Skip to content

O nosso corpo é composto basicamente de massa magra, massa gorda e água. Mas, ao contrário do que muita gente pensa, tanto a massa magra quanto a gorda desempenham funções específicas no organismo e, para ser considerado saudável, é preciso que haja a presença das duas em nossa composição corporal, de maneira proporcional.

Mas você sabe quais as funções da massa magra e gorda no seu corpo ou como manter uma proporção equilibrada? Não? Então não se preocupe! No artigo de hoje vamos explicar o que é cada uma, quais as suas funções e seus benefícios e ainda como manter o equilíbrio entre as duas. Vamos lá?

“Sua massa corporal é composta de dois componentes: gordura corporal e massa corporal magra. As pessoas costumam usar os termos “massa corporal magra” e “massa muscular” de forma intercambiável, mas não são a mesma coisa. A massa corporal magra inclui massa muscular, bem como ossos e fluidos corporais”, afirma Fernando Alves, nutrólogo.

A massa muscular é o tamanho dos seus músculos. Inclui:

  • músculo esquelético
  • liso
  • músculo cardíaco

No entanto, quando as pessoas falam sobre massa muscular, geralmente estão se referindo ao músculo esquelético. Este tipo de músculo é importante para a mobilidade, equilíbrio e força. É um sinal de função física, e é por isso que sempre nos dizem para construir músculos.

Se você tem baixa massa muscular, isso significa que você tem músculos abaixo da média para sua idade e sexo. Se você tem alta massa muscular, sua massa muscular é maior que a média. Dependendo da sua composição corporal, você pode ter baixa ou alta massa muscular com baixa ou alta gordura corporal.

Massa magra

A massa magra, de maneira geral, é tudo aquilo que não é gordura em nosso corpo. Aqui, estão inclusos os músculos, órgãos e ossos, tendões e ligamentos.

No entanto, é comum a confusão entre massa magra e massa muscular. Enquanto a primeira diz respeito a todas as estruturas corporais, a segunda representa apenas os músculos que são responsáveis pela sustentação e que, em grandes volumes, garantem a aparência atlética ao corpo.

A massa magra tem como principal papel proporcionar o funcionamento correto do corpo, mantendo o equilíbrio. Uma dessas funções é manter o metabolismo acelerado. Ou seja, quanto maior o percentual de massa magra no corpo, mais rápida será a queima de calorias, o que é ótimo para quem deseja perder uns quilos que estão sobrando.

É possível adquirir massa magra aumentando a massa muscular. Isso pode ser realizado por meio de exercícios que visam a hipertrofia — crescimento das células musculares —, como o treino funcional ou musculação.

Além disso, a alimentação tem papel fundamental nesse crescimento. Com a ajuda de um nutricionista ou nutrológo, quem deseja aumentar o volume dos músculos pode melhorar a alimentação inserindo mais proteína, carboidratos de boa qualidade e, quando necessário, fazendo o uso de suplementação.

Massa gorda

A massa gorda é toda gordura presente no corpo humano. Apesar de incomodar muita gente, principalmente quando está em excesso, a massa gorda tem uma função fundamental no organismo que nem todo mundo sabe: envolver os órgãos por meio de uma camada de proteção.

Entretanto, quando essa gordura está em grande quantidade, causa o incômodo estético e problemas sérios de saúde. Alguns deles são:

  • metabolismo lento;
  • excesso de gordura localizada;
  • colesterol (LDL) alto;
  • diabetes;
  • problemas no coração;
  • hipertensão;
  • problemas de circulação sanguínea;
  • doenças ósseas e articulares;
  • cansaço em excesso.

Para evitar que a gordura se acumule é muito importante a prática de atividades físicas, sobretudo as aeróbicas, como caminhada, corrida, dança ou até mesmo subir escadas. No entanto, para manter o equilíbrio entre as massas magra e gorda o ideal é mesclar atividade aeróbica com musculação.

Além disso, assim como na massa magra, é importante procurar orientação profissional para pensar uma dieta equilibrada, de acordo com o perfil de cada pessoa. O consumo de água também é importante para manter a saúde e reduzir a gordura corporal.

Agora que você já sabe a função da massa magra e gorda, lembre-se de nunca iniciar dietas ou exercícios físicos sem acompanhamento de um nutricionista e um educador físico. Só eles poderão prescrever os procedimentos corretos para atingir o seu objetivo.

Foto Destaque: Getty Images

This Post Has 3 Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *