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quanto tempo de academia para ver resultado dicas

Quando falamos em cuidar da saúde, ter paciência, constância e disciplina é a chave para o sucesso. Por isso, antes de se perguntar quanto tempo de academia para ver resultado, é importante entender como o nosso corpo funciona durante os treinos.

Cada organismo reage de uma forma diferente aos exercícios, então os primeiros sinais de mudança aparecem em um ritmo distinto para cada pessoa.

Além disso, existem uma série de fatores que influenciam nesse processo, como nível de dedicação, alimentação, uso de suplementos e rotina. Quer entender mais sobre o assunto? Continue lendo o conteúdo a seguir!

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Quanto tempo de academia para ver resultado?

Sabemos que, para quem está começando uma nova rotina de exercícios, é difícil lidar com a ansiedade de querer enxergar grandes mudanças rapidamente. Porém, conforme citamos logo acima, esse processo muda de pessoa para pessoa.

Se considerarmos apenas o lado da saúde, alguém que vivia no completo sedentarismo, com uma dieta desequilibrada e sem uma rotina estruturada, perceberá resultados logo nos primeiros 15 dias — melhora na resistência física, disposição, redução do inchaço etc.

Por outro lado, quem busca resultados estéticos, precisa ter um pouquinho mais de paciência.

Isso porque, essas mudanças costumam aparecer a médio prazo, entre 3 a 6 meses de academia. É somente nesse período que ocorre um crescimento e definição dos músculos de forma significativa.

Quanto tempo demora para definir o corpo na academia?

Uma dúvida frequente de quem começa a treinar é se 1 mês de academia já dá resultado.

Como dissemos anteriormente, nesse espaço de tempo, as mudanças são notáveis na qualidade de vida; melhora do condicionamento físico, disposição, diminuição do inchaço etc.

Quanto à definição dos músculos, os resultados ficam mais aparentes a partir de 6 meses de exercícios constantes. É claro que, isso dependerá do estilo de vida de cada indivíduo.

Caso você se dedique somente às atividades físicas, e negligencie a alimentação, qualidade de sono, rotina e outros aspectos, dificilmente terá os resultados desejados.

Com quanto tempo de academia vejo resultado nas pernas?

Outra dúvida bem recorrente para os iniciantes do é quanto tempo de academia para ver resultado nas pernas. Existem exercícios voltados para o fortalecimento e definição dos músculos da perna:

  • agachamento livre;
  • afundo com halteres;
  • stiff com barra;
  • leg press 45;
  • levantamento terra;
  • pistol;
  • agachamento com salto;
  • afundo alternado com salto;
  • agachamento isoton;
  • agachamento isométrico.

Entretanto, o tempo de resposta dessa região aos treinos é o mesmo citado nos tópicos acima. Uma pessoa que pratica musculação ou faz atividades anaeróbicas consegue notar mudanças visuais após os primeiros 6 meses.

Mas, isso também depende das características físicas e genéticas de cada indivíduo. Quem possui mais facilidade em construir massa muscular, notará mudanças significativas mais rápido.

Por outro lado, quem possui um biotipo mais esguio, sentirá mais dificuldades em ganhar massa e, consequentemente, esse processo levará mais tempo.

Com quanto tempo de academia vejo resultado na barriga?

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Ao contrário do que se acredita, não é possível perder gordura de forma localizada. O processo de queima de gordura acontece em todo o corpo, independentemente do tipo de atividade praticada.

Então, se você deseja reduzir a circunferência abdominal, ou construir a famosa “barriga trincada”, saiba que é necessário diminuir o percentual de gordura corporal.

As porcentagens indicadas para a manutenção da saúde ficam em torno de 20% para as mulheres e 18% para os homens. Mas, para alcançar objetivos estéticos, esses números ficam em torno de 18% para as mulheres e 15% para os homens.

Quanto tempo de academia para ver resultado: 11 dicas para acelerar o processo!

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Desenvolver massa muscular e definir o corpo requer paciência, disciplina e consistência. Para obter sucesso, é importante seguir as recomendações do seu treinador, além de manter uma dieta adequada a seu objetivo.

Mas, para potencializar os ganhos, existem algumas estratégias que podem ser aplicadas à sua rotina. São pequenas mudanças e hábitos que farão toda a diferença no resultado final. Confira as dicas a seguir.

1. Respeite o período de descanso

Assim como é crucial manter a rotina de treinos, é igualmente indispensável respeitar o tempo de descanso. Você precisa fazer pausas periódicas para que os músculos cresçam e se recomponham devidamente.

Normalmente, o período de descanso recomendado é de 24h a 48h após o último treino. Então, evite fazer exercícios todos os dias e reserve, pelo menos, 1 dia para repousar.

2. Alterne os treinos de musculação

Até o momento, você entendeu que não adianta ficar se perguntando quanto tempo de academia para ver resultado. Afinal, mudanças maiores aparecem após os 6 meses e, ainda assim, isso varia para cada pessoa.

Contudo, um fator que pode prejudicar qualquer evolução é repetir exercícios em excesso. Focar em apenas um tipo de treino, por mais desafiador que ele seja, deixará de apresentar resultados depois de um período.

Isso porque, o organismo se acostuma com o estímulo depois de certo tempo, atingindo o temido “efeito platô”. Por isso, procure mudar seu treino periodicamente — em média, a cada 2 meses. Para não errar na estratégia, converse com seu treinador.

3. Lembre-se de aquecer antes de treinar

Um ponto que muitos costumam negligenciar na academia é o aquecimento. É importante preparar os músculos antes de manusear cargas pesadas.

Assim, você evita possíveis lesões, que te obrigarão a dar uma pausa maior nos treinos, prejudicando seus resultados.

Outra dica é alongar assim que finalizar seu treino do dia. Com isso, você ajuda a relaxar as fibras musculares e as articulações, reduzindo as dores pós exercício.

4. Evite passar de 1 hora na academia

Ainda respondendo à pergunta “quanto tempo de academia para ver resultado?”, mais uma recomendação para acelerar seus resultados é limitar seu tempo de treino.

Ao contrário da crença popular, quanto mais longo for o treino, maior será a perda muscular. Então, em vez de ganhar massa magra, seu organismo passará a consumir suas reservas musculares, a fim de compensar a perda de energia.

Portanto, tente finalizar seu treino em até 1 hora por dia.

5. Tente executar os exercícios da melhor forma

Procure realizar cada exercício com o máximo de exatidão possível. A chave aqui é executar os movimentos com amplitude e de forma concentrada. Assim, você evita lesões articulares e estiramentos.

Caso tenha dúvidas sobre como fazer algum exercícios específicos, converse com seu instrutor de academia. Se sentir dificuldade na realização de algum movimento, reduza a carga. Quanto melhor for a execução, mais rápido virão os resultados.

6. Foque na progressão de carga nos treinos

Mais uma dica para potencializar seus resultados é manter os treinos desafiadores. O objetivo é não deixar a musculatura se acostumar com o exercício. Então, procure aumentar a dificuldade dos treinos a cada dia.

Sempre que sentir facilidade em realizar alguns exercícios, aumente um pouco a carga de peso. Vá testando a dificuldade do exercícios com o novo peso; se estiver muito difícil, reduza, ou se ainda estiver fácil, aumente ainda mais a carga.

Para evitar qualquer erro, converse com seu instrutor.

7. Procure não ultrapassar os seus limites

Não importa quanto tempo de academia para ver resultado levará, se a cada treino você sobrecarrega seu organismo. Apesar de ser importante manter os exercícios desafiadores, tome cuidado para não ultrapassar seus limites.

Treinos pesados demais podem gerar lesões nos músculos e articulações. Sendo assim, saiba reconhecer quando seu corpo está cansado e faça uma pausa. Também evite se exercitar enquanto estiver doente.

Dê tempo suficiente para seu organismo se recuperar; com isso, poderá voltar aos treinos com máxima energia.

8. Mantenha uma alimentação equilibrada

Você quer saber quanto tempo de academia para ver resultado e emagrecer? A chave é a alimentação. Nenhum exercício gera resultados sozinho; é importante manter uma dieta com quantidades adequadas de proteínas, carboidratos, e gorduras.

Nesse contexto, aposte em carnes magras, como peixes e frango, grãos integrais, gorduras boas, como azeite de oliva e pasta de amendoim. Ao mesmo tempo, evite o consumo exagerado de ultraprocessados e açúcares.

Uma alimentação ajustada aos seus objetivos é a peça fundamental para ter sucesso nessa jornada.

9. Beba as quantidades de água recomendada

Como nossos músculos são compostos, em sua maior parte, por água, ela é essencial na recuperação muscular. Além disso, a água é responsável por repor os sais minerais perdidos no suor durante os treinos.

Assim, tente beber, pelo menos, 2 litros de água todos os dias. O ideal é consumir 50ml para cada quilo de peso corporal. Então, uma pessoa que pesa 60 kg, precisa beber 3L de água diariamente.

10. Priorize uma boa noite de sono

Já destacamos a importância do descanso para a recuperação e crescimento muscular. Portanto, além dos dias de pausa entre os exercícios, tente manter uma boa rotina de sono; a recomendação é dormir entre 7 a 9 horas diariamente.

11. Mantenha a rotina após atingir seu objetivo

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Seguindo todas as dicas acima, você conseguirá chegar um pouco mais rápido em seus objetivos. Quando isso acontecer, não pare de se exercitar e nem de manter os hábitos desenvolvidos durante a jornada.

Caso contrário, haverá perda da definição conquistada. Em geral, pode-se observar uma perda de massa muscular com apenas 15 dias sem treino.

Qual atividade física define o corpo mais rápido?

Quando um corpo está definido, significa que ele possui a musculatura, minimamente, desenvolvida e uma porcentagem de gordura corporal baixa.

Nesse sentido, não existe um exercício específico para definir o corpo rapidamente, pois esse processo envolve duas atividades antagônicas: o ganho de massa muscular e a queima de gordura.

Por isso, caso você esteja com altas taxas de gordura corporal, o mais indicado é focar no emagrecimento — manter uma alimentação equilibrada, em déficit calórico (comer menos do que se gasta) — e só depois começar a hipertrofia.

Na prática, o elemento principal da perda de gordura é sempre a dieta, independente do tipo de exercício praticado. Já para o ganho de massa magra, o foco é mais indicado apostar na musculação.

Contudo, o maior desafio nessa jornada é encontrar um ponto que satisfaça seus desejos, sem prejudicar a saúde.

Percentuais de gordura baixos demais, bem como uma musculatura excessivamente desenvolvida trazem prejuízos para qualidade de vida como um todo. Então, procure orientação de profissionais para não errar no seu processo.

Quanto tempo de academia para ver resultado: Atividades recomendadas!

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Você aprendeu até aqui, que não existe um exercício específico para definir o corpo e queimar gordura.

Porém, isso não significa que não existem recomendações de exercícios mais eficientes para te ajudar a chegar nos seus objetivos mais rápido. Veja as dicas de treino que separamos para você abaixo.

Agachamento

O clássico agachamento é um excelente exercício para fortalecer a musculatura das pernas, glúteo e abdômen.

Para realizá-lo, mantenha os pés alinhados com o quadril, estenda os braços de forma reta e agache, jogando os quadris para trás. O objetivo é formar um ângulo de 90º, sem deixar os joelhos ultrapassarem a linha dos pés.

Afundo

Outro exercício bastante eficaz para definir o corpo. Mantenha os pés alinhados com os ombros, dê um passo à frente até que sua perna forme um ângulo de 90º.

A coxa deve se manter paralela ao chão e a coluna sempre reta. Retorne à posição inicial e repita o movimento com a outra perna.

Flexão de braço

Flexões de braço ajudam a definir a região superior do corpo, com tórax, abdômen, braços e ombros. Apoie as mãos no chão, de forma que elas estejam alinhadas aos ombros.

No caso dos pés, apoie-os nas pontas, caso tenha um condicionamento físico mais avançado. Caso contrário, apoie-se nos joelhos.

Feito isso, desça os braços, dobrando os cotovelos sem pressa, até se aproximar do peitoral. Retorne à posição inicial devagar e repita o movimento.

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Conclusão

Depois de tantas informações valiosas, você, com certeza, já sabe quanto tempo de academia para ver resultado, não é? Definir o corpo é um processo demorado, que exige disciplina, paciência e constância.

Por isso, concentre-se em aproveitar a jornada e curtir as pequenas mudanças no seu bem-estar. Assim, evita se frustrar caso os resultados demorem mais a aparecer.

Farmacêutico
Licenciado em Farmácia pela Universidade Paulista – UNIP – 2018
Profissional com 14 anos de Experiência em Farmácia de Manipulação,
após formação atuante como Responsável Técnico, com Inscrição no Conselho Regional de Farmácia N.89527

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