutrientes relevantes para o crescimento muscular estão presentes em diversos alimentos.

Uma suplementação caseira pode ser feita com ingredientes ricos em proteína e energia, como a banana e o amendoim. Eles ajudam a melhorar a resistência física e promovem o aumento muscular.

Também contribuem para uma recuperação muscular acelerada, o que é essencial para o bom desenvolvimento dos músculos.

Para te ajudar a conseguir uma ingestão adequada dessas vitaminas, separamos algumas receitas caseiras para você. Acompanhe a seguir.

Receita de vitamina de banana, aveia e amendoim para fazer em casa

Essa vitamina para ganhar massa muscular com banana é super fácil e rápida de fazer. Ela contém aveia e amendoim, dois alimentos ricos em carboidratos, fibras e gorduras saudáveis.

Eles ajudam na produção de energia e na recuperação muscular após o treino. Os ingredientes para essa receita são:

  • 2 colheres de sopa de aveia em flocos;
  • 2 colheres de sopa de amendoim torrado sem pele;
  • 1 colher de sopa de semente de gergelim;
  • 1 banana da prata média;
  • 200 ml de leite desnatado.

Para prepará-la, basta bater tudo em um liquidificador. Quando estiver pronto, transfira para um copo e beba a vitamina em até 1 hora antes ou após o treino. A tabela nutricional dessa receita apresenta as seguintes informações:

  • energia: 422 calorias;
  • proteínas: 17 g;
  • gorduras: 22 g;
  • carboidratos: 47,7 g;
  • fibras: 7,4 g.

Receita de shake de batata doce, cacau e sementes caseiro

Não são só as receitas de vitamina doces que podem ajudar no ganho de massa muscular.

Esse shake de batata doce com sementes é rico em gordura boas e outros nutrientes que ajudam a melhorar o desempenho nos treinos e na recuperação muscular. Os ingredientes para esse receita são:

  • 100 g de batata doce cozida e descascada;
  • 50 g de tâmaras sem caroço e picadas;
  • 300 ml de água gelada;
  • 1 colher de sopa de cacau em pó;
  • 2 colheres de sopa de aveia em flocos;
  • 2 colheres de sopa de amêndoas trituradas;
  • 2 colheres de sopa de sementes de linhaça.

Para prepará-la, você deve picar a batata doce e levá-la ao liquidificador. Adicione o restante dos ingredientes e bata tudo até adquirir consistência homogênea. Tome em até 1 hora antes ou após o treino. As informações nutricionais desse shake são:

  • energia: 292 calorias;
  • proteínas: 9,8 g;
  • gorduras: 14,16 g;
  • carboidratos: 65,5 g;
  • fibras: 13,31 g.

Receita de iogurte com sementes e banana

Mais uma receita que vai te ajudar a ganhar massa muscular é o iogurte com banana. Essa refeição é rica em proteínas, principal nutriente para o aumento muscular.

Essa receita também apresenta uma boa quantidade de carboidratos, gorduras boas, vitaminas e minerais, essenciais para regular os níveis de insulina no sangue e outros hormônios. Os ingredientes são:

  • 200 g de iogurte desnatado natural;
  • 2 colheres de sopa de sementes de abóbora;
  • 1 colher de sopa de aveia em flocos;
  • 2 colheres de sopa de amendoim;
  • 1 banana prata média.

Para prepará-la, transfira o iogurte para uma taça. Pique a banana e acrescente ao iogurte, junto com o restante dos ingredientes. Misture bem e coma em até 1 hora antes ou após o treino. A tabela nutricional dessa receita é:

  • energia: 406 calorias;
  • proteínas: 20,67 g;
  • gorduras: 17,02 g;
  • carboidratos: 46,7 g;
  • fibras: 5,05 g.

Receita de shake vegetariano para fazer em casa e ganhar massa

Para os vegetarianos e veganos, também existem opções caseiras que ajudam no ganho de massa magra.

Essa receita de shake é rica em carboidratos e gorduras. Por isso, fornecem energia suficiente para os treinos mais pesados. Seus ingredientes são:

  • 2 colheres de sopa de abacate;
  • 200 ml de leite de aveia;
  • 2 colheres de sopa de amendoim torrado e sem sal;
  • 2 tâmaras secas.

Para prepará-lo, você precisará bater os amendoins em um mixer ou liquidificador. Reserve a pasta, pegue as tâmaras, remova seus caroços e pique-as. Junte as tâmaras picadas e o restante dos ingredientes com o amendoim e bata no liquidificador.

Beba tudo em até 1 hora antes ou após o treino. A tabela nutricional desse shake é:

  • energia: 420 calorias;
  • proteínas: 9,2 g;
  • gorduras: 18,03 g;
  • carboidratos: 56 g;
  • fibras: 9,7 g.

Onde comprar as melhores vitaminas para ganhar massa muscular?

vitamina para ganhar massa muscular onde comprar

Ao procurar a vitamina ideal para seu ganho de massa e outros objetivos de treino, invista nos produtos da UnicPharma.

A farmácia de manipulação conta com inúmeras opções de vitaminas que farão toda a diferença nos seus resultados. São produtos autênticos e com excelente qualidade, prontos para você incluir em sua rotina.

Potencialize seu ganho de Massa Muscular com os melhores manipulados da UnicPharma! 

Conclusão

Seja por meio de uma alimentação balanceada ou suplementação, a melhor vitamina para ganhar massa muscular dependerá de seus objetivos. Portanto, analise as opções que te mostramos por aqui e escolha aquela que trará mais benefícios para sua rotina.

Dra. Angela A. Benicio de Lima

Farmacêutica, Bioquímica e Nutricionista

  • Graduanda em farmácia estética
  • Pós graduação em farmácia clínica e atenção Farmacêutica
  • Pós graduação em fitoterapia clínica
  • Formada em nutrição
  • Atua como farmacêutica há mais de 10 anos no mercado
    magistral, Com Inscrição no Conselho Regional de Farmácia N.46216

This Post Has 0 Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.