Skip to content
A creatina é um suplemento natural usado para aumentar o desempenho atlético. Não é apenas seguro, mas também um dos suplementos mais populares e eficazes do mundo

A creatina é um suplemento natural usado para aumentar o desempenho atlético. Não é apenas seguro, mas também um dos suplementos mais populares e eficazes do mundo para construir músculos e força. Aqui estão 5 benefícios baseados na ciência da creatina.

Creatina: veja cinco benefícios do consumo diário

1. Ajuda as células musculares a produzir mais energia

Os suplementos de creatina aumentam as reservas de fosfocreatina dos seus músculos. A fosfocreatina auxilia na formação de trifosfato de adenosina (ATP), a molécula-chave que suas células usam para energia e todas as funções básicas da vida.

Durante o exercício, o ATP é quebrado para produzir energia. A taxa de ressíntese de ATP limita sua capacidade de realizar continuamente na intensidade máxima, pois você usa o ATP mais rápido do que o reproduz.

Os suplementos de creatina aumentam seus estoques de fosfocreatina, permitindo que você produza mais energia ATP para alimentar seus músculos durante exercícios de alta intensidade. Este é o principal mecanismo por trás dos efeitos de melhoria de desempenho da creatina.

“A suplementação com creatina fornece energia ATP adicional, o que melhora o desempenho do exercício de alta intensidade”, comentou a nutricionista Camila Rodrigues.

A creatina é um suplemento popular e eficaz para adicionar massa muscular. Pode alterar inúmeras vias celulares que levam ao crescimento de novos músculos. Por exemplo, aumenta a formação de proteínas que criam novas fibras musculares.

Também pode aumentar os níveis de fator de crescimento semelhante à insulina 1 (IGF-1), um hormônio que promove aumentos na massa muscular. Além disso, os suplementos de creatina podem aumentar o teor de água dos músculos. Isso é conhecido como volumização celular e pode aumentar rapidamente o tamanho do músculo.

Além disso, algumas pesquisas indicam que a creatina diminui os níveis de miostatina, uma molécula responsável por retardar o crescimento muscular. Reduzir a miostatina pode ajudá-lo a construir músculos mais rapidamente.

“A creatina pode estimular vários processos biológicos importantes que levam ao aumento do crescimento e tamanho muscular”, complementou Camila.

3. Melhora o desempenho do exercício de alta intensidade

O papel direto da creatina na produção de ATP significa que ela pode melhorar drasticamente o desempenho do exercício de alta intensidade. A creatina melhora vários fatores, incluindo.

  • força
  • poder balístico
  • capacidade de corrida
  • resistência muscular
  • resistência à fadiga
  • massa muscular
  • recuperação
  • desempenho cerebral

Ao contrário dos suplementos que afetam apenas atletas avançados, a creatina beneficia você independentemente do seu nível de condicionamento físico. Uma revisão descobriu que melhora o desempenho do exercício de alta intensidade em até 15%.

“A creatina é o suplemento mais eficaz do mundo para esportes de alta intensidade. Oferece benefícios independentemente do seu nível de condicionamento físico atual”, disse a nutri.

4. Acelera o crescimento muscular

A creatina é o suplemento mais eficaz do mundo para adicionar massa muscular. Tomá-lo por apenas 5 a 7 dias mostrou aumentar significativamente o peso corporal magro e o tamanho do músculo. Este aumento inicial é causado por aumentos no teor de água de seus músculos.

A longo prazo, também ajuda no crescimento da fibra muscular, sinalizando as principais vias biológicas e aumentando o desempenho da academia.

Em um estudo de um regime de treinamento de 6 semanas, os participantes que usaram creatina adicionaram 4,4 libras (2 kg) a mais de massa muscular, em média, do que o grupo controle.

Da mesma forma, uma revisão abrangente demonstrou um claro aumento na massa muscular entre aqueles que tomam creatina, em comparação com aqueles que realizam o mesmo regime de treinamento sem creatina.

Esta revisão também comparou os suplementos esportivos mais populares do mundo e concluiu que a creatina é a melhor disponível. Suas vantagens incluem ser mais barato e muito mais seguro do que a maioria dos outros suplementos esportivos.

“A creatina pode aumentar o crescimento da massa muscular a curto e longo prazo. É o suplemento de construção muscular mais eficaz disponível”, dissertou Camila.

5. Pode ajudar na doença de Parkinson

A doença de Parkinson é caracterizada por níveis reduzidos de dopamina, um neurotransmissor chave em seu cérebro. A grande redução nos níveis de dopamina causa morte de células cerebrais e vários sintomas graves, incluindo tremores, perda de função muscular e deficiências na fala.

A creatina tem sido associada a efeitos benéficos em camundongos com Parkinson, prevenindo 90% da queda típica nos níveis de dopamina. No entanto, não há evidências de que tenha o mesmo efeito em humanos.

Em uma tentativa de tratar a perda de função e força muscular, aqueles com Parkinson geralmente treinam com pesos. Em um estudo em indivíduos com esta doença, a combinação de creatina com treinamento com pesos melhorou a força e a função diária em maior extensão do que o treinamento sozinho..

No entanto, uma análise recente de cinco estudos controlados em pessoas com Parkinson observou que tomar 4 a 10 gramas de creatina por dia não melhorou significativamente sua capacidade de realizar atividades diárias.

“Ela pode reduzir alguns sintomas da doença de Parkinson, melhorando a força e a função muscular. No entanto, alguns estudos não observam efeitos”,  finalizou Camila.

Foto Destaque: Getty Images

This Post Has 4 Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *