skip to Main Content
Veja 9 alimentos que são ricos em vitamina C

A vitamina C é uma vitamina solúvel em água encontrada em muitos alimentos, principalmente frutas e vegetais. É bem conhecido por ser um potente antioxidante, além de ter efeitos positivos na saúde da pele e na função imunológica.

Também é vital para a síntese de colágeno, tecido conjuntivo, ossos, dentes e seus pequenos vasos sanguíneos. O corpo humano não pode produzir ou armazenar vitamina C. Portanto, é essencial consumi-la regularmente em quantidades suficientes. O valor diário atual (DV) para a vitamina C é de 90 mg.

Os sintomas de deficiência incluem sangramento nas gengivas, hematomas e infecções frequentes, má cicatrização de feridas, anemia e escorbuto.

Veja 9 alimentos que são ricos em vitamina C

1. Ameixas Kakadu

A ameixa Kakadu ( Terminalia ferdinandiana ) é um superalimento nativo da Austrália que contém 100 vezes mais vitamina C do que as laranjas. Possui a maior concentração conhecida de vitamina C, contendo até 5.300 mg por 100 gramas. Apenas uma ameixa contém 481 mg de vitamina C, que é 530% do DV.  Também é rico em potássio, vitamina E e luteína antioxidante, que pode beneficiar a saúde dos olhos.

“As ameixas Kakadu contêm até 5.300 mg de vitamina C por 100 gramas, tornando-se a fonte mais rica conhecida dessa vitamina. Apenas uma ameixa fornece cerca de 530% do DV”, afirmou a nutricionista Camila Rodrigues.

2. Cerejas de Acerola

Apenas meia xícara (49 gramas) de acerola vermelha ( Malpighia emarginata ) fornece 822 mg de vitamina C, ou 913% do VD. Estudos em animais usando extrato de acerola mostraram que pode ter propriedades de combate ao câncer, ajudar a prevenir danos à pele por UVB e até diminuir os danos ao DNA causados ​​​​por má alimentação.

Apesar desses resultados promissores, não existem estudos baseados em humanos sobre os efeitos do consumo de acerola.

“Apenas meia xícara de acerola fornece 913% do DV recomendado para vitamina C. A fruta pode até ter propriedades de combate ao câncer, embora faltem pesquisas baseadas em humanos”, revelou a nutri.

3. Rosa Mosqueta

A rosa mosqueta é uma fruta pequena, doce e picante da planta rosa. É carregado com vitamina C. Aproximadamente seis roseiras fornecem 119 mg de vitamina C, ou 132% do DV. A vitamina C é necessária para a síntese de colágeno, que suporta a integridade da pele à medida que envelhece.

Estudos descobriram que a vitamina C reduz os danos causados ​​​​pelo sol na pele, diminuindo as rugas, o ressecamento e a descoloração e melhorando sua aparência geral. A vitamina C também ajuda na cicatrização de feridas e condições inflamatórias da pele, como dermatite.

“Rose hips fornecem 426 mg de vitamina C por 100 gramas. Cerca de seis pedaços desta fruta fornecem 132% do VD e estimulam a pele com aparência mais saudável”, disse.

4. Pimenta Chili

Uma pimenta verde contém 109 mg de vitamina C, ou 121% do DV. Em comparação, uma pimenta vermelha fornece 65 mg, ou 72% do DV. Além disso, as pimentas são ricas em capsaicina, o composto responsável por seu sabor picante. A capsaicina também pode reduzir a dor e a inflamação.

Há também evidências de que aproximadamente uma colher de sopa (10 gramas) de pimenta vermelha em pó pode ajudar a aumentar a queima de gordura.

“As pimentas verdes contêm 242 mg de vitamina C por 100 gramas. Portanto, uma pimenta verde fornece 121% do VD, enquanto uma pimenta vermelha fornece 72%”, revela.

5. Goiabas

Esta fruta tropical de polpa rosa é nativa do México e da América do Sul. Uma única goiaba contém 126 mg de vitamina C, ou 140% do VD. É particularmente rico no antioxidante licopeno. Um estudo de seis semanas envolvendo 45 pessoas jovens e saudáveis ​​descobriu que comer 400 gramas de goiaba descascada por dia, ou cerca de 7 pedaços desta fruta, reduziu significativamente a pressão arterial e os níveis de colesterol total.

“As goiabas contêm 228 mg de vitamina C por 100 gramas. Uma goiaba fornece 140% do DV para esta vitamina”, afirma.

6. Pimentão Amarelo

O teor de vitamina C dos pimentões doces ou de sino aumenta à medida que amadurecem. Apenas meia xícara (75 gramas) de pimentão amarelo fornece 137 mg, ou 152% do VD, que é o dobro da quantidade encontrada no pimentão verde.

Consumir suficiente é importante para a saúde dos olhos e pode ajudar a proteger contra a progressão da catarata. Um estudo em mais de 300 mulheres descobriu que aquelas com maior ingestão tinham um risco 33% menor de progressão da catarata, em comparação com aquelas com menor ingestão.

Os pimentões amarelos contêm a maior concentração de todos os pimentões doces, com 183 mg por 100 gramas. Meia xícara de pimentão amarelo doce fornece 152% do DV recomendado”, complementou Camila.

8. Tomilho

Grama por grama, o tomilho fresco tem três vezes mais vitamina C do que as laranjas e uma das maiores concentrações de vitamina C de todas as ervas culinárias.

Uma onça (28 gramas) de tomilho fresco fornece 45 mg de vitamina C, que é 50% do DV. Mesmo apenas polvilhar 1 a 2 colheres de sopa (3 a 6 gramas) de tomilho fresco durante a refeição adiciona 3,5 a 7 mg  à sua dieta, o que pode fortalecer sua imunidade e ajudar a combater infecções.

Embora o tomilho seja um remédio popular para dores de garganta e problemas respiratórios, também é rico, que ajuda a melhorar a saúde imunológica, produzir anticorpos, destruir vírus e bactérias e limpar células infectadas.

“O tomilho contém mopre vitamina C do que a maioria das ervas culinárias com 160 mg por 100 gramas. Uma onça de tomilho fresco fornece 50% do DV. Tomilho e outros alimentos ricos aumentam sua imunidade”, concluiu.

Foto Destaque: Getty Images

Farmacêutico
Licenciado em Farmácia pela Universidade Paulista – UNIP – 2018
Profissional com 14 anos de Experiência em Farmácia de Manipulação,
após formação atuante como Responsável Técnico, com Inscrição no Conselho Regional de Farmácia N.89527

This Post Has One Comment

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.